quarta-feira, 10 de junho de 2009

A primeira quadra esportiva coberta em Sider�polis




A PRIMEIRA QUADRA ESPORTIVA COBERTADO MUNICIPIO DE SIDERÓPOLIS – SC
O ginásio de esporte do Colégio Dom Orione foi construído para atender não só aos estudantes do próprio educandário, mas também a toda comunidade sideropolitana.
Construído na década de 1960 como exigências da Secretária da Educação para a implantação do curso científico na cidade.
Naquela época, a direção do Colégio Dom Orione percebeu a importância de implantar o curso científico (hoje, ensino médio), para atender a uma grande reivindicação da comunidade.
Pode-se afirmar que o Padre Luiz Ângelo Frison foi o grande responsável pelo empreendimento. Segundo palavras do próprio Padre, teve que ir à Itália buscar dinheiro junto a sua família, além de ele mesmo ter que fazer o projeto da obra, ou seja, foi o engenheiro e o arquiteto.
A obstinação do Padre fez com que o projeto saísse do papel e se concretizasse no espaço físico em torno do colégio.
A colocação de elementos vazados, confeccionados em cerâmicas, nas partes superiores das paredes, concebidos e projetados pelo Padre Frison, representou um aspecto técnico muito interessante.
Por se tratar de uma quadra onde se pratica o futebol da bola pesada, as janelas de vidro não resistiriam por muito tempo e, em contra partida, com essa cerâmica, além da segurança teríamos uma ventilação perfeita e constante, tanto no verão como no inverno.
Disse o Padre que, quando terminou a construção, teve que mentir para um determinado fiscal, dizendo que a obra foi uma simples reforma de um prédio antigo.
Enfim, a quadra de esporte foi concluída em setembro de 1967 sem muito alarido, uma vez que todos os projetos técnicos inexistiam.
Os torneios de futebol de salão disputados nessa quadra durante 10 anos aproximou toda a cidade. Já se antevia, em Siderópolis, a formação de bons atletas na modalidade de futsal, a qual culminou com a participação do município nos XV JASC.
A quadra de esporte foi um sucesso em Siderópolis porque era a única e, nos primeiros torneios de futebol de salão, o povo lotava as suas dependências.
Surgiram as equipes do Rio Fiorita, do Treviso, da Sede e a equipe do Seminário.A primeira participação de Siderópolis nos XV JASC (realizado em Criciúma/SC de 19 a 26 de outubro de 1974), na modalidade de futsal, começou no dia 19.10.74 contra a CME de Rio Negrinho na quadra de esporte do Bairro Metropol.
A vitória coube ao selecionado sideropolitano pelo placar de 1×0. O segundo compromisso no mesmo local contra a CME de Canoinhas, no dia 22.10, ocorre mais um triunfo de Siderópolis pela contagem de 4×2. O confronto seguinte, contra a CME de São Bento do Sul, foi realizado nas dependências do Ginásio de Esportes do Colégio Marista, no dia 29.10, e novamente uma vitória "suada" por 1×0 da equipe da montanha, tendo como técnico o Sr. Alberto Roberge.
No dia seguinte, no último compromisso nos XV JASC, a parada foi indigesta.
Siderópolis enfrentou o selecionado de Florianópolis, comandado pelo melhor atleta da competição, Renato Sá.
A equipe da capital seguiu em frente na competição com uma vitória por 3×0 e nas partidas seguintes tornou-se a campeã no futsal.
A participação do torcedor sideropolitano nas arquibancadas durante os jogos foi espetacular, as quadras estiveram sempre lotadas.
A formação titular do selecionado sideropolitano na oportunidade era a seguinte: Helinho (Helio Florentino), Kika (Rosemar Romualdo Rossa), Vilsinho (Vilson Moacir Cesa), Nicanor Piacentini (Taco) e Nilso Dassi e com participação também significativa do atleta Caçula (Osvaldo Rossa).
Assisti à construção da quadra mencionada neste relato e tive participação ativa como atleta de futsal da FME de Siderópolis na década de 1970.
Com enorme satisfação, posso afirmar que escrevendo este artigo, fiz uma viagem num tempo passado de que tão intensamente vivi.
Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História – UNESC – 2006/2Sideropolitano.
Em pé Padre Adilson, Marcos Feltrin, Caçula, Lola e Lucio Lazzaris.Agachados: Vilson Cesa (Vilsinho), Nilso Dassi, Taco, Romelino e o Sr. João Cascaes (já falecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário