sábado, 31 de julho de 2010

São Martinho é campeão da VI Taça Tubozan

MAIS FOTOS
O São Martinho sagrou-se campeão do municipal de futebol amador de Siderópolis, 6ª Taça Tubozan. Na final inédita disputada na tarde deste sábado (31) contra a Cooperca, o São Martinho empatou no tempo normal pelo placar de 3 a 3 e venceu na prorrogação por 1 a 0 e ficou com o título.



No Estádio Mozart Vieira, no Rio Fiorita, a Cooperca saiu na frente com dois gols de Tiago, o artilheiro do campeonato com oito gols. No entanto, ainda no primeiro tempo o São Martinho descontou com Buiú. Na etapa final a equipe conseguiu o empate com Souza. Adavilson fez Cooperca 3 a 2, mas Adaílton empatou nos minutos finais, 3 a 3.



Na prorrogação, Buiú decretou o primeiro título do São Martinho na competição. O prefeito Douglas Warmling, o Guinga, o vice, Elvi Donadel fizeram a entrega da premiação. O Ajax levou troféu pela defesa menos vazada da Taça Tubozan.



Decisão do Municipal 2010 Futebol de Campo em Siderópolis

MAIS FOTOS
Enfim chega o grande dia onde todas as equipes inscritas almejam que é a grande final e quem chegou à finalíssima foram Cooperca e São Martinho.


Todas as providências foram tomadas para que o jogo tivesse inicio ás 14h30min, se não fosse por um pequeno detalhe, equipe de arbitragem chega 20 minutos atrasada e o jogo só começa às 15.05, com 35 minutos de atraso. Arbitragem e atletas preparados para o inicio da partida, logo no inicio de jogo a equipe da Cooperca já mostrava que seria um time ofensivo e não demorou muito, logo aos 2 minutos de jogo em cobrança de escanteio Tiago de cabeça abre o placar em favor do time da Cooperca. Aos 11 minutos Ricardo (08) da equipe da Cooperca recebe o primeiro cartão amarelo da partida.O segundo gol da partida veio aos 16 minutos numa vacilada da defesa do são Martinho, Tiago (16) roubada de bola e deixa Adavilson na frente do goleiro Vanderlei e faz 2 x 0 Cooperca.Aos 22 minutos do primeiro tempo a equipe do São Martinho Faz substituição, sai Gilbert (14) para a entrada do atacante Claudiomir (ex Criciúma) para dar mais movimentação ao ataque .No inicio da partida eram 22 atletas em campo sendo que apenas 3 eram de Siderópolis e agora com a saída de Gilbert ficam em campo apenas 2.Aos 25 minutos Dinho da Cooperca recebe cartão amarelo.Com a entrada de Claudiomir, o São Martinho ganha forca no ataque e Buiu de falta aos 32 minutos faz o primeiro gol do São Martinho, agora Cooperca 2 x 1 São Martinho.Aos 35 minutos Dinho comete falta e o arbitro deixa passar em branco, pois só avisou o atleta que ele já tinha cartão amarelo.Aos 39 minutos grande defesa do goleiro Fretta da equipe da Cooperca numa cobrança de falta pela ponta esquerda.Aos 42 minutos cartão amarelo para Marcel (05) da equipe do São Martinho e o primeiro tempo acaba com o placar favorecendo a equipe da Cooperca 2 x 0.

O segundo tempo começou com cautela por parte das duas equipes e aos 2 minutos de jogo cartão amarelo para Fi (06) do São Martinho. Aos 10 minutos Juninho (10) empata a partida 2 x 2. Adavilson em contra ataque rápido novamente marca para a Cooperca aos 18 minutos, agora Cooperca 3 x 2 São Martinho e neste momento Nivaldo Bez Birolo alerta sua equipe “ vamos prestar atenção na marcação pois quem tem que atacar agora são eles “ Aos 25 minutos substituição no são Martinho, sai Ricardo (08) e entra Juca Bala, lembrando que o atacante Juca Bala que é atleta de Siderópolis só não iniciou o jogo pela equipe do São Martinho por que chegou atrasado.Dinho comete falta e pela segunda vez o arbitro não deu cartão amarelo ao atleta, pois seria expulso já havia recebido cartão na etapa inicial.aos 35 minutos Vanderlei goleiro do São Martinho faz uma grande defesa evitando assim o quarto gol da Cooperca.Aos 40 minutos Juninho (10) da equipe do São Martinho faz seu segundo gol na partida e o terceiro de sua equipe , igulando o placar Cooperca 3 x 3 São Martinho .

Aos 42 minutos Tábua (039 São Martinho recebe cartão amarelo e o jogo termina com empate entre as duas equipes.



Prorrogação

Num jogo aberto as duas equipes procuraram definir a partida, mas foi o São Martinho que marcou o único gol de Buiu (7) que deu o título a uma equipe que em 2010 levanta o seu segundo título, o primeiro foi no Praião Serie b 2010 e agora é campeã do Municipal de Siderópolis.

Parabéns a todas as equipes envolvidas na Competição.



O Prefeito Guinga disse “a competição vem coroar mais uma vez o esporte de Siderópolis, relembrando grandes jogos realizados por duas equipes que fizeram história no futebol da região que são Itaúna A. C. e G. E. Treviso”

Estiveram presentes o vice prefeito Elvi Donadel, vereador Romildo Soares, secretaria de desenvolvimento Magna Stopazolli, secretario de obras Vanio Nava.

O publico esteve presente ao estádio Mozart Vieira em bom numero e a ambulância esteve presente com o motorista José Carlos Bonassa e a técnica em enfermagem Eliene a “nana”.




quarta-feira, 28 de julho de 2010

Baile da 3° idade (28/07) no Siderópolis Clube, com escolha da Rainha e Princesas.

MAIS FOTOS

Sábado tem decisão do municipal 2010 futebol de campo

Neste sábado a partir das 14:30 no estádio Mozart vieira no Rio Fiorita decisão entre as equipes da Cooperca x São Martinho.


A Cooperca e o são Martinho Vão em busca de seu primeiro título, lembrando que o São Martinho já foi campeão no Praião Serie B em 2010 e vai em busca de mais um título.

A Cooperca deixou escapar seu primeiro título em 2005 quando decidiu o campeonato com a equipe da Vila esperança, mas na oportunidade mesmo sendo a favorita a Cooperca ficou com o vice campeonato.

A história se repete em 2010, pois novamente a equipe da Cooperca é na opinião de muitos a grande favorita.

Favoritismo a parte o importante é sabermos que vamos ter um grande espetáculo de futebol no próximo sábado e com certeza o campo do Itaúna estará lotado e então vamos conhecer o campeão de 2010.

Em 2009 a equipe do Estrela foi a grande campeã.



Prestigie o esporte de Siderópolis, vamos todos a esta decisão do futebol de campo.

A arte da cachaça


Por Silvio Domingos

Família de São Martinho ajuda a manter viva a tradição da produção artesanal da bebida.

Dando continuidade a uma tradição passada de pai para filho, Jaime e Ernesto De Nez trabalham diariamente no cultivo da cana-de-açúcar e na produção artesanal da cachaça. Trabalho que aumenta nesta época do ano, quando o frio e ideal para o corte da planta e a conseqüente produção da bebida.

Seus pais, Primo e Rosalina De Nez, que foram durante 3 anos o Nono Bepe e a Nona Gema, casal símbolo da Festa do Colono de Sideropolis, contam que, apesar de algumas adaptações modernas, as técnicas usadas para a obtenção da cachaça remontam aos tempos dos avos, no inicio da colonização do município. “O local do engenho também e o mesmo, mas a tração e a motor”, diz Dona Rosalina, referindo-se a ausência do boi, usado para mover o engenho no passado. Ao ser perguntado sobre a continuidade do negocio na família, Seu Primo responde com uma certa hesitação nada peculiar a sabedoria dos seus quase 80 anos: “Ensinei tudo pra eles. Se eles quiserem continuar...”



E a duvida se justifica. Apesar do entusiasmo mostrado pelos filhos com a terra e a produção da cachaça, Seu Primo sabe que muitos outros jovens já trocaram o campo pela cidade, findando assim negócios que envolveram gerações. Uma incerteza reforçada por um dos filhos: “Já produzimos bem mais. Nosso negocio mais forte agora e a banana.” E que do alambique dos De Nez, que já produziu uma media de 12 mil litros, hoje so sai de 6 a 7 mil litros de cachaça, proveniente de 2,5 hectares de cana.

Mas as dificuldades vão muito alem do trabalho árduo do campo. “O imposto sobre bebidas alcolicas e altíssimo e um problema para o produtor que busca a legalidade. E inevitável que o custo seja repassado ao consumidor.” Vale lembrar o leitor que um litro de cachaça artesanal de Sideropolis nos moldes atuais custa em media R$ 4,00. Com o registro da marca, impostos e custos contábeis o preço possivelmente subiria.



Para Krieger Santos Leopoldo, biólogo e extensionista rural da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, se o poder publico e os produtores unidos e legalizados não agirem logo, vai ficar cada vez mais difícil a sobrevivência num mercado que tem excluído os pequenos produtores e valorizado a produção industrial em larga escala. A cachaça de Sideropolis ta caindo de madura pra ser um grande negocio. Infelizmente ainda temos pessoas de mentalidade atrasada que acham que a cachaça e uma imagem ruim pro município”, afirma Krieger. E completa: “Falta reforçar o requinte da bebida e trabalhar a imagem da cachaça artesanal de qualidade. Cachaça não e so uma bebida de boteco.”


PRODUTORES SE ORGANIZAM

Como parte da programação da XX Festa do Colono de Siderópolis, o Centro Social Urbano recebeu na última quinta (15) o Engenheiro Agronomo Herbert Hentschel, da EPAGRI de Florianópolis, para uma palestra sobre a cachaça e as principais questões envolvidas para produzir uma bebida de qualidade diferenciada. Dentre os presentes, produtores de toda a região, incluindo Siderópolis. Dois destes últimos já fazem parte da Cooperativa Familiar Agroindustrial Sul Catarinense – COFASUL, que busca auxiliar agricultores na organização e busca coletiva por melhor qualidade e comercialização de seus produtos. A COFASUL só aguarda documentação junto ao Ministério da Agricultura para assim iniciar plena atividade. “A partir daí, qualquer produtor interessado pode se juntar a nós”, diz o seu presidente, Tarcísio Goldinho, vislumbrando melhores dias e negócios aos produtores membros. E este talvez seja mesmo o futuro da cachaça de Siderópolis e o fim das incertezas de Seu Primo De Nez.

Êxodo de atletas com transferência de títulos

Difícil de acreditar, mas esta acontecendo exatamente isso e alguma providência deve ser tomada.

A brecha no regulamento das competições internas deixa esta opção aos atletas, sendo que vários atletas da região transferem seus títulos para cidades vizinhas.

O caso mais recente é no esporte de Treviso, onde atletas de Siderópolis estão transferindo seus titulos para lá, tendo assim a possibilidade de participar de campeonatos de futsal, futebol suíço e outras modalidades, pois esta no regulamento que só jogarão atletas que morem ou votem em Treviso.

Os atletas estão no seu direito, não estão cometendo nenhum delito.

Os responsáveis precisam tomar duas providências:

1 – Mudar a cláusula do regulamento que diz “morar ou votar”, podendo participar de competições internas somente quem vota em Siderópolis, isto também deve acontecer em outras cidades, no caso de atletas menores de idade e que não tenham direito a voto ai sim apenas morar na cidade sede da competição.

2 – Diversificar o número de modalidades para que os atletas participem do esporte em suas cidades.

Opinião de Fabrico- “A culpa é da organização do esporte em Siderópolis, por que se tivesse outras modalidades os atletas não precisariam transferir seu titulo”.

Opinião Luchese Garlini- “Já pensei seriamente em transferir meu título de eleitor para Treviso para poder disputar o campeonato de futsal de lá, pois quase não há opções aqui em Siderópolis”.

Quando acontecem competições municipais, ela tem um único objetivo que é a de confraternização entre as comunidades da cidade, por isso devemos pensar seriamente para as próximas competições fazendo esporte para o sideropolitano, não importa se o nível técnico vai ser baixo, o importante é que estamos dando lazer aos munícipes que é a principal razão das competições se chamarem “municipais”.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Vereadores pedem a criação da Intendência do Rio Jordão

Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou indicação solicitando a criação da intendência da comunidade do Rio Jordão. A iniciativa é do vereador Valdemir Carminatti (PP), com a intenção de diminuir o tempo de deslocamentos das máquinas que fazem a manutenção das estradas, que serão adquiridas nos próximos meses pelo programa pró-vias. O vereador Maicon Aléssio (PMDB) argumentou que antes da criação da intendência, deveria ser reformada a garagem da Secretaria de Obras: “Não sou contra a criação da intendência. Sou contra a criação da extensão de algo que não existe. A garagem está caindo aos pedaços”.

Vereador pede manutenção na Vila São Jorge

O vereador Romildo Soares (PMDB) solicitou, por meio de indicação, a Secretária de Obras termine a manutenção na Rua João Rochi, na Comunidade de Vila São Jorge. Segundo o vereador, as maquinas fizeram parte da Rua, deixando pouco mais de 100 metros para trás. O que dificulta o acesso ao final da rua, principalmente em dias de chuva, por ser um local íngreme. Ainda segunda o Soares, os drenos estão entupidos. “É preciso fazer os reparos antes que cheguem o verão e as enxurradas”, afirma.



Esgoto corre a céu aberto na Vila São Jorge

O esgoto que corre ao céu aberto que corre na Rua Domingos Sorato e Antonio Esmeraldino Inácio, no Bairro Vila São Jorge, foi o tema da indicação aprovada pelos vereadores de Siderópolis, com iniciativa do líder da oposição, Romildo Soares (PMDB).


“É coisa de 50 metros, onde o esgoto corre a céu aberto. Isso pode trazer doenças para quem vivi na comunidade”, alerta Soares. “Espero que a administração tome providencias para resolver o problema”, completa.



Treviso promove ação com foco na Saúde do Homem

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Treviso, em visita ao grupo de Hipertensos e Diabéticos da comunidade de Volta Redonda, aproveitou a grande presença masculina para tratar de um importante tema: A Saúde do Homem.



Segundo a Secretária de Saúde, Maria de Lurdes Spricigo Freccia, foram repassadas informações sobre os problemas que afetam diretamente a população masculina, com destaque para o câncer de próstata. “Queremos buscar formas de facilitar e aumentar o acesso da população masculina aos serviços de saúde e acredito que em breve teremos novidades”, comentou.



De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada. Para a assistente social Maria das Graças Losso, trabalhar a saúde do homem é fundamental. “Nossa intenção é ampliar, por meio das atividades de educação em saúde, o acesso dos homens às informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que afetam a população masculina”, destacou Graça.


Foto em anexo : Assistente Social Maria das Graças Losso conduzindo o encontro em Volta Redonda.

Intendência no Rio Jordão

Materia relacionada

Na sessão da última segunda feira (26/07) foi aprovado projeto de lei para fazer uma intendência no Rio Jordão.

Esta intendência seria a extensão da garagem central para esta comunidade. Segundo o vereador Valdemir Paulo Carminatti, facilitaria e muito, pois se teria mais agilidade não desperdiçando tanto tempo para o deslocamento de maquinas até esta comunidade, já que as maquinas se encontrariam no local dos trabalhos a serem realizados.

Por 8 x 1 votos o projeto foi aprovado, Maicom Aléssio foi o único que votou contra, questionou que fazer uma intendência(garagem no Rio Jordão) sendo que a que temos esta em ruínas, primeiro vamos deixar em condições esta que temos no centro de Siderópolis e depois se pensar em fazer outra.

Além do projeto da intendência o vereador Romildo Soares disse ter recebido varias reclamações quanto à manutenção de estradas na Vila São Jorge, pediu para que a secretaria de obras que realize os trabalhos.

A vereadora Jucelia Longo Scaini disse que não devemos achar culpados para a situação que se encontra o Instituto Nossa Senhora de Lurdes, mas sim nos unirmos para que este estabelecimento de ensino seja reaberto, não ficando no abandono que esta hoje.

Um ofício foi enviado assinado por todos os vereadores à direção do Instituto Nossa Senhora de Lurdes para que se possa ter o Instituto novamente na ativa.

Resultados campeonato municipal de Bocha


Com jogos nas segundas e quintas feiras prossegue em Siderópolis o municipal de Bocha.

2° 26/07
São Martinho Alto 2 x 0 Choqueiro
Kilatto 1 x 1 S. Pedro

Foto: Camisa verde equipe S. Pedro

2° 19/07
São Pedro 0 x 2 Arus
Choqueiro 2 x 0 São Martinho baixo
5° 22/07
Alto Rio Maina 0 x 2 Kilatto
Rio Fiorita 1 x 1 São Martinho Alto

Chave A
Alto Rio Maina – 0
São Martinho Alto – 2
São Martinho Baixo – 0
São Pedro - 1

Chave B
Kilatto – 3
Arus – 2
Choqueiro – 2
Rio Fiorita – 1

Semifinal:
1Ax 2B
1B x 2A

Foto. Camisa amarela equipe Kilatto





Família Tullo CAvallazzi agradece


Os professores,Alunos, pais e APP agradecem a todos pela presença ao Bingo Junino do Tullo CAvallazzi


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Centro de Eventos em Siderópolis pode não ser só projeto


Começou os trabalhos de limpeza da área onde foi realizada a XX Festa do Colono em Siderópolis.

O espaço a ser utilizado para futuras festas não deverá ser o mesmo, estivemos conversando com o secretário de obras, Sr Vânio Nava que esta otimista em relação ao processo de escolha de um novo local, ”Temos dois locais para fazermos um Centro de Eventos, o que temos que fazer é definir o mais rápido possível qual destes locais é o mais viável para já começar a terraplanagem do mesmo”.

Vânio Nava ainda disse que “Os trabalhos de construção da escadaria no fim da Rua José faceto devem ser iniciados, assim como a continuação das obras da calçada da Avenida Porfírio Feltrin”.

domingo, 25 de julho de 2010

A Importância da Família na Formação do Caráter Cristão

Dizer que a família é projeto de Deus, que nasce no coração de Deus, embora seja para muitos um lugar comum, nunca é demais repetir essa verdade.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Se a minha atitude com a igreja é sempre de crítica e de murmuração, a igreja não será para eles um lugar que eles desejaram estar quando tiverem a opção de escolher, quando forem livres. Por outro lado, as crianças são observadoras e se as nossas atitudes fora da igreja não correspondem àquilo que nós pregamos ou cantamos, a igreja para elas será apenas um lugar de encenação, de fingimento.

Vale lembrar que se assim o fizermos, isto é, ensinar com as palavras e com o exemplo, teremos a nossa consciência tranqüila diante de Deus de que fomos responsáveis com a preciosa herança que Deus nos deu para administrar; os nossos filhos.


Foto: Eduardo ,Duda, Gisele, Larissa e o Bispo D. Jacinto


Dom Jacinto Inácio Flach, visita Siderópolis

No domingo (25/07) esteve em Siderópolis, Dom Jacinto Inácio Flach


Bispo Diocesano de Criciúma.

Convidado a visitar a Paróquia de Siderópolis, o Bispo veio com muita alegria e até brincou que deveria ter vindo antes, pois se sentiu em casa pela acolhida dos fiéis de Siderópolis.

Uma celebração que contou com grande número de fieis e animada pelo grupo de cantores.

O bispo resultou a importância da família na igreja, os pais devem dar o exemplo para que seus filhos possam seguir o bom exemplo.

Ao final da celebração o Bispo foi presenteado por representantes das comunidades.

Quem esteve presente recebeu a bênção das chaves de seu carro, hoje é dia do padroeiro dos motoristas (São Cristóvão).


sábado, 24 de julho de 2010

Começa a segunda fase do campeonato municipal de Bocha

Com jogos nas segundas e quintas feiras prossegue em Siderópolis o municipal de Bocha.

Quatro jogos foram realizados:

2° 19/07

São Pedro 0 x 2 Arus

Choqueiro 2 x 0 São Martinho baixo



5° 22/07

Alto Rio Maina 0 x 2 Kilatto

Rio Fiorita 1 x 1 São Martinho Alto

sexta-feira, 23 de julho de 2010

E. E. F. Deputado Sílvio F. aguarda vistoria


A Escola de Ensino Fundamental Deputado Sílvio Ferraro aguarda vistoria do ministério público para recomeçar as aulas.

A reforma esta concluída, mas desde terça feira (20) a direção espera pela vistoria.

Hoje os alunos se encontram de “férias” devido a este problema.

As autoridades responsáveis pelo caso têm que se mexer e resolver este grande problema, que é a ausência em sala de aula devido ao problema de estrutura do prédio, que agora parece estar solucionado, só aguardando vistoria do órgão competente.

Festa julina de encerramento do 1° semestre do CEI


O Centro de Educação Infantil situado no Centro social urbano (centro) fez sua festa de encerramento hoje (23), a meninada se divertiu com danças e guloseimas típicas das festas julinas.

As Diretoras Mônica e Daiane, Professores: Sandra, Salete, Bel, Carmem, Rosana, Ângelo e Fred, junto com alunos fizeram a festa.