domingo, 31 de maio de 2009

Quinta eleição para prefeito e vice-prefeito realizada em 15/11/1976


ELEIÇÕES REALIZADAS EM SIDERÓPOLIS PARA O PODER EXECUTIVO

VOTO POPULAR


Total de votantes: 5.262 eleitores
Votos em branco: 60 votos
Votos nulos: 49 votos

Pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA):
ARENA - I:
Zelindo Trento: 1.886 votos
Vice: João Sônego
ARENA – II:
Raulino Cesa: 1.025 votos
Vice: Victor Savi

Pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB):
MDB – I:
Manoel Minervina Garcia: 1.446 votos
Vice: Oli Manoel Rodrigues
MDB – II:
Pedro Varmling: 796 votos
Vice: Aldo Silveira


Candidatos Eleitos:

Para prefeito: Zelindo Trento (ARENA I)
Vice: João Sônego



Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC.

Junho/2009

Observação: Os resultados das eleições, realizadas em Siderópolis para o executivo, após o ano de 1976 estão disponibilizadas no site do TRE-SC.

Definidas semifinais do municipal de Siderópolis


Estão definidos os dois jogos das semifinais do campeonato de futebol amador de Siderópolis, 5ª Taça Tubozan. A última rodada foi disputada neste final de semana e definiu a ordem de classificação das equipes. O Estrela confirmou a liderança e chegou aos 22 pontos, seguido da Cooperca e da Carbonífera Belluno que também venceram e chegaram a 20 e 19 pontos, respectivamente. O Trilho completa a lista de classificados em quarto com 15 pontos.

Os jogos
No sábado (30) a Cooperca abriu a rodada goleando o Ájax por 7 a 1 com Guto e Deividson marcando duas vezes. Tijolo, Douglas e Marcos fecharam o placar. No domingo (31) pela manhã a Carbonífera Belluno atropelou o Siderópolis com um 11 a 0. O destaque da partida foi o atacante Rodrigo Hoffmann que marcou sete vezes. Rodrigo Mattia, Everton Fábio e Fá completaram. À tarde o jogo mais disputado do final de semana. No campo do Itaúna o Estrela venceu o Trilho por 2 a 0 com gols de Lalo e Renato. Já o São Martinho não precisou entrar em campo devido a desclassificação do Grêmio Siderópolis.
Durante o jogo entre Estrela e Trilho dois fatos inusitados. No início do jogo um cachorro entrou em campo e atraiu a atenção de todos. Na seqüência, o zagueiro do Estrela foi tirar uma bola da grande área de defesa e acabou acertando um chute forte contra o próprio goleiro, Rafael Carminatti. Sentindo muita dor, ele teve que ser substituído e foi encaminhado ao pronto socorro. Numa avaliação maior nada foi constatado além do susto.

Semifinais
As semifinais estão marcadas para o próximo final de semana. No sábado (6) jogam Cooperca e Carbonífera Belluno, e no domingo Estrela contra o Trilho. Os locais ainda serão definidos durante a semana em reunião da Fundação Municipal de Esportes com os dirigentes dos clubes classificados.




Classificação Final 1ª Fase
1 - Estrela – 22 pontos
2- Cooperca - 20 pontos
3 - Carbonífera Belluno – 19 pontos
4 – Trilho – 15 pontos
5 - Siderópolis – 9 pontos
São Martinho
7 - Ájax – 6 pontos
8 - Rio Fiorita – 3 pontos
9 - Grêmio Siderópolis – 0 ponto (eliminado)

Fotos: Estrela (vermelho) e Trilho (branco)

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Guinga busca recursos em Brasília

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, embarca neste domingo (31) para Brasília. Até o meio da semana o prefeito faz peregrinação por Ministérios e Secretarias do Governo Federal em busca de recursos para o município.
Os projetos que ele tenta viabilizar na capital federal vão desde a área do turismo e aquisição de máquinas, até a construção de um parque de eventos e a reforma da antiga sede da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), no Bairro Rio Fiorita, para a implantação do Centro de Convenções no município. “Apesar da crise o dinheiro continua em Brasília. De tempo em tempo temos que estar ratificando nossos pedidos no Governo Federal. A expectativa é muito boa quanto a essa viagem”, comenta o prefeito.
Guinga também tem agendado visitas aos gabinetes de deputados e senadores catarinenses para viabilizar emendas parlamentares para Siderópolis. Acompanha o prefeito em Brasília o responsável na prefeitura pelo Departamento de Captação de Recursos, Cristiano Cancelier.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Homenagem à uma mulher de muito valor para os Sideropolitanos


D. Zelpfira S. Savaris,membro do Lions Clube de Siderópolis, recebeu das maõs da CaL Zélia Bonassa, Presidente ,o Certificado, e das maõs da CaL Ondina,o Pin, por suas qualidades de "Heroína De Todos Os Dias"pelos serviços prestados ao Lions e a Comunidade de Siderópolis.

sábado, 30 de maio de 2009

Descobrindo talentos musicais em Siderópolis


O professor Gelsinho como é chamado pelos alunos e amigos,vem desenvolvendo um belo trabalho na parte musical em Siderópolis onde talentos foram descobertos,como é o caso por exemplo de menina Yasmin Ronsoni e o garoto Eduardo

Souza.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Siderópolis/Unesc vence a primeira no estadual


Na partida mais disputada até aqui no campeonato catarinense, o time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc conseguiu na noite desta sexta-feira (29) a primeira vitória na Divisão Especial. Jogando no Ginásio José Antônio Carrilho, na Unesc, a equipe comandada por Serginho Lopes venceu Xaxim por 2 a 1.
Logo aos quatro minutos do primeiro tempo Vinícius abriu o placar para Siderópolis. Na seqüência o time da casa perdeu várias oportunidades de aumentar o marcador, mas o jogo foi para o intervalo com 1 a 0. Na segunda etapa o time do oeste catarinense esboçou uma reação, mas Siderópolis foi se encontrando novamente na partida e teve ao menos duas oportunidades claras de aumentar o placar com Belo e Lucas.
Faltando quatro minutos para o fim do jogo Xaxim colocou o goleiro linha para voltar a pressionar. No lance seguinte Belo e Osvaldo foram expulsos depois de se desentenderem no meio da quadra. Aos 17 minutos do segundo tempo Diegão empatou a partida.
Depois de sofrer o gol de empate o técnico Serginho Lopes colocou também o goleiro linha. Dessa maneira, um minuto depois voltou a ficar a frente do placar quando Sapo acertou um belo chute, Siderópolis 2 a 1. No fim, Gustavo, de Xaxim, ainda levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso.
Com cinco pontos na tabela em três jogos, e com uma partida a menos, na próxima quarta-feira (3), Siderópolis vai ao oeste encarar Concórdia no jogo atrasado da 3ª rodada. Na seqüência, na sexta (5), encara Hervalzinho também fora de casa. Para a partida diante de Concórdia o técnico Serginho Lopes terá problemas para escalar a equipe. Com Artur machucado, Belo expulso, e Marquinhos que não pode viajar porque trabalha, o treinador terá apenas nove jogadores à disposição na delegação.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Última rodada no municipal de Siderópolis

O final de semana em Siderópolis definirá a ordem de classificação dos quatro times que farão as semifinais do campeonato de futebol amador, 5ª Taça Tubozan. Estrela, Cooperca, Carbonífera Belluno e Trilho já conquistaram as vagas antecipadamente, mas dependem dos resultados da 9ª rodada para saberem os confrontos da próxima fase.

No sábado (30), a Cooperca enfrentando o Ajax, às 15h no campo do Itaúna na abertura da rodada. No domingo (31) pela manhã, às 10h, a Carbonífera Belluno duela contra o Siderópolis, e às 15h, o Estrela encara o Trilho, ambos no campo do Itaúna. Também no domingo a tarde o São Martinho jogaria contra o Grêmio Siderópolis, mas não precisará entrar em campo devido a eliminação do Grêmio.

As semifinais do municipal de Siderópolis acontecem no próximo final de semana com um jogo no sábado e outro no domingo. A grande final está marcada para o dia 14 de junho.

Classificação

1 - Estrela – 19 pontos

2- Cooperca - 17 pontos

3 - Carbonífera Belluno – 16 pontos

4 – Trilho – 15 pontos

5 - Siderópolis – 9 pontos

6 - Ájax – 6 pontos

São Martinho

8- Rio Fiorita – 3 pontos

9 - Grêmio Siderópolis – 0 ponto (eliminado)

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Computadores esperam por profissionais habilitados


Já faz sete meses desde a instalação dos onze computadores no centro social urbano e a pressa que se teve para a instalação não é a mesma para o começo dos cursos que já deveriam ter começado pois muitos Sideropolitanos querem entrar no mundo digital ,pois sabemos que em breve teremos uma Siderópolis digital promessa esta feita em campanha por nada mais do que justo preparar as pessoas com a inclusão digital,para isso acontecer os curso tem que ser ministrados imediatamente ,como já citamos não se justifica deixar onze computadores parados em quanto muitos tem a sede do aprendizado.
Estamos tocando neste assunto pois é de nosso interesse que muitos Siderópolitanos tenham acesso ao mundo digital e só assim poderá acessar o sidera.com.br e saber o que acontece em Siderópolis através do site e da radiosideraonline .
Que os responsáveis se sensibilizem e comecem logo este curso.
As imagens são ilustração somente para chamar a atenção

Mais uma conquista da mulher Sideropolitana


Janete Trento foi nomeada gerente da a gência de Siderópolis pelo presidente da Casan,Valmor de Luca.
Mais uma Sideropolitana conquistando seu espaço,parabéns do sidera.com.br e de seus amigos.

Conselho Tutelar de Siderópolis recebe doação de computador


O Conselho Tutelar de Siderópolis recebeu na manhã desta sexta-feira (29) a doação de um computador para ajudar nos trabalhos. Depois de contato dos conselheiros, a empresa de informática Sysdata, de Urussanga, entregou o eletrônico praticamente novo. “A gente tem algumas dificuldades de material então essas doações são fundamentais para o nosso trabalho”, comenta o conselheiro Edson Bernardo.
Os conselheiros pretendem encaminhar pedido semelhante ao Banco do Brasil. Atualmente o Conselho Tutelar de Siderópolis atende no terminal rodoviário, de segunda a sexta-feira durante todo o dia, e com plantão nos finais de semana. Entre os atendimentos registra-se o elevado grau de maus tratos e negligência por parte dos pais em relação aos filhos.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Alunos do projeto Oficina de Talentos


Os alunos do projeto Oficina de Talentos receberam essa semana as novas camisetas para a continuação dos trabalhos deste ano. O projeto sócio educativo mantido pela Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), tem por objetivo ocupar o tempo ocioso de adolescentes de 15 a 18 anos com o desenvolvimento de atividades diárias de artesanato e musicalização.

Atualmente o projeto atende mais de 60 alunos e é mantido também graças aos parceiros, que auxiliam e disponibilizam subsídios mensais para as famílias dos alunos. São eles: Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda, Ino Inocêncio Ltda, Sidertex – Ind. e Com. de Confecções, Metalúrgica Olivo, Tubozan – Tubos de PVC, Resicolor Tintas e Vernizes, Cooperca Supermercado, Dra. Leila Fabre Pazetto, Sindicato dos Mineiros, NEZBA Ind. e Serv. de Torno. e Freza Ltda, Pizzaria Bom Gosto, Megaméria Fomento Mercantil e Farmácia Nossa Senhora Aparecida.

O projeto é acompanhado por uma coordenadora responsável pelos trabalhos pedagógicos e que também faz o acompanhamento da freqüência e rendimentos dos alunos nas escolas. A equipe é formada também por professoras, merendeiras, além da parceria com o técnico agrônomo da Secretaria de Agricultura que repassa instruções aos alunos, e da Assistente Social que é responsável pelos cadastros.

A entrega das camisetas contou com a presença da presidente da Afabess, Aretusa Warmling, e da vice-presidente, Cátia Donadel.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reunião do diretório PMDB e aniversario de Helio Cesa


Dia 27 de maio de 2009 foi realizada na comunidade de Santa Luzia a primeira reunião do partido onde na oportunidade foi comemorado o aniversario de Helio Cesa (Alemão).
Estiveram presente membros do diretório do PMDB e convidados.
Na oportunidade fizeram uso da palavra :Antonio Perico,Helio Cesa,Valdir Ambonico,Jucelia Longo Scaini,Renato Pagani,Romildo Soares,Joenio Marques onde todos agradeceram a presença e o trabalho feito nas eleições passada.
Todos admitiram que foi feito um bom trabalho nas eleições embora o partido não tenha saído vitorioso com certeza saiu fortalecido para que nas próximas eleições o resultado seja outro .

Yasmin Mariá Búrigo Ronsoni


Yasmin Mariá Búrigo Ronsoni, 18 anos, Filha de Estela Maris Búrigo Ronsoni e Adilson José Ronsoni, desde pequena via seu pai tocando saxofone e até fingia acompanhá-lo com um saxofone de brinquedo que havia, sua família sempre foi ligada a música. Seu primeiro instrumento foi o teclado, quando tinha seis anos, desde então criou curiosidade de aprender novos instrumentos, e optou pelo violão. Aos sete anos ganhou seu primeiro violão e começou a fazer aulas com o professor Gelsinho que incentivou a cantora seguir em frente, pois potencial e carisma não faltavam. Com o tempo Yasmin Mariá foi perdendo a timidez e seus pais sempre incentivando investiram em equipamentos melhores, assim a cantora foi crescendo em sua carreira. Passou por algumas bandas como: Dunada, Amarera, Identidade Zero, e participou do show de Jorge Nando. Depois de um tempo formou sua própria banda para tocar em eventos. No momento Yasmin Mariá toca em bares, pizzarias, chopperias, de nossa região. Recentemente participou das audições do programa Ídolos da Rede Record, que aconteceu em Curitiba, passou em duas, das três etapas, ficando entre os 150 das 3.500 pessoas que participaram. Seu projeto é continuar crescendo na música e investindo cada vez mais. A cantora diz: Música sempre foi tudo pra mim e pretendo fazer o que precisar para que ela continue sendo tudo mesmo, já até tenho algumas letras de música escritas, mas ainda não me sinto muito segura pra publicá-las, acho que ainda me falta um pouco de tudo nessa parte. Não me vejo de outra forma a não ser tocando meu violão e cantando por aí!

Siderópolis/Unesc é quarto em competição nacional

O representante de Santa Catarina na modalidade de futsal masculino nos Jogos Abertos Brasileiros (Jab`s) ficou em quarto lugar na competição nacional que foi disputada em Maringá, no estado do Paraná. Na manhã desta quarta-feira (27) o time de Siderópolis/Unesc acabou perdendo a disputa pelo terceiro lugar para Marechal Rondon.
Em jogo acirrado, Siderópolis empatou no tempo normal em 4 a 4 com gols de Dener, Belo, Sapo e Lucas. Na prorrogação nova igualdade com Belo marcando o segundo gol na partida. Mas infelizmente nos pênaltis o time do sul de Santa Catarina não teve tanta sorte e acabou derrotada por 5 a 3. O elenco e comissão técnica retornam esta tarde do Paraná. Na sexta-feira (29) o técnico Serginho Lopes comanda o time contra Xaxim, pelo Campeonato Catarinense da Divisão Especial, às 20h30min, no Ginásio da Unesc.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Xadrez de Siderópolis treina para Regional do Jesc


Alunos da escola municipal Jorge Bif, em Siderópolis, começam essa semana os treinamentos para a disputa da etapa regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) de xadrez, que serão realizados em julho. Na semana passada os estudantes trouxeram medalhas para o município quando a equipe masculina ficou com o primeiro lugar na etapa Micro Regional, e o feminino foi terceiro colocado.
A competição por equipes foi decidida apenas na última rodada, mostrando a qualidade dos adversários. Os alunos são acompanhados pela professora Maria do Carmo Vieira.

Masculino Feminino
David Faria Daniele Milanez
Guilherme Ferreira Ana Carolina Monteiro
Luiz Pedro Gonçalves Karolini Pavan
Fernando Pavan Luana Darela

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

terça-feira, 26 de maio de 2009

Prefeitura de Siderópolis prepara protocolo informatizado


Funcionários da Prefeitura de Siderópolis tiveram essa semana o primeiro contato com o novo sistema que será instalado na administração. Depois de implantar o ponto biométrico, o Executivo inova ao colocar em prática nos próximos dias o protocolo informatizado.
O objetivo é integrar todos os setores da prefeitura, proporcionando agilidade e eficácia no atendimento da população. "A modernização nos procedimentos se faz necessária tendo em vista a responsabilidade administrativa e legal no trato da documentação pública. Esse é mais um passo para darmos uma cara nova a administração municipal. O cidadão é quem ganha com isso", destaca o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.
Funcionários da recepção foram treinados e capacitados para efetuar o primeiro atendimento. Os demais servidores começam essa semana a receber instruções práticas sobre o uso do programa.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Arnaldo dos Santos:Um Vereador negro em Siderópolis


A marcha endoidecida do progresso chegou ao distrito de Nova Beluno, Município de Urussanga, no final de 1941 com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Como num passo de mágica, em 31 de dezembro de 1943, o interventor do Estado de Santa Catarina, Nereu Ramos, alterou o nome do distrito de Nova Beluno para Siderópolis, em homenagem a mineradora estatal.
É o município de Siderópolis – SC, despertado politicamente e aniquilado no seu ambiente natural pelo carvão, que começou a existir por meio da lei n°. 380, assinada pelo Governador do Estado, Heriberto Hülse, em 19 de dezembro de 1958.
Com a instalação de dois complexos mineradores na cidade um novo eldorado do carvão surgia, necessitando de muita mão de obra para suprir a demanda do carvão enriquecido por decretos pelo Presidente Getulio Vargas.
Houve, nesse momento, um número expressivo de negros contratados pelas carboníferas que operavam na cidade, vindos, a maioria, da região de Laguna – SC.
Pode-se afirmar com convicção que o racismo na cidade era contundente, pois existiam locais em que o negro não podia freqüentar. Essa constatação era explicita no Bairro Fiorita, onde estava instalada a CSN, em cujo local existiam dois clubes recreativos, um para os brancos e outro para os negros, mostrando com clareza a estúpida segregação étnica, assistida passivamente por toda uma sociedade majoritariamente branca.
Nesse contexto, na primeira eleição para o legislativo sideropolitano, realizada em 30/08/1959, surge um simples trabalhador da CSN, um guarda noturno e negro, o senhor Arnaldo dos Santos, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Arnaldo foi eleito vereador com 256 votos, sendo o terceiro candidato mais votado nesse pleito, e o único candidato negro vitorioso até hoje em um pleito eleitoral, tendo como lema de campanha: "Trabalhadores! Os longos anos de vigilância constante pela tua segurança e tranqüilidade representam a garantia de que este Candidato merece o teu voto para defender teus interesses na Câmara Municipal".
Mesmo sendo o único vereador eleito pelo partido na primeira legislatura, Arnaldo teve a satisfação de conseguir eleger, através da Aliança Social Trabalhista firmada com o Partido Social Democrático (PSD), o primeiro prefeito da cidade, o seu companheiro de partido, Manoel Minervina Garcia.
O ilustre personagem participou também da terceira eleição para o legislativo sideropolitano em 15/11/1968, no período ditatorial, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), conseguindo a terceira maior votação dentro do partido, sem, no entanto, conseguir se eleger.
Natural de Imarui – SC, nascido em 21 de setembro de 1919, é uma pessoa de caráter firme, um político partidário fiel, fundador do MDB de Siderópolis e trabalhou na CSN de 1º de outubro de 1945 até 04 de janeiro de 1971.
Com certeza todos os sideropolitanos aplaudem o probo edil da primeira legislatura - o trabalhador vigia que foi na CSN - o pai de família exemplar, e todos antecipadamente comemoram os noventa anos de vida do vereador Arnaldo dos Santos.
Parabéns a você... Felicitamos pelos "longos anos de vigilância".

Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC
nilsodassi@bol.com.br
Maio/2009

Siderópolis empata e está nas semifinais


O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc empatou nesta segunda-feira (25) com Juiz de Fora (MG), em 3 a 3, no segundo jogo da primeira fase dos Jogos Abertos Brasileiros (Jab`s), que estão sendo disputados em Maringá (PR). O resultado colocou o representante de Santa Catarina na semifinal da competição. Contra os mineiros marcaram Dudu, Rodrigo e o goleiro Dener.
A equipe de Serginho Lopes enfrenta nesta terça-feira (26), às 18h30min o time da casa, Maringá, valendo a vaga na final dos Jab`s. "Jogamos bem as duas partidas. Vamos lutar para estar na final. As equipes são tecnicamente iguais e temos chances de passar", comenta o treinador.
Fotos: Cláudia Sanz/Fesporte
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Câmara aprova três projetos de Lei



A Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovaram na sessão desta segunda-feira, (25/05) três projetos de lei. O primeiro reconhece como utilidade pública municipal Associação dos Amigos do Bairro Vila São João.
O segundo, de Autoria do Vereador Sergio Giongo, (PDT) nomeia o posto de Saúde do Rio Fiorita, de Dr. Helsio Constantino Rauee.
E o terceiro é o tombamento da Igreja Santa Bárbara, no Bairro Rio Fiorita, que agora é considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Siderópolis. O vereador Valdemir Carminatti, (PP) diz não “achar palavras para classificar a importância do tombamento”, afirma

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sargento da Policia Militar esclarece dúvidas dos vereadores


O 3º Sargento da Polícia Militar, Anísio de Souza Fraga, fez uso da tribuna da Câmara, atendendo um pedido feito dos vereadores de Siderópolis, para esclarecer dúvidas sobre a aplicação de multas de transito no município.
O Sargento destacou a atuação da policia no centro e em alguns bairros da cidade quanto aos abusos de transito aos condutores de motocicletas e menos de 18 anos dirigindo sem carteiras de habilitação. “Era comum pessoas empinando motos, coisa que agora, este tipo de prática já diminui bastante”, pondera Fraga.
Os vereadores questionaram quando a alta severidade de aplicação de multas de transito, citando casos de duas multas em menos de 20 minutos. O Sargento reclama da displicência de algumas pessoas ao andar sem cinto de segurança e falar ao celular na direção. “A percepção de ser cobrado parece que não existe”, comenta.
Os vereadores sugeriram que Polícia Militar parassem os carros dos infratores e fizesse uma advertência verbal, antes da aplicação da multa. Sargento Fraga, prometeu ponderar as colocações dos vereadores e disse que “a policia está de portas abertas para o dialogo”, concluiu.

Informações

Sargento Anísio Souza Fraga


Assessoria de Imprensa - Antonio Rozeng

Tombamento de igreja reforça fé em Rio Fiorita


Parte da vida de gerações de moradores da comunidade de Rio Fiorita, a Capela Santa Bárbara está prestes a ser reconhecida como patrimônio histórico de Siderópolis.
Objeto de fascínio de famílias inteiras, o lugar é palco de casamentos, batizados e manifestações de fé em mais de 50 anos de existência.
Histórias como a de Ana Maria Ferraro Rodrigues, 62 anos, estão intimamente ligadas à sede católica da localidade. Ali, ela fez catequese, subiu ao altar e batizou os filhos.
"Moro aqui desde os meus seis anos. Fiz a catequese na antiga capela que ficava em frente a atual e há 42 anos me casei nesta capela.
Temos muito apreço por este local, por isso queremos preservar as histórias que aqui existem.
E a gente sabe que em Santa Catarina só existem duas capelas em madeira, e uma delas é a nossa.
Por isso a importância em preservar", menciona Ana Maria, que atualmente é presidente da Associação de Moradores do bairro Rio Fiorita.
São inúmeros relatos de carinho pela capela que homenageia a padroeira dos mineiros - Santa Bárbara.
O templo foi feito, segundo dados da sede paroquial, em maio de 1957. Foi projetada e construída com auxílio de engenheiros e trabalhadores da antiga Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A comunidade também colaborou.
Foi o caso do marceneiro Américo Tramontin, 73 anos, morador de Rio Fiorita há pelo menos 30 anos. Segundo o aposentado, as paredes foram erguidas com ajuda dos moradores.
"Na sacristia trabalhei pelo menos oito meses.
A igreja foi erguida porque na década de 40 teve um impulso bom na mineração e a CSN resolveu fazer um local para os mineiros.
Até hoje a capela é visitada por trabalhadores da mina", lembra Tramontin.
A Capela Santa Bárbara festeja a padroeira em dezembro e realiza a segunda maior festa do município de Siderópolis, perdendo apenas para a Festa do Colono.
Conforme a presidente do Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP), Maria das Dores, dona Dodô, a comunidade solicitou o tombamento do espaço aos vereadores e ao deputado federal Acélio Casagrande.
"Como vimos o valor sentimental da capela para os moradores, resolvemos buscar ajuda para que esta paixão nunca acabe.
Temos medo que daqui a pouco, por problemas estruturais, a história se perca e de repente construam um local de concreto.
A população venera a capela, por isso, precisamos preservá-la", enfatiza.

Projeto será votado nesta segunda
O vereador Valdemir Carminatti (PP) foi quem entrou com indicação no legislativo municipal solicitando projeto do executivo para o tombamento da Capela Santa Bárbara.
De acordo com o parlamentar, o pedido partiu da própria comunidade que gostaria de ver o lugar de tantas histórias preservado como patrimônio histórico de Siderópolis.
"Fizemos reuniões e os moradores viram que o local precisava de reparos, então, pensou-se no tombamento.
Por isso vamos buscar recursos para a viabilização disso. Acredito que o projeto vá passar por unanimidade, até por ser uma solicitação da localidade de Rio Fiorita.
O povo adora esta capela", ressalta o autor da proposta que entra em votação nesta segunda-feira, na sessão da Câmara de Vereadores.
A Capela Santa Bárbara só possui os pilares de entrada em concreto e rampas de acesso a portadores de necessidades especiais também em cimento.
A estrutura é toda em madeira maciça.
Segundo Tramontin, marceneiro que ajudou na construção da sede, a sustentação do sino é por meio de toras de canela.
Paredes, forração e demais partes estruturais foram feitas com peroba, guarapari e pinho.
Os bancos, que passaram por reparos há pouco tempo, são de imbuia. O local nunca teve problemas graves na edificação.
Uma ou outra tábua que precisa ser trocada de tempos em tempos.
Segundo estimativa da comunidade, se o templo virar patrimônio público, a reforma para mantê-la nos padrões originais deve ficar em torno de R$ 30 mil reais. "Vamos levantar este montante por meio de parcerias, emendas e até da lei de incentivo à cultura no Brasil", finaliza o vereador Rampinelli.

domingo, 24 de maio de 2009

Siderópolis faz história e ganha primeiro jogo nos Jab`s

O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc fez história na manhã deste domingo (24) ao vencer a primeira partida nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs`s). Jogando em Maringá, no Paraná, o representante de Santa Catarina na modalidade venceu Angélica (MS) pelo placar de 6 a 1 com Dudu e Sapo (Negão) marcando duas vezes, e Lucas e Guilherme fechando o marcador. O resultado deixa Siderópolis na liderança da Chave B da competição.
Nesta segunda-feira (25), às 13h30min, a equipe comandada por Serginho Lopes encara o Juiz de Fora (MG), buscando a classificação para as semifinais que serão disputadas na terça-feira (26). Como o time de Minas Gerais empatou no sábado com Angélica em 3 a 3, Siderópolis precisa apenas de um empate para garantir a vaga em primeiro lugar na chave.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Trilho vence e garante última vaga nas semifinais


O Trilho goleou na manhã deste domingo (24) o São Martinho por 7 a 0 e garantiu a última vaga nas semifinais do campeonato municipal de futebol amador de Siderópolis, 5ª Taça Tubozan. Peterson marcou três vezes, Elisson duas, Rodrigo e Totinho completaram. Assim, faltando uma rodada para o fim da primeira fase os quatro classificados já estão definidos, restando apenas confirmar a ordem na tabela.
Já a Cooperca venceu o Siderópolis por 4 a 1 e permanece na vice-liderança da competição. O jogo seria disputado à tarde, mas os dirigentes resolveram antecipar a partida para a manhã deste domingo devido a estréia do Criciúma na Série C do Campeonato Brasileiro.
No sábado (23) o Estrela confirmou a invencibilidade ao derrotar o Rio Fiorita pelo placar de 8 a 1. No mesmo dia, em jogo atrasado da terceira rodada, o Siderópolis derrotou o Ajax por 6 a 2. A Carbonífera Belluno encararia o Grêmio Siderópolis, mas não precisou entrar em campo.
A última rodada da 5ª Taça Tubozan terá no próximo final de semana, no sábado (30), a Cooperca enfrentando o Ajax, às 15h no campo do Itaúna. No domingo (31) pela manhã, às 10h, a Carbonífera Belluno duela contra o Siderópolis, e às 15h o Estrela encara o Trilho, ambos no campo do Itaúna. Também no domingo a tarde o São Martinho jogaria contra o Grêmio Siderópolis, mas não precisará entrar em campo devido a eliminação do Grêmio.


Classificação
1 - Estrela – 19 pontos
2- Cooperca - 17 pontos
3 - Carbonífera Belluno – 16 pontos
4 – Trilho – 15 pontos
5 - Siderópolis – 9 pontos
6 - Ájax – 6 pontos
São Martinho
Rio Fiorita – 3 pontos
9 - Grêmio Siderópolis – 0 ponto (eliminado)


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

sábado, 23 de maio de 2009

Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul


comemora 50 anos de fundação
Uma grande festa comemorou durante todo este sábado (23) os 50 anos de fundação do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul. A confraternização reuniu mais de mil associados na sede do sindicato, no Bairro Rio Fiorita, em Siderópolis. O dia foi marcado pela descontração, disputas esportivas e muita história. Logo no início do dia, numa solenidade simples, foram homenageados os ex-presidentes do sindicato.
Receberam uma placa Antônio Vivaldo dos Santos, Antônio Saturno Garcia e Genoir José dos Santos. "É uma satisfação poder continuar o trabalho que cada um deixou encaminhado desde a primeira diretoria. Continuamos lutando sempre para defender os interesses da classe", comentou o atual presidente do Sindicato, Leonor Rampinelli.
Para completar a festa mais de 800 quilos de carne foram servidos, e a bebida, vendida a preço de custo, chegou a seis mil latinhas de cerveja e duas mil de refrigerante consumidas. O sindicato dos mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul abrange atualmente mais de 1,4 mil associados. A atual diretoria entregou também aos associados neste sábado a nova estrutura da sede, ampliada com sacada, palco, churrasqueira e cozinha na parte superior e garagem.
Campeonato de futebol
1º - Topografia (Carbonífera Metropolitana)
2º - Lavador (Carbonífera Metropolitana)
3º - Coqueria (Carbonífera Belluno)
Artilheiro: Deivid Zeferino -2 gols (C. Belluno)
Goleiro menos vazado: Márcio Cabral – 0 gol (Topografia Metropolitana)
Bocha:
1º - Valdir/Edson
2º - Francisco/Daniel

Presidente do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis

Leonor Rampinelli


Jornalista

João Manoel Neto

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Guinga prestigia festividades no aniversário de Urussanga O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, prestigiou nesta sexta-feira (2


O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, prestigiou nesta sexta-feira (22) o início das festividades em comemoração ao aniversário de fundação do município de Urussanga, na próxima terça-feira (26). Guinga participou, acompanhado do colega prefeito de Urussanga Luis Carlos Zen, da inauguração de obras e da abertura da tradicional festa Ritorno alle Origini. “Viemos prestigiar a nossa cidade vizinha, uma vez que ela também faz parte da história de Siderópolis, já que pertencíamos a Urussanga há 50 anos atrás. Além disso, trouxemos nosso abraço ao prefeito Zen que tem sido nosso parceiro nas atividades da Amrec”, comenta Guinga.

O principal núcleo da colonização italiana no sul do Estado, destaca-se pela gastronomia e na produção do vinho. Urussanga significa, em tupi-guarani, "rio de águas frias", e é o nome do principal rio que banha a cidade. A vila foi fundada pelo engenheiro maranhense Joaquim Vieira Ferreira em 26 de maio de 1878 e emancipada em 6 de outubro de 1900.

Foto: Caio Marcelo/Jornal da Manhã

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Fila para retirar comprovante de residência de atingidos


A prefeitura de Siderópolis começou na tarde desta sexta-feira (22) a emitir o comprovante de residência para que os moradores atingidos pelas chuvas de janeiro possam retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGT). A iniciativa partiu devido à necessidade de algumas pessoas por não possuírem o documento.
Funcionários da prefeitura estarão atendendo no Centro Social Urbano das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Logo que o processo começou a procura já era grande no local. Para que a prefeitura faça a emissão do comprovante de residência o interessado deve apresentar comprovante do local em que reside, ou seja, conta água, luz ou telefone, com data entre setembro a dezembro de 2008 e número do PIS.
Apenas Siderópolis e Ermo conseguiram a liberação
A confirmação da liberação do FGTS aconteceu há duas semanas quando o Ministério da Integração Nacional reconheceu o decreto de emergência do município. Estão aptos para receberem o FGTS os moradores dos seguintes bairros relacionados na Avaliação de Danos feita pela Defesa Civil: Rio Fiorita, Nossa Senhora da Saúde, Santa Luzia, São Geraldo, Patrimônio, Monte Negro, Alto rio Maina e Vila São Jorge na área urbana, e Costão da Serra, Morro da Mina, Jordão alto, Jordão Médio, Serrinha, São Pedro, Linha Alexandre da Boit, Santo Antonio, Jordão Baixo, São Martinho Baixo, São Martinho, Rio Albina, Rio Kuntz e Montanhão na área rural.
Dessa forma a CEF estará atendendo conforme cronograma e critérios abaixo relacionados, em horário diferenciado, das 15h30min às 17h30min. Todos os estabelecimentos com máquinas de xérox no município possuem a lista de documentos necessários para auxiliar os moradores.
Calendário da Caixa Econômica Federal
Nomes iniciados com
Entrada da documentação
Recebimento do FGTS
A, B, C
25, 26 e 27 de maio
01, 02 e 03 de junho
D, E, F, G
28 e 29 de maio
08 e 09 de junho
H, I, J, K
01, 02 e 03 de junho
15, 16 e 17 de junho
L, M
08, 09 e 10 de junho
18, 19 e 22 de junho
N, O, P, Q
15 e 16
23 e 24 de junho
R, S, T, U
17, 18 e 19 de junho
25, 26 e 29 de junho
V, W, X, Y, Z
22, 23 e 24 de junho
30 de junho e 01 de julho
O atendimento da prefeitura se dará de acordo com o da Caixa, mas com um dia de antecedência.
Documentos necessários para a liberação:
Identidade (cópia frente e verso);
Carteira profissional (cópia das páginas da foto, identificação e todos os contratos de trabalho);
Comprovante de residência com data entre setembro e dezembro de 2008, devendo conter no documento obrigatoriamente o nome do sacador, o bairro e a cidade. São válidos para comprovar residência talões de água, luz e telefone; extrato de cartão de crédito; comprovante emitido pela prefeitura. Em caso do comprovante estar no nome do cônjuge, o deverá ser apresentada também a certidão de casamento.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Penúltima rodada agita municipal de Siderópolis

O campeonato municipal de futebol amador de Siderópolis, 5ª Taça Tubozan, chega neste final de semana a penúltima rodada. Estrela, Cooperca e Carbonífera Belluno já estão classificados para a semifinal. O Trilho, que briga com Siderópolis, Ajax e São Martinho, pode garantir a vaga caso vença ou empate o jogo no domingo.
No sábado (23) o início da rodada terá Estrela e Rio Fiorita, que jogam às 15h no campo do Itaúna. No mesmo dia acontece o jogo atrasado da terceira rodada entre Ájax e Siderópolis, no campo do Treviso. No domingo (24) pela manhã o Trilho recebe o São Martinho e a tarde o Siderópolis volta a campo pela segunda vez no final de semana para encarar a Cooperca. A Carbonífera Belluno encararia o Grêmio Siderópolis, mas não precisará entrar em campo.
Classificação
1 - Estrela – 16 pontos
2- Cooperca - 14 pontos
3 - Carbonífera Belluno – 13 pontos
4 – Trilho – 12 pontos
5 - Siderópolis – 6 pontos
Ajax
São Martinho
Rio Fiorita – 3 pontos
9 - Grêmio Siderópolis – 0 ponto (eliminado)

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Sindicato dos Mineiros promove confraternização em Siderópolis


Pelo terceiro ano seguido o Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul organiza neste sábado (23) uma confraternização para os associados. O objetivo do encontro é proporcionar um dia de lazer ao mineiro, buscando cada vez mais a integração da classe. "Eles trabalham direto o ano todo, então amanhã será o momento de diversão. Além disso, é a hora de fazermos uma espécie de prestação de contas do nosso trabalho, que é muito maior do que apenas brigar pelas partes trabalhistas", explica o presidente do sindicado, Leonor Rampinelli.
Para receber o associado, o sindicato preparou uma grande festa. A cerveja e o refrigerante serão vendidos com o preço de custo. Também foram comprados 600 quilos de carne e 200 quilos de salame que serão servidos gratuitamente durante todo o dia. Uma das maiores atrações da confraternização é o tradicional torneio de futebol entre os associados, que deve reunir esse ano mais de 15 times. "Temos uma estimativa de receber ao longo do dia mais de 1,5 mil pessoas nessa grande confraternização", antecipa Rampinelli.
Além da tradicional festa, este ano o sindicato vive um momento especial comemorando os 50 anos de fundação e irá homenagear os ex-presidentes com uma placa. O sindicato dos mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul abrange atualmente mais de 1,4 mil associados. A solenidade de abertura começa às 8h30min, na sede do sindicato, no Bairro Fio Riorita, em Siderópolis.

Presidente do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis
Leonor Rampinelli

Jornalista

João Manoel Neto

Cuidado,oportunistas de plantão em busca de terenos em Siderópolis

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, esteve reunido com o vice-presidente da regional sul da Fiesc, Guido Búrigo. O objetivo da visita era aprimorar os conhecimentos para criar a possibilidade de instalação de novas empresas no município.

Exelente a iniciativa do prefeito em trazer novas industrias para siderópolis,mas que nessa iniciativa seja tomada uma postura diferente a que foi tomada em anos anteriores,e não vamos citar aqui quem era na época o prefeito,que ao dar os referidos lotes para as ditas futuras empresas que nunca sairam do papel e sim foram usadas pelos oportunistas de plantão em siderópolis, para simplesmente conseguir pegar as terras que seriam para a instalação de uma empresa, e em muitos casos como citamos acima esta empresa nunca nunca saiu do papel e é ai que os oportunistas de plantão conseguiram o seu objetivo de apenas pegar os lotes.
Nossa intenção com este texto é que uma lei seja feita antes de dar lotes para estas empresas que venham a querer se instalar em Siderópolis,determinar um prazo para instalação e se não se instalar tomar o terreno de volta.
E para os oportunistas que já pegaram os lotes ,se não colocaram as ditas empresas que se tome uma atitude para fazer os mesmos devolverem os terrenos e não acontecer dos terrenos serem vendidos a terceiros,por que ai fica muito facil não trabalhar, ganhar os terrenos e vender os terrenos que seriam para uma empresa para dar empregos e nada dissso aconteceu ,simplesmente comércio.

Que os terrenos sejam dados para quem realmente vai instalar uma empresa e não para comércio.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

bazar da solidariedade 11/05 a 15/05


Bazar da Solidariedade - Promoçaõ do Lions Clube e ConselhoComunitário, com apoio da Secretaria da Família, ocorrido de 11/05a15/05 teve parte da renda revertida para a construção do 1º Hospitalde Olhos do Lions Clube de S. C. com sede em Palhoça. O hospital,será gerido pelo próprio Lions, atendendo pessoas carentes somente dos municípios onde existam Lions Clubes.

Projeto de ampliação do Ginásio 19 de Dezembro é apresentado


O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, recebeu na tarde desta quarta-feira (20) o projeto de ampliação do Ginásio 19 de Dezembro. O projeto prevê a ampliação da quadra para as medidas oficiais exigidas pela Confederação Brasileira de Futsal. "É um dos nossos principais projetos para esse ano. Queremos ver o Siderópolis/Unesc jogar aqui ainda este ano. Quem sabe a Malwee não vem fazer a inauguração nos jogos finais da Divisão Especial", comenta Guinga.
O projeto contempla, além da ampliação em 10 metros da quadra, construção de novas bilheterias, salas, bares, reforma e reformulação dos vestiários, acesso para cadeirantes e outras melhorias internas. Toda a documentação deverá ser entregue na semana que vem para análise da Caixa Econômica Federal. Em seguida será feita a licitação para que as obras possam começar. O recurso de R$ 250 mil reais é de uma emenda parlamentar do Deputado Cláucio Vignatti.
Participaram da reunião Sandro Mota, da Fundação Municipal de Esportes, Cristiano Cancelier, do Departamento de Projetos, o técnico do time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc, Serginho Lopes, além do engenheiro responsável pelo projeto, Rafael Biz.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Prefeitura e Caixa Econômica montam planejamento para liberar FGTS


O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, recebeu na manhã desta quarta-feira (20) o gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Siderópolis, Márcio Borges. O objetivo do encontro era traçar um planejamento para a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos pelas chuvas de janeiro.
A confirmação da liberação aconteceu há duas semanas quando o Ministério da Integração Nacional reconheceu o decreto de emergência do município. Estão aptos para receberem o FGTS os moradores dos seguintes bairros relacionados na Avaliação de Danos feita pela Defesa Civil: Rio Fiorita, Nossa Senhora da Saúde, Santa Luzia, São Geraldo, Patrimônio, Monte Negro, Alto rio Maina e Vila São Jorge na área urbana, e Costão da Serra, Morro da Mina, Jordão alto, Jordão Médio, Serrinha, São Pedro, Linha Alexandre da Boit, Santo Antonio, Jordão Baixo, São Martinho Baixo, São Martinho, Rio Albina, Rio Kuntz e Montanhão na área rural.
"Siderópolis foi muito castigada com as chuvas, e depois de muito esforço conseguimos a liberação do FGTS. Ao mesmo tempo, sabemos que é necessário todo um planejamento para que não haja transtorno na hora de liberação", destaca Guinga.
Dessa forma a CEF estará atendendo conforme cronograma e critérios abaixo relacionados, em horário diferenciado, das 15h30min às 17h30min. "Assim vamos evitar aglomerações. Se a pessoa estiver com a documentação certa, o atendimento será muito rápido", explica o gerente da Caixa.
Entre os documentos necessários para a liberação do FGTS está o comprovante de residência. Quem não possuir comprovante em seu nome, deverá pegar declaração emitida pela Prefeitura, no Centro Social Urbano, no horário das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. O interessado deve apresentar comprovante do local em que reside, ou seja, conta água, luz ou telefone, com data entre setembro a dezembro de 2008 e número do PIS. Um funcionário da prefeitura estará à disposição para atender a população a partir desta sexta já no Centro Social.
A prefeitura de Siderópolis emitiu ofício nesta quarta-feira para os estabelecimentos com máquinas de xérox explicando os documentos necessários para a liberação do fundo. Além disso, comunicou o destacamento da Polícia Militar pedindo reforço policial nos dias de liberação do dinheiro como medida de segurança.
Calendário da Caixa Econômica Federal
Nomes iniciados com
Entrada da documentação
Recebimento do FGTS
A, B, C
25, 26 e 27 de maio
01, 02 e 03 de junho
D, E, F, G
28 e 29 de maio
08 e 09 de junho
H, I, J, K
01, 02 e 03 de junho
15, 16 e 17 de junho
L, M
08, 09 e 10 de junho
18, 19 e 22 de junho
N, O, P, Q
15 e 16
23 e 24 de junho
R, S, T, U
17, 18 e 19 de junho
25, 26 e 29 de junho
V, W, X, Y, Z
22, 23 e 24 de junho
30 de junho e 01 de julho
O atendimento da prefeitura se dará de acordo com o da Caixa, mas com um dia de antecedência. "Os nomes iniciados pelas letras A, B e C, por exemplo, deverão procurar o Centro Social Urbano nos dias 22, 25 e 26 e assim sucessivamente até o final do alfabeto", explica a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.
Documentos necessários para a liberação:
Identidade (cópia frente e verso);
Carteira profissional (cópia das páginas da foto, identificação e todos os contratos de trabalho);
Comprovante de residência com data entre setembro e dezembro de 2008, devendo conter no documento obrigatoriamente o nome do sacador, o bairro e a cidade. São válidos para comprovar residência talões de água, luz e telefone; extrato de cartão de crédito; comprovante emitido pela prefeitura. Em caso do comprovante estar no nome do cônjuge, o deverá ser apresentada também a certidão de casamento.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Região Carbonífera já conhece seus representantes

Região Carbonífera já co-nhece seus representantes na fase Regional Sul dos Jesc - Jogos Escolares de Santa Catarina - que será disputada em Florianópolis, no mês de julho, e distribuirá vagas à etapa estadual da competição. A fase classificatória foi encerrada no fim de semana, em Urussanga.Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares reuniram-se no município durante a semana passada, em busca das vagas.

Jorge Biff (Siderópolis) no xadrez masculino e feminino. As competições em Urussanga aconteceram no ginásio Centenário.

Conforme a diretora de esportes do município, Izolete Gastaldon, o evento teve resultado muito positivo.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Guinga participa de reunião do Conselho Administrativo da EGEM


O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, participou nesta terça-feira (19) da reunião do Conselho Administrativo da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM). Como 2º vice-presidente da entidade e 3º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Guinga deliberou com os colegas sobre assuntos administrativos da escola.
A EGEM é a instituição de ensino da Fecam e das 20 associações de municípios do Estado de Santa Catarina, responsável pela execução dos cursos de extensão, pós-graduação, seminários e congressos realizados pelas entidades, com o objetivo de capacitar os servidores públicos e agentes políticos municipais.
Em 2008, capacitou mais de 3 mil agentes políticos e servidores públicos municipais, já em 2009, somente de janeiro à maio foram 2797 servidores capacitados. “Temos participado de todas as decisões da EGEM com o objetivo de elevar os níveis de eficiência da administração pública municipal. A qualificação hoje em dia é fundamental para o sucesso de um governo e o bom atendimento da população”, comentou Guinga que tem comparecido a todas as reuniões do colegiado.
Além de Guinga, estiveram presentes na reunião o prefeito de Luzerna, Norival Fiorin, presidente da EGEM, o prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt, 1º vice-presidente, o Diretor Geral da EGEM, Sr. Celso Vedana, a Coordenadora de Formação da EGEM, Sra. Janice Merigo e a Assessora Administrativa da EGEM, Sra. Maria Cecília Fernandes.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vereadores pedem manutenção das estradas


Vereador Julio César Vittor (PP) pediu, através de indicação, a manutenção da estrada que liga a comunidade de São Geraldo ao Bairro Ex-Patrimônio. Segundo o Vereador, o fluxo de veículos no local é grande, e a manutenção facilitaria o deslocamento dos moradores do local. Já vereador Romildo Soares (PMDB), lembra que ali existem duas empresas e um motel, que geram empregos e precisam de atenção.

Já o vereador Roberto Pagani, do PMDB, usou a tribuna da Câmara para cobrar melhorias nas estradas da comunidade de Montanhão, que segundo o vereador está com muitos buracos. O vereador ainda cobrou do poder público, a limpeza e manutenção dos acostamentos das estradas do município.

Fotos estrada que liga comunidade de São Geraldo à Ex-Patrimônio.

Assessoria de Imprensa - Antonio Rozeng

Polêmica dos precatórios em Siderópolis


João paulo messer - jm

domingo, 17 de maio de 2009

Trio de assaltantes é preso em Siderópolis



16/05/2009
Uma força-tarefa formada por policiais da delegacia da Próspera em Criciúma e policiais civis e militares de Siderópolis, coordenados pelo delegado José Tadeu Vargas, prendeu R.M, de 29 anos, G.C.A, 26 e seu companheiro M.H.S., 24. Segundo o delegado o trio residente no município vizinho é apontado como autor de diversos assaltos cometidos nos meses de fevereiro, março e abril em Siderópolis. “Conforme confissão de R., no último crime o alvo era uma farmácia em Criciúma, porém, preferiram retornar e roubar um bar. Por isso, as investigações também serão voltadas para eventuais delitos ocorridos em outros municípios da região, especialmente Criciúma”, destacou.

Líderes empatam, e Trilho se aproxima


O duelo entre os líderes do campeonato municipal de futebol amador de Siderópolis, 5ª Taça Tubozan, terminou empatado neste domingo (17). Estrela e Cooperca jogaram no campo do Itaúna e ficaram no 3 a 3. Com o resultado o Estrela segue líder da competição com 16 pontos. Também no domingo o São Martinho venceu o Siderópolis por 3 a 1.
Já no sábado (16), na abertura da rodada, o Trilho goleou o Rio Fiorita pelo placar de 7 a 1, chegou aos 12 pontos e encostou nos líderes. O Ajax enfrentaria neste domingo pela manhã o Grêmio Siderópolis, mas acabou marcando os três pontos com a eliminação do Grêmio. A Carbonífera Belluno folgou na rodada.
Na 8ª rodada, no próximo sábado (23) o São Martinho enfrenta o Trilho e o Estrela o Rio Fiorita. No domingo (24), o Siderópolis recebe a Cooperca. A Carbonífera Belluno encararia o Grêmio Siderópolis, mas não precisará entrar em campo.

Classificação
1 - Estrela – 16 pontos
2- Cooperca - 14 pontos
3 - Carbonífera Belluno – 13 pontos
4 – Trilho – 12 pontos
5 - Siderópolis – 6 pontos
Ajax
São Martinho
Rio Fiorita – 3 pontos
9 - Grêmio Siderópolis – 0 ponto (eliminado)

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Etapa de kart reúne 4 mil pessoas em Siderópolis


O centro de Siderópolis parou literalmente neste final de semana. Pelo terceiro ano consecutivo o município recebeu a 2ª Etapa do Campeonato Sul Catarinense de Kart. As ruas em volta da Praça da Matriz transformaram-se em palco de disputas acirradas. Velocidade e muito pneu queimado fizeram a alegria dos mais de 4 mil expectadores que passaram pelo local. “É uma satisfação receber a etapa do kart e poder proporcionar entretenimento para a população. Estaremos prontos para receber a etapa do ano que vem”, antecipa o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.
No sábado os motores roncaram nos treinos livres. Neste domingo pela manhã aconteceu a tomada de tempos e a tarde as baterias em cinco categorias Five Speed, Five Speed Super, Five Speed Novatos, 125CC e Cadete. A categoria Pro 400 não atingiu o número mínimo de pilotos para a largada, quatro, e a disputa não aconteceu.
Segundo os organizadores, a pista de Siderópolis é a preferida dos pilotos. “Já ficou conhecida como SiderMônaco, devido ao traçado fechado, onde os pilotos precisam demonstrar mais arrojo na hora da corrida. Apesar de ser um circuito de baixa velocidade, é excelente correr aqui”, comenta o piloto e organizador do evento, José Carlos de Souza.

Pódios
Categoria 125 CC
1º - Marcelo Batalha (22 pontos)
2º - Cláudio Porto (17 pontos)
3º - Gustavo Olivo (9 pontos)
Média de velocidade: 100 km/h

Categoria Cadete
1º - Lucas Savaris (20 pontos)
2º - Ramiro Dal Pont (18 pontos)
3º - João Demétrio (17 pontos)
Média de velocidade: 89,2 km/h
Categoria Five Speed Novatos
1º - Luis Antônio Savaris (22 pontos)
2º - Anderson Medeiros (18 pontos)
3º - Arthur Jacintho (16 pontos)
Média de velocidade: 95 km/h

Categoria Five Speed Super
1º - Anselmo Machado (22 pontos)
2º - Leonardo Gomes (17 pontos)
3º - Ghizo Cadorin (17 pontos)
Média de velocidade: 94,5 km/h

Caterogia Five Speed
1º - Everaldo Matos (22 pontos)
2º - Daniel Ferreira (15 pontos)
3º - Alexander Araldi (14 pontos)
Média de velocidade: 99,2 km/h

Informações extras:
A pontuação do kart começa com 11 pontos para o primeiro colocado, nove para o segundo, oito para o terceiro, e assim sucessivamente;
Os carros das categorias 125CC e Cadete não possuem marchas e são abastecidos com álcool misturado com óleo;
Já as demais categorias (Five Speed, Five Speed Super e Five Speed Novatos) têm o álcool como combustível e possuem cinco marchas;
Todas as categorias correm duas baterias. Na primeira, de acordo com a classificação obtida na toma de tempos no domingo pela manhã. Na segunda, baseada nos resultados de chegada na primeira bateria;
As baterias são disputadas em 10 minutos cada, mais uma volta. Tirante a categoria cadete, as demais correm geralmente 15 voltas cada bateria.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Criação do distrito de Siderópolis

DECRETO LEI N. 941 DE 31.12.1943

Interventor do Estado: Nereu Ramos

Fixa a divisão administrativa e judiciária do Estado de Santa Catarina, que vigorará, sem alteração, de 1º de Janeiro de 1944 a 31 de Dezembro de 1948, e dá outras providências.

Anexo nº. 3 ao Decreto Lei N. 941 de 21.12.1943: Ritual proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e aprovado pelo Conselho Nacional de Geografia; a ser observado na celebração das solenidades cívicas que, na forma da legislação federal – estadual baixada sobre o assunto, assinalarão a entrada em vigor, a 1º de janeiro de 1944, do novo quadro territorial administrativo e judiciário da República, que deverá prevalecer inalterado até 31 de dezembro de 1948.

Essa lei mudou o nome do Distrito de Nova Beluno para Distrito de Siderópolis, definindo suas divisas em relação aos distritos de Treviso e Cocal:

- Entre os Distritos de Siderópolis e Cocal: Começa no ponto em que o divisor das águas entre os rios Caeté e Mãe Luzia encontra o divisor das águas dos rios Caeté e Cocal; segue pelo divisor das águas dos rios Cocal e Mãe Luzia até alcançar a nascente do rio Sangão; desce por este até alcançar a linha seca de divisa com o Município de Cresciuma.

- Entre os Distritos de Siderópolis e Treviso: Começa na cabeceira do Rio Morosini: desce por ele até a sua foz no rio Mãe Luzia; por este abaixo, até receber o rio Jordão; sobe por este até a sua nascente na Serra Geral.

Transcrição parcial do Decreto Lei 941 de 31.12.1943 por Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC.

Maio/2009