Meu caro João L. Neto, junto-me, como todo prazer e entusiasmo, aos que desejam o retorno do nome Belluno a que se chama hoje, por um puro ato ditatorial, de Siderópolis. Siderópolis, desculpem-me os que não pensam de forma diferente, é apenas um nome e não identifica um povo, em especial a grande população de origem italiana.
Considerando os fatos jurídicos iniciais que deram como sendo Belluno o nome da colônia, trocar por Siderópolis foi uma ofensa aos costumes e tradições já enraizados dos descendentes de imigrantes até hoje. " Andiamo a Belluno", dizem ainda muitos hoje no interior do município." Mi son da Bellun", dizem outros.
Um outro fato é que Siderópolis é um nome puramente aleatório.Ele quer dizer "Cidade do Ferro". Não me consta que em Siderópolis( Belluno) tenha minas de ferro. O que houve foi sim exploração irresponsável do carvão, que certamente ia para Volta Redonda no Rio de Janeiro onde servia para a siderúrgica operadora com minério ferro vindo das Minas Gerais.
Também o nome de Siderópolis foi dado à Belluno por puro preconceito contra os imigrantes italianos, considerados inimigos do Brasil, no tempo da guerra, quando eram os seus maiores amigos e tendo sido chamados para colonizar a região pelo próprio governo brasileiro que lhes prometeu tudo e não lhes deu nada. O povo italiano da região do veneto, inclusive e principalmente de Belluno, fora chamado por ser povo temente a Deus, ligado à família, e especialmente trabalhador.Foi pelo seu trabalho, unindo-se a quem aqui vivia, que toda nossa região sul se desenvolveu.
É por respeito a estes imigrantes e seus descendentes que me uno aos que desejam o retorno do nome Belluno ao município tão nosso querido, que hoje se chama impropriamente Siderópolis. Deveria chamar-se por todas as razões humanas e históricas de Belluno ou Nova Belluno. Por que não retornar ao nome claro e verdadeiro? Não temos o exemplo de Treviso, logo ali ao lado? Seria colocar as coisas no seu verdadeiro lugar, quando na Itália também Treviso está, territoriamente, ao lado, vizinho de Belluno.Meus avós paternos são de Treviso, os maternos são de Belluno na Itália.
Vamos adiante com esta luta que põe as coisas em seu verdadeiro lugar, ou seja Belluno em lugar de Siderópolis.
Um grande abraço
Jorge Daros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário