terça-feira, 26 de maio de 2009

Arnaldo dos Santos:Um Vereador negro em Siderópolis


A marcha endoidecida do progresso chegou ao distrito de Nova Beluno, Município de Urussanga, no final de 1941 com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Como num passo de mágica, em 31 de dezembro de 1943, o interventor do Estado de Santa Catarina, Nereu Ramos, alterou o nome do distrito de Nova Beluno para Siderópolis, em homenagem a mineradora estatal.
É o município de Siderópolis – SC, despertado politicamente e aniquilado no seu ambiente natural pelo carvão, que começou a existir por meio da lei n°. 380, assinada pelo Governador do Estado, Heriberto Hülse, em 19 de dezembro de 1958.
Com a instalação de dois complexos mineradores na cidade um novo eldorado do carvão surgia, necessitando de muita mão de obra para suprir a demanda do carvão enriquecido por decretos pelo Presidente Getulio Vargas.
Houve, nesse momento, um número expressivo de negros contratados pelas carboníferas que operavam na cidade, vindos, a maioria, da região de Laguna – SC.
Pode-se afirmar com convicção que o racismo na cidade era contundente, pois existiam locais em que o negro não podia freqüentar. Essa constatação era explicita no Bairro Fiorita, onde estava instalada a CSN, em cujo local existiam dois clubes recreativos, um para os brancos e outro para os negros, mostrando com clareza a estúpida segregação étnica, assistida passivamente por toda uma sociedade majoritariamente branca.
Nesse contexto, na primeira eleição para o legislativo sideropolitano, realizada em 30/08/1959, surge um simples trabalhador da CSN, um guarda noturno e negro, o senhor Arnaldo dos Santos, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Arnaldo foi eleito vereador com 256 votos, sendo o terceiro candidato mais votado nesse pleito, e o único candidato negro vitorioso até hoje em um pleito eleitoral, tendo como lema de campanha: "Trabalhadores! Os longos anos de vigilância constante pela tua segurança e tranqüilidade representam a garantia de que este Candidato merece o teu voto para defender teus interesses na Câmara Municipal".
Mesmo sendo o único vereador eleito pelo partido na primeira legislatura, Arnaldo teve a satisfação de conseguir eleger, através da Aliança Social Trabalhista firmada com o Partido Social Democrático (PSD), o primeiro prefeito da cidade, o seu companheiro de partido, Manoel Minervina Garcia.
O ilustre personagem participou também da terceira eleição para o legislativo sideropolitano em 15/11/1968, no período ditatorial, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), conseguindo a terceira maior votação dentro do partido, sem, no entanto, conseguir se eleger.
Natural de Imarui – SC, nascido em 21 de setembro de 1919, é uma pessoa de caráter firme, um político partidário fiel, fundador do MDB de Siderópolis e trabalhou na CSN de 1º de outubro de 1945 até 04 de janeiro de 1971.
Com certeza todos os sideropolitanos aplaudem o probo edil da primeira legislatura - o trabalhador vigia que foi na CSN - o pai de família exemplar, e todos antecipadamente comemoram os noventa anos de vida do vereador Arnaldo dos Santos.
Parabéns a você... Felicitamos pelos "longos anos de vigilância".

Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC
nilsodassi@bol.com.br
Maio/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário