terça-feira, 30 de junho de 2009

Avicultores recebem apoio de Sindicato Estadual

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, e uma comissão de avicultores estiveram reunidos essa semana, em Chapecó, com o presidente do Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina (Sincravesc), Waldemar Kowaleski. O objetivo era buscar subsídios para continuar o movimento que luta por melhores condições de trabalho aos produtores de frango da região carbonífera.
Além de conhecer a realidade dos produtores do oeste catarinense, que recebem quatro vezes mais que no sul pelo quilo do frango, o movimento recebeu o apoio do Sindicato na mobilização que está sendo organizada. "Eles possuem uma experiência maior nessa questão e virão à região participar das negociações", comentou Guinga, que é o responsável para intermediar as negociações entre avicultores e empresas.
A pauta de reivindicações possui mais de 10 itens e está embasada, principalmente, nos valores pagos aos avicultores, em defasagem nos últimos quatro anos.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Guinga recebe Clésio Salvaro


O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, recebeu na manhã desta terça-feira (30) a visita do prefeito licenciado de Criciúma, Clésio Salvaro. A conversa informal serviu para estreitar a relação entre os chefes do executivo. "Ele (Clésio) se colocou a disposição para buscarmos soluções para problemas da região. Mas foi basicamente uma visita de cortesia", comentou Guinga. Na segunda-feira (29) Clésio Salvaro licenciou-se do cargo, e o vice Márcio Búrigo estará no comando do Executivo de Criciúma nos próximos 10 dias.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vereador pede convenio para limpeza da SCs


O Vereador Romildo Soares (PMDB) pede, através de indicação, que o executivo elabore projeto de convênio entre a Prefeitura de Siderópolis e a Secretaria de Desenvolvimento Regional, para que a Prefeitura assuma a limpeza da Rodovia SC445 trecho que compreende os limites do Município. A alegação do Vereador, é para agilizar os trabalhos de limpeza do acostamento. O vereador Leonor Rampinelli (PT) concordou, e pediu também a pintura das SCs.


Câmara aprova financiamento de maquinas em segunda votação com emendas

Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou, em segunda votação, o financiamento junto ao BRDE, através do programa Pró-vias, no valor de 1 milhão e 250 mil reais para compra de maquinas e equipamentos para manutenção da malha viária. O prazo para pagamento é de três anos e meio.
A bancada de oposição apresentou uma emenda ao projeto, onde prevê a formação de uma comissão com um representante de cada partido, para fiscalizar o processo de licitação das máquinas.
O líder de oposição, Valdemir Caminatti (PP), afirma que a emenda é válida. O líder de bancada de oposição, Romildo Soares (PMDB) diz que essa emenda dará transparência ao processo.


Câmara de Siderópolis aprova aumento de salário dos servidores

Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou o aumento dos salários dos servidores públicos municipal em 6%, divididos em três vezes de 2%, mais bonificação de férias no valor de 70 reais. Já os agentes políticos terão revisão geral em 5,83%, também em três vezes.



Vereadores pedem licença

O presidente da Câmara de Siderópolis, Luiz Salvaro, pede licença por 30 dias a partir de 1º de julho, para tratamento de saúde. Quem assume é o suplente do PSDB, Roni Remor, o Lilo. A presidencia da Câmara fica a cargo do vice, Maicon Aléssio, do PMDB. Outro vereador de Siderópolis que pediu licença por 30 dias, foi Roberto Pagani, alegando motivos particulares. No seu lugar assume o suplente do PMDB, Joenio Marques.

domingo, 28 de junho de 2009

Etapa de Downhill agita Siderópolis no final de semana


A cidade de Siderópolis recebeu no final de semana a 3ª Etapa do Campeonato Regional Sul de Downhill, promovido pela Associação Sul de Ciclismo (Ascasul) em parceria com a Prefeitura de Siderópolis, através da Fundação Municipal de Esporte. O evento reuniu dezenas de competidores na pista municipal construída no alto da subestação da Eletrosul. Na categoria mirim o vencedor foi Lucas Volpato. Já na estreante o campeão foi André Consoni, seguido de Roger Vieira que venceu a categoria juvenil.
A chuva não atrapalhou os competidores que fizeram a inauguração da pista, que possui fácil acesso tanto na largada, quanto na chegada no centro de Siderópolis. “Vamos aprimorar a pista para receber, quem sabe, a etapa catarinense de Downhill. Siderópolis gosta e vai continuar investindo para receber o esporte na cidade”, comentou Sandro Mota, da FME.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Guinga pretende financiar maquinário

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, encaminhou recentemente à Câmara de Vereadores o projeto de lei solicitando autorização para financiar a compra de máquinas. A operação de crédito, no valor de R$ 1.250.000,00, virou realidade através do Programa de Intervenções Viárias (Provias), subsidiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “A parte de máquinas sempre foi uma carência em Siderópolis. Nos primeiros quatro anos de mandato demos prioridade para a parte social, agora podemos investir na estruturação da Secretaria de Obras para melhor atender a população”, comenta Guinga.
O financiamento possibilitará o Executivo comprar, entre outras máquinas, uma patrola e uma escavadeira hidráulica, e será pago através de dedução mensal no ICMS e FPM. O prazo de carência é de 180 dias e o valor será quitado em 54 meses. “É de suma importância a aquisição desses equipamentos, uma vez que nosso município é essencialmente agrícola. Assim, poderemos entrar firme no trabalho de recuperação das estradas do município e melhorar a qualidade de vida do agricultor”, finaliza o prefeito.
Recentemente a prefeitura de Siderópolis comprou com recursos próprios dois caminhões zero quilômetro. O projeto para financiamento de máquinas foi aprovado em primeira votação e voltará a pauta do Legislativo nesta segunda-feira (29).


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

sábado, 27 de junho de 2009

Siderópolis/Unesc goleia e respira na Divisão Especial


O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc goleou na manhã deste sábado (27) a equipe de Blumenau, na abertura do returno do Campeonato Catarinense da Divisão Especial. O resultado traz novamente tranqüilidade ao grupo comandado por Serginho Lopes para a seqüência da competição.
Jogando no Ginásio do Colégio São Bento a equipe fez a melhor partida até aqui na temporada. Sem tomar conhecimento do adversário, Siderópolis fez 5 a 0 com Vinícius marcando três vezes. Belo e Marquinhos completaram o placar. “É muito importante começar o returno dessa forma, vencendo e convencendo. Jogamos bem como nos últimos jogos, mas com uma diferença. Hoje a bola entrou e os gols foram saindo”, comentou Serginho Lopes.
A vitória coloca Siderópolis/Unesc na quinta colocação da Divisão Especial com 10 pontos na tabela. No próximo sábado (4), o time do sul do Estado vai a São Bento do Sul encarar, no Ginásio do Sesi, a equipe local, às 20h30min.


1ª Rodada do returno
Sábado
Siderópolis/Unesc 5 a 0 Blumenau
20h30min
Hervalense x São Bento do Sul
Xaxim x Concórdia
São Miguel d` Oeste x Pinhalzinho

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Praça da Matriz recebe manutenção em Siderópolis


Funcionários da Secretaria de Obras, Agricultura e Meio Ambiente fazem durante esta sexta-feira (26) a manutenção da Praça da Matriz, no centro de Siderópolis. A equipe cortou galhos e aparou o mato que estava chegando às calçadas. O objetivo é conservar a arborização do local, que abriga o coreto, a biblioteca pública, além do parque infantil. A manutenção é feita periodicamente e conta também com o plantio de mudas de flores.



Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Siderópolis/Unesc encara Blumenau



O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc volta à quadra na manhã deste sábado (27) quando encara Blumenau na abertura do returno do Campeonato Catarinense de Divisão Especial. O jogo acontece no Ginásio do Colégio São Bento, às 9h30min, com transmissão para todo o Estado da Record News.

Com sete pontos na tabela o time comandado por Serginho Lopes precisa voltar a vencer para encostar nos líderes, e, principalmente, para espantar o fantasma do rebaixamento. “Só a vitória nos interessa. Temos jogado bem, mas os gols não saem. Chegou a hora”, comentou o treinador.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rio Jordão madeiras investindo na divulgação de sua empresa



HTML clipboard

Com uma visão futurista e comanda por empresários que visualizam a divulgação virtual de uma maneira inteligente agora investem uma pagina na web onde seus clientes podem conhecer seus produtos e também comercializá-los.

Acesse o site http://www.riojordaomadeiras.com.br/



Siderópolis ganhará cursos técnicos do IFET


A prefeitura de Siderópolis deverá receber já no segundo semestre deste ano os primeiros cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal de Ensino e Tecnologia (Ifet). Nesta quinta-feira (25) o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, recebeu a diretora geral do Ifet em Santa Catarina, Consuelo Santos, e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Ifet, Marcelo Carlos da Silva e iniciou as conversações.
Nas próximas duas semanas o Executivo fará uma avaliação sobre o local de instalação do Ifet e também os cursos requisitados pela população. “A qualificação da mão de obra é fundamental para entrar no mercado de trabalho. Precisamos unir a classe empresarial ao projeto, porque eles serão os grandes beneficiados. Além disso, a mão de obra capacitada é mais um atrativo para a instalação de empresas no município, que é o nosso objetivo”, comentou Guinga.
Os cursos técnicos e de formação inicial são aplicados geralmente em três meses com média de 160 horas/aula. O convênio entre município e Ifet deverá ser assinado nos próximos dias. “O objetivo é continuar estendendo o ensino pelo estado de forma pública e gratuita. A população terá mais uma oportunidade de aprender e aumentar o conhecimento”, disse a diretora geral do Ifet em Santa Catarina, Consuelo Santos.
A vinda dos cursos técnicos para o sul do Estado aconteceu através do Deputado Federal Jorge Boeira e chegou a Siderópolis intermediado pelo vereador Leonor Rampinelli.

Colaboração fotos: Antonio Rozeng


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Filas no último dia para retirar FGTS


A prefeitura de Siderópolis encerra nesta quinta-feira (25) o atendimento das pessoas atingidas pelas chuvas de janeiro e que podem receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Muitas pessoas deixaram para a última hora a procura pelo comprovante de residência que o Executivo está emitindo para os moradores que tem dificuldades por não possuírem o documento e assim as filas se formam no entorno do Centro Social Urbano.
O atendimento fora do cronograma das letras aconteceu ontem e hoje, e mais de 300 pessoas devem procurar o local até o fim do dia. Depois de um intenso trabalho para juntar toda a documentação necessária, a prefeitura de Siderópolis teve reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional o decreto de emergência ainda em maio.
Na Caixa Econômica Federal a documentação poderá ser entregue até esta sexta-feira (26). O último dado divulgado pela agência de Siderópolis mostrava que mais de 850 pessoas encaminharam a documentação necessária. Número que deve ultrapassar mil até amanhã. “Siderópolis foi bastante atingida pelas chuvas, e depois de muito esforço conseguimos a liberação do FGTS. Além de minimizar a dificuldade das pessoas, esse montante todo irá movimentar a economia local”, comenta o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

João Antonio Aléssio foi um político de nome muito destacado a partir da década de 1980


JOÃO ANTONIO ALÉSSIO: UM POLÍTICO, UMA FAMÍLIA
BOA DE VOTO EM SIDERÓPOLIS (NOVA BELLUNO)


João Antonio Aléssio foi um político de nome muito destacado a partir da década de 1980, mostrando desempenho ímpar nas eleições realizadas para o executivo e o legislativo no município de Siderópolis – SC (Nova Belluno). Em 15/11/1982 elegeu-se vereador pelo Partido Democrático Social (PDS), com 296 votos. Foi o sexto candidato mais votado no geral e o quarto melhor desempenho do partido. Em 15/11/1988, novamente eleito vereador pelo PDS, com 405 votos. Foi o segundo candidato mais votado no geral e o primeiro do partido. Em 03/10/1992, numa aliança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com o PDS, João Antonio Aléssio (PDS) elegeu-se então vice-prefeito da cidade e Lúcio Ubialli (PMDB) como prefeito. Nesta eleição a gratidão pela confiança depositada em seu nome fez com que toda a familia Aléssio tivesse uma consideração elevada ao prefeito titular, tendo em vista que em todos os anos do seu mandato passava o cargo, por dois meses, ao vice-prefeito João Antonio Aléssio. Em 03/10/1996, conseguiu eleger-se pela terceira vez para o legislativo sideropolitano (nova bellunense) pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), antigo PDS, com 422 votos. Foi o quarto candidato mais votado no geral e o segundo do partido. Nesta eleição os problemas cardíacos do ilustre personagem vieram à tona, devido a um acordo pré-estabelecido com os vereadores eleitos numa coligação partidária que, de forma muito rasteira foi desfeito. Foi nesse momento que João Aléssio, descontente com o PPB, filiou-se ao PMDB. Foi a eleição mais promíscua que Siderópolis teve para o legislativo. Houveram figuras eleitas negando assinaturas num acordo pactuado previamente para a presidência da câmara municipal. Acredita-se que o acordo possivelmente tenha sido rompido também durante a campanha eleitoral para o executivo, conforme declaração do vereador eleito pelo PMDB, senhor João Batista Vieira (Índio) (Jornal da Manhã – 04 e 05 de Janeiro de 1997- página 4). Neste jornal também há uma declaração do vereador eleito para a presidência do legislativo, Douglas Gleen Warmling, após a quebra do acordo: “Essa foi a primeira vez que não cumpri com a minha palavra, mas tenho meus motivos”. No entanto, hoje, percebe-se que o caminho seguido por Douglas Gleen Warmling foi, paradoxalmente, o mais correto para o seu futuro político, visto que conseguiu eleger-se para prefeito nas eleições de 03/10/2004 e uma reeleição inédita para prefeito em 05/10/2008. Em 03/10/2000, João Aléssio, já filiado ao PMDB, elegeu-se pela segunda vez para o cargo de vice-prefeito de Siderópolis (Nova Belluno), tendo José Antonio Périco como prefeito eleito. Foi um período de muita amargura para o vice-alcaide da cidade, magoado por não ter a confiança do prefeito eleito, pois foi tratado de forma indiferente até o final do mandato. Em 03/10/2004, foi sua última vitória nas eleições municipais, elegendo-se pela quarta vez para o legislativo municipal, obtendo 355 votos. Foi o oitavo candidato mais votado no geral e o terceiro do PMDB. Durante esta legislatura mudou-se para o ninho dos tucanos, filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
João Aléssio participou como candidato, conforme relatado acima, em todas as eleições municipais de 1982 até 2004 para os cargos de vereador ou vice–prefeito, conseguindo vitórias em todos os pleitos. Constata-se com toda clareza que o ilustre político sideropolitano, independente do partido que estivesse filiado, conseguiu sempre um desempenho notável nas urnas, mostrando claramente que as agremiações partidárias no Brasil não possuíam e não possuem importância nenhuma. Foi uma pessoa muito prestativa e, se preciso fosse, doava até a própria camisa aos mais necessitados. Não fez dos cargos que ocupou na vida pública, durante mais de vinte anos exercidos como vereador e vice-prefeito, um meio de enriquecimento ilícito, pois, no final de sua vida ficou com patrimônio menor do que dispunha em 1982, conforme declaração de sua esposa Maria Aparecida Guiguer Aléssio.
Na metade da sua última legislatura, no dia 10 de abril de 2006, o nobre edil João Aléssio veio a óbito. Coube ao seu filho Maicon Henrique Aléssio o legado político e o compromisso com o futuro desempenho nas eleições municipais de 05 de outubro de 2008. João foi muito bem representado pelo seu filho Maicon, que obteve uma votação significativa para o legislativo municipal sideropolitano (nova bellunense), conseguindo a segunda maior votação no geral, sendo o candidato mais votado do PMDB com 542 votos.
Lúcio Ubialli lembra muito bem de uma frase do vitorioso político João Aléssio: quando entro numa disputa eleitoral, entro preparado para ganhar. E, realmente, ganhou todas as eleições que concorreu...

Nilso Dassi – Natural de Nova Belluno - Licenciado e Bacharel em História pela UNESC
Junho/2008.

Vereador Soares visita gabinete dep. Ada de Luca


O vereador Romildo Soares (PMDB) esteve quarta-feira na Assembléia Legislativa, visitando o gabinete da Deputada Ada De Luca (PMDB). Soares pediu agilidade em alguns projetos como à construção da terceira pista na SC-445 na região da “Serrinha”, e a manutenção e recuperação da estrada que liga Siderópolis ao município de Urussangua, além, de solicitar apoio há algumas indicações já aprovadas em sessão da Câmara de Siderópolis. A Deputada afirma que ira dar atenção aos pedidos, e fazer o possível para agilizar os tramites.

Fotos que fazem parte da história de Siderópolis(Nova Belluno)


Na foto pessoas importantes para a cidade de Siderópolis(Nova Belluno):
-Alcides Martins
-Zeferino Formanski
-Pedro Pacheco
-Artur Kestering

Ao ver estas fotos fotos souber outros nomes envienomes para
sidera.com.br@hotmail.com

Se você aderir faremos história.Seremos a geração que resgatou a tradição

HTML clipboard

A reunião está chegando.

Já pensaram sobre os nomes que comporão a comissão!

O Sr. João Lazzaris Neto esteve e participou da reunião da Câmara Municipal no dia 22/06/2009, 2a.feira

e se surpreendeu com a receptividade sobre o assunto. 100% dos Vereadores apóiam a idéia.

O prefeito Douglas também se pronunciou favorável através de e-mail e pessoalmente.

Vai começar o municipal de bocha 2009


No dia 03 de julho começa o municipal de bocha em Siderópolis e os primeiros jogos serão na ARUS no dia 03 de julho as 19:00 hs.

Hoje dia 25 de junho última reunião para definir tudo sobre o campeonato e também se você deseja entrar com uma equipe aproveite pois 13 equipes estão confirmadas e a sua pode estar entre as equipes que irão participar de mais um grande evento da FME em Siderópolis.


Quem sabe sua equipe de bochofilos ser a grande campeã, as 19:00 horas lá no ginásio 19 de dezembro acontecera esta reunião ,participe afinal o esporte é uma forma de lazer e de fazer amigos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Guinga recebe comissão de avicultores


Uma comissão de avicultores da região carbonífera voltou a se reunir no fim da tarde desta quarta-feira (24) com o prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga. Objetivo era dar continuidade ao movimento que está lutando por melhores condições de trabalho para a categoria.
Guinga ficou encarregado de marcar para a próxima semana a primeira rodada de negociações entre patrões e produtores. A pauta está definida desde o último sábado, quando estiveram reunidos em Siderópolis. Entre as principais queixas estão os valores pagos pelo frango, em defasagem nos últimos quatro anos.
Na segunda-feira (29) o prefeito e membros da comissão irão a Chapecó para uma reunião com o presidente do Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina (Sincravesc), Waldemar Kowaleski. “Recebemos a ligação do presidente esta tarde para incentivar o movimento e dar algumas sugestões nas negociações. O preço pago no oeste é quatro vezes maior que aqui no sul, portanto, será proveitosa nossa visita”, comentou Guinga.



Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Futsal de Siderópolis estreia na LAC


As categorias de base do futsal masculino de Siderópolis estreiam nesta quinta-feira (25) contra Forquilhinha no campeonato regional da Liga Amadora Criciumense (LAC). Os jogos começam às 18h30min, no Ginásio 19 de Dezembro. O primeiro a entrar em quadra é o time sub-13, e na sequência jogam o sub-15 e o sub-17.
O campeonato da LAC será disputado em turno único, sendo que os quatro melhores classificam-se para as semifinais e posteriormente a final. As disputadas devem prosseguir até novembro e a expectativa de Siderópolis é chegar entre os primeiros.


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

2º Swing sertanejo universitário


Aprovada colocação de placas em rua com indicação do vereador Vitto


Câmara aprova colocação de placas no cruzamento das ruas Gastão Bica de Oliveira com a Sebastião Toledo Dos Santos,para evitar futuros acidentes ,pois no referido cruzamento já houve vários acidente.
Esta indicação foi do vereador Vitto que falou da importância de se ter uma Sinalização adequada em uma rua que serve de acesso ao centro da cidade.
Esta indicação foi feita no dia 22 de junho de 2009,vamos contar os dias da aprovação áte a instalação das mesmas e quando forem colocadas vamos aqui no sidera registrar o fato e esperamos que seja logo pois precisamos de sinalização para evitar acidentes

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vereador Romildo Soares presente em sessão da câmara de Forquilhinha



HTML clipboard

HTML clipboard

vereador de Siderópolis Romildo soares esteve nesta terça feira 23 de junho acompanhando a sessão da câmara de Forquilhinha , pois Lá esta tramitando na casa o mesmo projeto de siderópolis sobre a compra de maquinas através de financiamento pelo BRDE , lá esta nas comissões , deve ir para votação na próxima sessão e deve ser aprovado segundo os vereadores



Maicon Alessio lembra que a festa do colono não pode passar em branco


O vereador Maicon Alessio lembrou que foi na festa da gastronomia em Nova Veneza onde parabenizou o governo da cidade vizinha e disse que o exemplo poderia ser seguido pelo governo de Siderópolis pois é importante não deixar essa data em branco,pois sabemos que em 2009 a festa do colono não será realizada e pode ser feita aqui mesmo que seja uma festa como foi na Veneza sem grandes shows mas sim que a data não passe em branco

A pista de Downhill da cidade de Siderópolis será inaugurada neste próximo fim de semana


A pista de Downhill da cidade de Siderópolis será inaugurada neste próximo fim de semana.

A Associação Sul de Ciclismo (Ascasul) vai realizar, no dia 27 e 28 deste mês, a terceira etapa do Campeonato Regional Sul de Downhill e as inscrições para a competição já estão abertas. Os interessados podem inscrever-se através do site www.vidaterrestre.com.br ou pelo telefone 3442-6850, com Daniele Furtado. No dia do evento também serão aceitas inscrições no local da largada

Na véspera da competição, a partir das 14h, será feita a demarcação da pista e o reconhecimento, a pé. Das 15h às 17h, a pista estará aberta para os treinos livres. No domingo, os treinos acontecerão das 8h às 10h e a partir das 10h30 ocorrerá a etapa classificatória. As finais estão marcadas para a tarde.

Serão premiados com troféu os primeiros três colocados nas suas respectivas categorias.

A associação busca motivar a prática do ciclismo em nossa região, e um grande passo que estamos dano na modalidade á pista Municipal de Siderópolis foi construída para motivar a pratica da descida e montanha, pista esta construída no alto do morro da Sub estação da Eletrosul com um fácil acesso tanto na largada, quanto na chegada bem no Cetro da cidade de Siderópolis. “A nossa meta e abrir o maior numero de pista na região Sul temos o total apoio da Federação Catarinense para realizar provas regionais. A pista será muito importante para os nossos atletas do sul de Santa Catarina mostrarem seu talento”, diz Dirlon Vieira, diretor Técnico de pista da Ascasul.

Associação Sul de Ciclismo conta com os seguintes apoios: FME Siderópolis / Vida Terrestre / Dubiketrilhas / Cicles Vieira.

Por
Eduardo Schaucoski

Telecentro começa a funcionar em Morro da Fumaça e em Siderópolis o que acontece?


Telecentro comunitário começa a funcionar em Morro da Fumaça
Com o objetivo de disponibilizar um ambiente onde as pessoas que não têm acesso à informática possam utilizar computadores, a Prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, inaugurou ontem o Telecentro Comunitário. A unidade começou a funcionar ontem e pode ser utilizada por qualquer cidadão.
São dez computadores que proporcionarão aos moradores atividades como o desenvolvimento de trabalhos, pesquisas, apresentações utilizando a data-show, tudo com o uso de materiais, como apostilas e videoaulas, além do acompanhamento de um monitor especializado. "O Telecentro irá beneficiar muitas pessoas de nosso município que não têm acesso a um computador. Os fumacenses farão bom uso de mais este espaço conquistado. Este espaço que é de todos nós", destaca a secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Rosângela Pagnan Maragno.
Os computadores do novo espaço utilizam o sistema Linux, adotado pelo Governo Federal por ser um software livre. "São todos equipamentos novos cedidos pelo Governo Federal. Todos que utilizarem os computadores serão auxiliados por um instrutor capacitado e devidamente treinado", diz o prefeito Baltazar Pellegrin.


Projetos aprovados pelos vereadores de Siderópolis

Câmara aprova colocação de placas no cruzamento das ruas Gastão Bica de Oliveira com a Sebastião Toledo Dos Santos,para evitar futuros acidentes ,pois no referido cruzamento já houve vários acidentes.

-Contratação de fonoaudióloga

-Aprovação da compra de maquinas mediante apresentação de pedidos de informações e a licitação para compra será acompanhada pelos vereadores

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vereadores aprovam aumento do período de liciença materinidade


Os Vereadores da Câmara de Siderópolis aprovaram, por unanimidade em primeira votação, o aumento do período de licença maternidade para os servidores municipais, que era de 120 dias, e passa a ser de 180 dias.

Câmara aprova financiamento em primeira votação, mas protesta por falta de informação


Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou, em primeira votação, o financiamento junto ao BRDE, através do programa Pró-vias, no valor de 1 milhão e 250 mil reais para compra de maquinas e equipamentos para manutenção da malha viária. O prazo para pagamento é de três anos e meio. Junto ao projeto, foi apresentado, e aprovado, uma emenda aditiva que prevê a formação de uma comissão de vereadores, que fará a fiscalização das licitações.

Os vereadores de oposição afirmam votar contra o projeto em segunda votação, caso o governo não responda de forma devida os pedidos de informação. “Vamos aguardar até segunda-feira, se não vamos ‘fechar a câmara’. Afinal estamos sendo feitos de palhaço, e não merecemos este tratamento”, afirma Maicon Aléssio. “Não somos contra a compra de máquinas, mas queremos respeito”, diz o líder do governo, Vereador Romildo Soares.

Sou a favor de mudar o nome de Siderópolis para Nova Belluno

Meu caro João L. Neto, junto-me, como todo prazer e entusiasmo, aos que desejam o retorno do nome Belluno a que se chama hoje, por um puro ato ditatorial, de Siderópolis. Siderópolis, desculpem-me os que não pensam de forma diferente, é apenas um nome e não identifica um povo, em especial a grande população de origem italiana.
Considerando os fatos jurídicos iniciais que deram como sendo Belluno o nome da colônia, trocar por Siderópolis foi uma ofensa aos costumes e tradições já enraizados dos descendentes de imigrantes até hoje. " Andiamo a Belluno", dizem ainda muitos hoje no interior do município." Mi son da Bellun", dizem outros.
Um outro fato é que Siderópolis é um nome puramente aleatório.Ele quer dizer "Cidade do Ferro". Não me consta que em Siderópolis( Belluno) tenha minas de ferro. O que houve foi sim exploração irresponsável do carvão, que certamente ia para Volta Redonda no Rio de Janeiro onde servia para a siderúrgica operadora com minério ferro vindo das Minas Gerais.
Também o nome de Siderópolis foi dado à Belluno por puro preconceito contra os imigrantes italianos, considerados inimigos do Brasil, no tempo da guerra, quando eram os seus maiores amigos e tendo sido chamados para colonizar a região pelo próprio governo brasileiro que lhes prometeu tudo e não lhes deu nada. O povo italiano da região do veneto, inclusive e principalmente de Belluno, fora chamado por ser povo temente a Deus, ligado à família, e especialmente trabalhador.Foi pelo seu trabalho, unindo-se a quem aqui vivia, que toda nossa região sul se desenvolveu.
É por respeito a estes imigrantes e seus descendentes que me uno aos que desejam o retorno do nome Belluno ao município tão nosso querido, que hoje se chama impropriamente Siderópolis. Deveria chamar-se por todas as razões humanas e históricas de Belluno ou Nova Belluno. Por que não retornar ao nome claro e verdadeiro? Não temos o exemplo de Treviso, logo ali ao lado? Seria colocar as coisas no seu verdadeiro lugar, quando na Itália também Treviso está, territoriamente, ao lado, vizinho de Belluno.Meus avós paternos são de Treviso, os maternos são de Belluno na Itália.
Vamos adiante com esta luta que põe as coisas em seu verdadeiro lugar, ou seja Belluno em lugar de Siderópolis.
Um grande abraço
Jorge Daros.

Fique sabendo um pouco da história G.E.Dr. Tullo Cavallazzi



CONHEÇA UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DA

EEB DR. TULLO CAVALLAZZI

Antes de 1956 a escola funcionava em casas de moradia e chamava-se “Escola Reunida Almirante Vital de Oliveira”.

Em 1956 a escola passa a chamar-se “Grupo Escolar Dr. Tullo Cavalazzi”.

Em 1968 o Grupo Escolar passa a funcionar junto ao Ginásio Normal Engenheiro Augusto Batista Pereira, onde funcionava o antigo SENAI que pertencia a CSN.

Em 1969 a escola instalou-se no referido prédio sob regime comodatário.

A partir de 1971, por Lei Federal, o Grupo Escolar e o Ginásio se unem oferecendo o curso de 1º grau (1ª a 8ª série) com o nome de Escola Básica Dr. Tullo Cavallazzi.

A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) em 21 de agosto de 2000 passa a escritura da escola ao Governo do Estado de Santa Catarina.

Pela Resolução 073/CEE e Decreto 2958 de 2001 a escola passa a denominar-se Escola de Educação Básica Dr. Tullo Cavallazzi atendendo ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série).

Pelo Decreto N 3.867 de 19 de dezembro de 2005 é regulamentada a implantação e implementação da Escola Pública Integrada na EEB Dr. Tullo Cavallazzi

NOSSO PATRONO... DR. TULLO CAVALLAZZI

O Doutor Tullo Cavallazzi nasceu na Itália em 27 de outubro de 1876 e faleceu em 17 de maio de 1926.

Foi o primeiro Engenheiro Agrônomo de Santa Catarina iniciando sua carreira na Estação Agronômica de Florianópolis (hoje residência do Governador).

Fez estudos com mudas de vinhas, aclimatizando-as para serem plantadas em Santa Catarina (Urussanga)

Foi Diretor da Empresa Agrícola e Industrial de Tubarão.

Dirigiu serviços na Companhia Lage (Lauro Muller)

Exerceu sua profissão com presença atuante na região de Tubarão.

O título de Patrono desta escola foi em 1956, em ato solene, com a presença de familiares, pelo reconhecimento de seu trabalho nesta região.

A ESCOLA HOJE...

A escola funciona em período integral das 9h às 16h30.

A escola possui uma área construída de 1.210,00 m² e sua área total é de 7.540,44 m².

Atende cerca de 200 alunos, do bairro e proximidades, no Ensino Fundamental distribuídos em 10 turmas.

Possui 32 funcionários, sendo: 01 Diretor, 01 Assistente de Educação, 02 Assistentes Técnico Pedagógico, 05 serventes, 23 professores.

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS / 2009

NOME

FUNÇÃO

Adriana Feltrin Zanellatto

Diretora

Márcia Vieira de Medeiros

Assistente de Educação

Ana Maria Donadel Aguiar

Assistente Técnico Pedagógico

Eliana Damiani Marini Remor

Assistente Técnico Pedagógico

Alexandra de Souza

Merendeira

Salete Zampoli Trento

Merendeira

Carmem Lúcia Soares

Servente

Maria das Graças Rodrigues

Servente (Licença)

Silvana

Servente

Geral do Américo

Servente

Kátia Gabriela Alano Ambrosio

Professora

Vanessa Zanette Pacheco

Professora

Carla Fabiana Martins

Professora

Silvana Aparecida Pereira De Leão

Professora

Lucília Ostetto de Souza

Professora

Rosemar Romualdo Rossa

Professor

Armi Ludnira Gava

Professora

Fabíola Padilha Caetano Bez

Professora

Andréia Cesa

Professora

Rosangela Rossa de Souza

Professora

Elisete Bento da Silva

Professora

Maria Helena Lazzarin

Professora

Marianne Aléssio da Silva

Professora

Rita de Cássia Rossa

Professora

Morgana Ambroso Gross

Professora

Marlene Larroyd Warmeling

Professora

Jucineia Nunes

Professora

Ana Paula Alves

Professora

Tatiana Cristina Dias Rufino

Professora

Manuela Rossa de Souza

Professora

Adriana Perdoná Pazzeto

Professora

Larissa Zampoli Feltrin

Professora

PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2009:

1. Acuidade Visual

2. Proerd

3. Educação e Prevenção na escola

4. Cidadania e Direitos Humanos

5. Projeto Literatura: Monteiro Lobato

6. Relação Étnico-Racial-Cultural

7. Educação no Trânsito

8. Maçã na Escola : Melhor Qualidade de Vida

9. Horta Escolar: Aprendendo a Cultivar

10. Projeto LEGO Educacional

NOSSA APP 2009 /2011...

Presidente: Jorge Luiz Tramontim

Vice-Presidente: Cristiano Gonnzales

1º Secretário: Mariluci Kroth

2º Secretário: José Soares Bernardo

1º Tesoureiro: Elizabeth Fortunato

2º Tesoureiro: Marco Roberto Blasius

Representante do Corpo Docente: Elisete Bento da Silva

Conselho Fiscal: Adriana Feltrin Zanellatto

Andreia Cesa

José Luiz Philippi

Sheila Gonzáles

Anaci Ana Brunel

Terezinha Rovaris (suplente)

NOSSO CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR...

01 Representante dos Pais Tutilar : Sheila Gonzáles

01 Representante dos Pais Suplente: José Soares Bernardo

01 Representante dos professores Titular: Elisete Bento da Silva

01 Representante dos professores Suplente: Andreia Cesa

01 Representante dos Alunos Titular: Gustavo Tramontim

01 Representante dos Alunos Suplente: Jefferson Garlini

NOSSO GRÊMIO ESTUDANTIL...

Presidente: Gustavo Tramontim

Vice-Presidente: Karize Fernandes

1º Secretário: Maria Eduarda Bittencourt

2º Secretário: Adilon Antonio Magalhães

1º Tesoureiro: Igor Bornhausen

2º Tesoureiro: Jefferson Garlini

Diretor de Esporte e Cultura: Haguiston Cossa da Silva e Jonathan Elias

Diretores: Maria Leia Tramontim, Lucas do Livramento, Fernanda de Souza Oliveira, Richard Nascimento, Satorno, Dilan Gregory Paes Savi, Alex Junior Assunção da Rosa, Ramila Scussel De Mattia, José Tomaz da Silva Neto, Julia Damazio Vieira, Larissa da Silva Nascimento

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade; sem ela , tampouco a sociedade muda!

(Paulo Freire)

Aos eternos apaixonados pela EEB Dr. Tullo Cavallazzi o nosso abraço, o nosso carinho!