sexta-feira, 30 de março de 2012

Protesto contra a desindustrialização


Trabalhadores e empresários se reuniram quarta-feira (28), em Florianópolis, em mais um protesto contra a desindustrialização. O Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego começou às 15 horas, na Praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa.
Os manifestantes cobraram dos governos medidas para controlar a valorização do câmbio, queda nas altas taxas de juros e investimentos em infraestrutura. Além dos líderes das Centrais Sindicais, participaram da manifestação caravanas de Blumenau, Brusque, Itajaí e Criciúma. Entre as entidades patronais, compareceram representantes da federação das indústrias e Abimaq.
Os manifestantes entregaram a pauta do movimento ao governador Raimundo Colombo e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio.
Fonte: NCST-SCl

Movimento de Irmãos


Hélio dos santos e sua esposa Albertina  coordenadores do Movimento de Irmãos com  Neide Pazzetto a orientadora da liturgia da igreja nossa Sr. Aparecida ,reunidos para movimentar os trabalhos da Paróquia.

Líderes do PSDB de Siderópolis, gente que honra sua palavra


E cada vez mais a palavra perde seu valor. Cada vez mais o ser humano deixa de ter valor perante um papel. Sua palavra não mais expressa sua vontade, mas apenas um papel, onde são colocados elementos, informações, para atestar, comprovar, até mesmo honrar uma palavra. 
Mesmo diante destas afirmações o PSDB de Siderópolis mantem a palavra dada. O fato é que o PSDB de Orleans, Forquilhinha, Cocal do Sul e Siderópolis, estão sendo pressionados a fazer coligação com o PP, isto é estender a composição selada em Criciúma. Dascidades citadas apenas Siderópolis já tem empenhada a palavra de coligação com PMDB, PSD, PT. “Palavra dada por um homem vale mais que um escrito”.   

Líderes do PSDB de Siderópolis, gente que honra sua palavra


E cada vez mais a palavra perde seu valor. Cada vez mais o ser humano deixa de ter valor perante um papel. Sua palavra não mais expressa sua vontade, mas apenas um papel, onde são colocados elementos, informações, para atestar, comprovar, até mesmo honrar uma palavra. 
Mesmo diante destas afirmações o PSDB de Siderópolis mantem a palavra dada. O fato é que o PSDB de Orleans, Forquilhinha, Cocal do Sul e Siderópolis, estão sendo pressionados a fazer coligação com o PP, isto é estender a composição selada em Criciúma. Dascidades citadas apenas Siderópolis já tem empenhada a palavra de coligação com PMDB, PSD, PT. “Palavra dada por um homem vale mais que um escrito”.   

Aula de Lingua Italiana



Inicio dia 02/04/2012 ( segunda-feira)
Horário: 19:00 ás 22:00 horas
Local : José do Patrocínio

quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto Solidariedade do Colégio Dom Orione

21/03: Noemia Rossa Dassi:
(5°ano  do Ensino Fundamental I).

´´ Com muito amor e carinho, nós viemos te visitar, esperamos que você melhore , queremos te ajudar. Este é um trecho de uma das paródias que fez parte da visita especial ao idoso.
No dia 21 de março no período vespertino, os alunos do 5°ano , foram abençoados ao visita a senhora Noemia Rossa Dassi, pois tiveram a oportunidade de conhecer um encanto de mulher. Com seus 82 anos, completando 83 em dois de julho, ainda  independente, teve seus doze filhos, viúva há aproximadamente 30 anos, uma mulher batalhadora, gosta muito de trabalhar (no quintal, em casa), muito simpática, transmitindo seu carisma  a todo momento, sensível ao ouvir, apaixonante ao contar sua história. Este dia será inesquecível para os alunos, pois a presença de Deus e as homenagens transmitidas por eles segundo o carisma de São Luiz Orione, estava manifestada no aconchego daquele lar, na presença de dona Noemia e na harmonia da luz do sol que nos acompanhava. 
Desde o momento da sala de aula nas preparações das atividades para esse encontro, até a apresentação das mesmas, os educandos as realizavam com muito amor, alegria e fé e ansiedade por este dia . Criaram orações como´ Que Deus te abençoe em toda sua vida. Espero que você seja feliz e tenha boas melhoras. Te desejamos paz, amor, alegria, esperança, fé, carinho, amizade, serenidade e que Jesus e São Luis Orione esteja sempre com você. Amém ``.  Frases, dentre elas: _´´ Você é muito especial, não desista , não existe outra igual a você, Deus criou você assim diferente de mim.`` E, souberam  valorizar dona Noemia cantando, trocando afetos, ouvindo e perguntando sobre sua vida.
Sua  história prendeu a atenção de todos. Nunca teve preguiça de trabalhar, como antigamente não havia roupas prontas, ela trabalhava de costureira para confeccionar as roupas para sua família. Contou lhes com muito orgulho dos estudos e educação que transmitiu a seus filhos. Sendo que os dois mais velhos foram alunos da primeira turma que se formou no Colégio ; e  com a graça de Deus todos seus filhos foram bem encaminhados na vida, pois estudaram, e seu esposo nunca deixou que saíssem a noite .Seu falecido marido ajudou na construção do seminário e do colégio das freiras. Dentre estes e tantos outros relatos aprendidos e marcados na memória dos alunos nesta tarde, um deles sendo muito especial foi sua caminhada escolar. Sempre gostou muito de estudar, porém, freqüentou a escola somente até o 2° ano, pois sua mãe faleceu cedo e teve que ficar em casa para ajudar a cuidar de seus 9 irmãos. Mas sempre pensou em voltar a estudar, reforçava seu sonho quando  participava das novenas de sua rua, pois não conseguia ler rápido igual aos outros. Até que com 55 anos conquistou novamente esta alegria de voltar a escola e aprender mais.
Finalizamos nossa visita com as palavras de dona Noemia dizendo: vocês devem sempre estudar! Nunca desistam! Estudem muito para conseguir tudo o que quiserem! Adorei esta visita, gosto que venham me visitar, pois fico em casa sozinha, ou com meus netos. Adoro ganhar lembranças, muito obrigado por tudo! Sua alegria foi tamanha que  não nos deixou sair de sua casa sem que adoçássemos nosso paladar!
Agradecidos também nós ficamos, em contar com a presença do Osvaldo Rossa  a nos transportar e conhecer mais uma pessoa idosa de nossa comunidade.
Texto e Fotos: Daniella Rossa Grandi

Dirce Darela Piacentini e Celeste Piacentini


Dona Dirce nasceu na comunidade de Rio Deserto (Urussanga), no dia 19/08/1933. Filha de Constante Darela e Conceição Silva Darela. 
Começou seus estudos no Rio Deserto, na escola Isolda, completando os estudos do normal regional em Urussanga, onde já estava apta a ingressar no ensino como professora regionalista. 
Começou a lecionar no grupo escolar Udo Deeche (hoje Treviso) de 1952 a 1953. Transferiu-se para o Bairro Rio Fiorita, na escola general Osvaldo Pinto da Veiga (hoje Tullo Cavallazzi), lecionando de 1955 a 1965. 
Em 1966 lecionou na escola Jose do Patrocínio. No ano de 1963 à 1965, Dirce lecionava e estudava, quando se formou no normal. Em1967 prestou concurso para direção de escola, sendo lotada na escola Lucas Bez Batti de Santana (Urussanga).
Em setembro de 1968 foi removida para ser diretora do grupo escolar Silvio Ferraro, onde se aposentou em 22 de outubro de 1981. 
Dirce fez faculdade de pedagogia na FUCRI (hoje UNESC), pois na época era obrigatório, senão perderia o cargo de diretora. 
Trabalhou 10 anos com primeira série e lembra que no final do ano um examinador vinha para aplicar a prova final para aprovação ou não dos alunos. Rosane a filha de dona Dirce, que estudou nesta época lembra que a prova de leitura era aplicada pelo diretor que na época era o Sr. Renato Melilo na escola Tullo Cavallazzi. 
Dirce lembra que lecionava para sua filha Cleusa na primeira série, e em certa aula foi feito um ditado (alfabetizadora ditava as palavras e os alunos escreviam em seus cadernos), sua filha foi pega colando da cartilha que estava sob suas pernas, e não deu outra, alem de dar um sermão na filha, dona Dirce tirou a folha em que fazia o ditado. 
Quando começou a lecionar no Silvio Ferraro existiam apenas 3 salas e hoje são 11 salas. 
Dona Dirce e dona Dilma Cesa Warmling, incansavelmente conversaram com diretores da próspera para que os mesmos doassem uma área de terra ao lado da escola que pertencia a companhia, e deu resultado, pois a área com a doação a área atingiu 10.000 metros quadrados.


Celeste Piacentini nasceu no Rio Pio em Treviso no dia *25/11/32 e + 04/04/1997. Filho de Artur Piacentini e Olizia Sonego Piacentini. 
Começou a trabalhar em Treviso na padaria do Sr. Henrique Shimith e depois como balconista na venda do Sr. Inácio Fenilii, até 1954. 
Em 1955 iniciou na CSN trabalhando no armazém da companhia, 1968 foi para o setor de transporte, onde se aposentou no ano de 1983. 
Dona Dirce lembra que o marido gostava de pescar com os amigos: Lírio Savaris, Aladio Bonassa, Pacifico Neoti e o Sr. Martinelli, onde juntos compraram uma rural exclusivamente para suas pescarias.

Desta união tiveram sete filhos: Rosane, Edson, Cleusa, Jorge (in memorian), Ciomara, Rogério e Marcelo; quatorze netos: Daniel, Andre, Camila, Karen, Samuel, Tami, Jamile, Felipe, Samarina, Bruna, Larissa, Marina, Malu e Ana Luiza e três bisnetos: Ana Carolina, Lucas e Artur.

Dona Dirce diz: minha maior alegria é a união dos meus filhos, pois todos lutam para ajudar uns aos outros e isto se estende aos netos. 
Lamenta que os professores deveriam ser melhor remunerados pela importância do seu trabalho.
Dona Dirce diz: A maior satisfação é ver um aluno soletrar as primeiras palavras, quando esta iniciado no aprendizado da leitura e reencontrar ex alunos sabendo que estão bem encaminhados na vida, gratificante saber que fiz parte de sua história. 
Se tivesse que começar tudo outra vez, escolheria ser professora, o que fiz com muito amor e dedicação.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Nós somos contra a importação do carvão!



O nosso sindicato, juntamente com outros de diversas categorias,  está numa mobilização em Florianópolis contra  importação de produtos industrializados, que podem ser produzidos aqui, gerando emprego e renda.

Pastoral do canto



Fundada recentemente na paroquia Nossa S. Aparecida,  está organizada com os grupos de canto. Os coordenadores são: Nilton Donadel, Jorge Pais e Rosinha.  

terça-feira, 27 de março de 2012

Gianizella um dos nomes no PP de Siderópolis


Caberá ao diretório do Partido Progressista de Siderópolis a definição do candidato da sigla à sucessão do prefeito Douglas Warmling, que cumpre seu segundo mandato à frente do Executivo. A definição partiu de reunião da Executiva e resultou na saída do processo do ex-vereador Caio Goulart. Para ele, que era pré-candidato a prefeito, existe um jogo de cartas marcadas. "O presidente do partido é o prefeito e acredito que o candidato dele está pronto, não tenho a mínima chance".
Sem Goulart, restaram quatro nomes na disputa. Seguem no páreo Ademir Donadel, Vladimir Carminatti, Gelson Gianizella e o ex-vice-prefeito Marcos Feltrin, que filiou-se ao PP em outubro passado.
A oposição já consolidou o nome do empresário Hélio Cesa (PMDB), como candidato. Demais partidos aliados, como PSDB, PSD e PT, discutem quem será indicado para a vaga de vice.

Convocação


O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICO MUNICIPAIS DE CRICIUMA E REGIÃO (SISERP) com extensão de base em Siderópolis, convoca todos os servidores deste município para a assembléia geral extraordinária nesta quarta-feira dia 28/03/2012 ás 19h na câmara de vereadores, quando na oportunidade será analisado a possível proposta enviada  pelo executivo municipal.
Não havendo proposta será deliberado outros encaminhamentos.
Servidor, a sua presença fará a diferença.


Belarmino Lampert
Presidente

Cnet Internet fecha parceria com prefeitura de Cocal do Sul


A Cnet Internet, empresa que conta com filiais em Siderópolis e Treviso, assumiu uma parceria de serviços de internet com a Prefeitura Municipal de Cocal do Sul. O proprietário da empresa de tecnologia, Gustavo Camacho, esteve ontem, 26, no Paço Municipal, fazendo negociações juntamente com o prefeito, Nilso Bortolatto, o vice Valdemar Bettiol e representantes do Governo.
O objetivo é implantar o sistema via rádio em todas as praças que possuem as academias ao ar livre, praça da igreja matriz e em todos os postos de saúde do município. No encontro ficou acordado que em cerca de três meses, a população poderá acessar gratuitamente a internet. “Para a prefeitura será um processo de modernização, redução de gastos e aumento da eficiência do trabalho prestado para a população”, assegurou Gustavo Camacho.
O chefe do Executivo ressaltou a importância da ação para os contribuintes e colaboradores do Governo Municipal. “Cada vez mais a administração pública promove a inclusão social e ainda facilita a vida de muitos usuários dos serviços públicos”, afirmou.

Cnet Internet fecha parceria com prefeitura de Cocal do Sul


A Cnet Internet, empresa que conta com filiais em Siderópolis e Treviso, assumiu uma parceria de serviços de internet com a Prefeitura Municipal de Cocal do Sul. O proprietário da empresa de tecnologia, Gustavo Camacho, esteve ontem, 26, no Paço Municipal, fazendo negociações juntamente com o prefeito, Nilso Bortolatto, o vice Valdemar Bettiol e representantes do Governo.
O objetivo é implantar o sistema via rádio em todas as praças que possuem as academias ao ar livre, praça da igreja matriz e em todos os postos de saúde do município. No encontro ficou acordado que em cerca de três meses, a população poderá acessar gratuitamente a internet. “Para a prefeitura será um processo de modernização, redução de gastos e aumento da eficiência do trabalho prestado para a população”, assegurou Gustavo Camacho.
O chefe do Executivo ressaltou a importância da ação para os contribuintes e colaboradores do Governo Municipal. “Cada vez mais a administração pública promove a inclusão social e ainda facilita a vida de muitos usuários dos serviços públicos”, afirmou.

Treviso trabalha inclusão social dos moradores da comunidade de Rio Morosini



            Através da parceria entre Sindicato Rural de Nova Veneza, Epagri, Senar, Secretaria de Agricultura de Treviso e com apoio da Administração Municipal acontece o curso de Inclusão Digital na comunidade de Rio Morosini. 
São 10 alunos no módulo de iniciação a informática que dura 2 dias, ontem (26) e hoje. O curso é gratuito e voltado para os moradores rurais com mais de 16 anos. No próximo mês está previsto o módulo de informática básica. 
“Estamos programando módulos que vão chegar até a nota fiscal on-line, já que o produtor rural também vai precisar utilizá-la”, observou o instrutor do Senar Fábio Silveira Rosa. 
A inclusão digital aproxima as pessoas da tecnologia e de um futuro diferente. “Saber um pouco de informática abre caminhos”, conclui a aluna Aline Forgiarini. 
Já o prefeito da cidade ressalta a necessidade de mão de obra qualificada para o município. “Treviso precisa de pessoal capacitado para uma série de trabalhos e é através dos cursos que podemos dar ainda mais oportunidades aos moradores daqui”, diz o prefeito.
Laís Mari Rabelo
Assessoria de Imprensa 
Prefeitura de Treviso - SC

            Os trabalhos da Promoção e Assistência Social de Treviso – Proast recomeçaram as atividades na semana do dia 12 de março. Primeiramente foram entregues os kits de materiais para confecção dos trabalhos ao longo do ano. O kit é gratuito e contém tecido e linha. Os grupos que já começaram as aulas são: de mulheres, terceira idade, crianças, pintura em tecido e bordado a máquina. “Estamos com as inscrições abertas, e felizes de ver como a participação das mulheres tem aumentado”, salienta a primeira-dama e presidente da Proast Marlene Spricigo Rossi.

Laís Mari Rabelo
Assessoria de Imprensa 
Prefeitura de Treviso - SC

Treviso contra a tuberculose


            

Em homenagem ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo Dr. Robert Koch, 24 de março ficou como a data que marca a luta contra a doença.
            A tuberculose foi responsável por tirar muitas vidas e ainda hoje atinge 1/3 da população mundial respondendo por 8 milhões de doentes e aproximadamente 3 milhões de mortes anuais.
            Em Treviso as equipes de saúde da família realizam ações de promoção, prevenção, controle e tratamento da doença. Desde 2007 foram 3 casos diagnosticados e tratados com saldo de 2 curados e 1 ainda em tratamento. Segundoa secretária de Saúde Maria de Lurdes Spricigo Freccia o primeiro passo é ficar atento aos sintomas da doença. “Tosse por três semanas ou mais, febre, perda de peso e de apetite são os sinais da tuberculose”, alerta. A pessoa que apresentar os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde o quanto antes.
            As equipes de Saúde de Treviso estarão fazendo trabalho de prevenção e promoção redobrado durante o mês de abril. 

Laís Mari Rabelo
Assessoria de Imprensa 
Prefeitura de Treviso - SC

Servidores Públicos de Siderópolis se reúnem em Assembléia



Os servidores públicos do Município de Siderópolis, reuniram-se na segunda 26/03, lotaram a Câmara de Vereadores em relação a falta de bom senso do Prefeito Guinga pelo não pagamento do reajuste dos profissionais da educação, sendo que o sindicato vem insistindo sem êxito na negociação do reajuste bem como também cobra resposta positiva em relação ao plano de carreira para todos os servidores, que inclusive já foi entregue ao Executivo Municipal. Na oportunidade os trabalhadores tiveram o apoio de todos os Vereadores que assinaram um ofício pedindo uma audiência em caráter de urgência com o Prefeito. E assim sendo os servidores esperam o cumprimento da Lei Federal que estabelece o reajuste do Magistério, pois como se sabe Lei não se discute se cumpre.

Belermino Lampert
Presidente do SISERP (Extensão de Siderópolis)

Indicações: Comunidade de Santa Luzia Rua José Pedro Francisco, Comunidade da Vila São Jorge e Bairro Patrimônio



Vereador Romildo Soares encaminhou para o Executivo, na sessão do dia 26 de março, as seguintes indicações:

- Para que seja feita limpeza no trecho que liga a Comunidade de Santa Luzia ao Centro de Siderópolis, bem como a colocação de corrimão nas escadarias.
O trajeto começa na SC 445, passando pelas terras do senhor João Rosso ligando a Comunidade ao Centro, o trecho em questão está tomado pelo mato, este acesso vem sendo usado há anos pelos moradores de Santa Luzia, portanto, pede-se a limpeza imediata.

- Manutenção da estrada que liga a comunidade da Vila São Jorge ao Bairro Patrimônio, estrada que passa pelo PSF da Vila São Jorge e cruza a ferrovia, passando também pela caso do senhor Otávio Salvaro.

- Manutenção na Rua José Pedro Francisco. Esta é a rua geral que liga o Bairro Patrimônio ao Bairro São Marcos em Criciúma. Pois, a citada via encontra-se abandonada o que dificulta o trânsito no local.

Todos os vereadores foram favoráveis as indicações.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Vinicius e Serginho, trabalhando no esporte de Siderópolis



Na foto Serginho e Vinicius

Estamos falando não somente de duas pessoas que trabalham com no esporte, mas sim que se dedicam de coração ao que fazem. Vinicius hoje é monitor de esportes da CME de Siderópolis, auxiliar dos amigos Serginho e Carlos Feltrin, alem de jogar no Siderópolis/GOF/Resicolor. Este ano temos a parceria da Resicolor com a CMEnas categorias de base e competições amadoras em Siderópolis. Serginho Lopes é o coordenador das escolinhas de futsal, futebol de campo e vôlei.

Via sacra em Siderópolis



Realizada nesta segunda (26)pelo setor 1, ás 19h.
Com saída em frente ao CAPS, onde o enfermeiro Anderson Feltrin iniciou explicando sobre o trabalho desenvolvido nesta unidade. Atendendo 150 pacientes de Siderópolis e Nova Veneza. Em seguida demos inicio a via sacra relembrando o caminho de JESUS até o calvário.
Caminhamos no setor 1 visitando 15 famílias e todas prepararam com muito carinho osaltares.
Confissões na igreja de terça a sexta ás 19h.
Sábado dia 01/04 das 14h ás 17h e a partir das 19h39min.


Por Ivania Delorenzi Dagostin

 

Jogos Escolares de Siderópolis envolvem mais de 300 estudantes


Mais de 330 estudantes estarão envolvidos nesta semana com os Jogos Escolares do Município de Siderópolis (JEMS), iniciados na manhã desta segunda-feira. A abertura ocorreu no Ginásio 19 de Dezembro.

Os atletas, com idades de 11 a14 anos, disputam medalhas nas modalidades de futsal, atletismo, tênis de mesa, vôlei, xadrez, todas nos naipes masculino e feminino. Participam dos JEMS alunos de sete escolas: Dom Orione, José do Patrocínio, Silvio Ferraro, Tullo Cavallazzi, Miguel Lazzarin, Jorge Bif e Aurora Péterle. 
Os campeões em cada modalidade classificam-se para a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina, que acontecerá em maio.

Colaboração: João Manoel Neto /Comunicação Siderópolis

Algumas fotos do desrespeito no rio Jordão na localidade de Rio Jordão


Siderópolis, na manhã deste domingo (25/03) moradores se depararam com um caso inusitado os peixes do rio Jordão estavam todos morrendo e havia um cheiro forte nas mediações do rio, alguns moradores conseguiram salvar alguns poucos peixes, os peixes estavam todos por cima da água.
Chamamos a polícia e disseram que não podiam fazer nada, ligamos para FATMA falaram que não tinha tempo de vir até lá, se fosse para pegar alguém cortando uma árvore se quer, eles estariam correndo lá, mais para uma situação dessa não deram importância, somente a RBS veio e tirou algumas fotos. 
A vigilância sanitária de Siderópolis esteve no local recolhendo amostras de água para fazer analise e saber o porque que os peixes estavam morrendo. 
Aqui fica minha indignação e a de todos da comunidade pelas autoridades, que são pagas para fazer o seu papel e não o estão cumprindo. 
O Rio Jordão é um ponto turístico onde passa milhares de pessoas no verão, e espero que com essa denúncia autoridades competentes descubram o motivo disso que aconteceu, pois cada vez o nosso rio vai ficar mais poluído se ninguém tomar alguma iniciativa.























Algumas fotos do desrespeito no rio Jordão na localidade de Rio Jordão


Siderópolis, na manhã deste domingo (25/03) moradores se depararam com um caso inusitado os peixes do rio Jordão estavam todos morrendo e havia um cheiro forte nas mediações do rio, alguns moradores conseguiram salvar alguns poucos peixes, os peixes estavam todos por cima da água.
Chamamos a polícia e disseram que não podiam fazer nada, ligamos para FATMA falaram que não tinha tempo de vir até lá, se fosse para pegar alguém cortando uma árvore se quer, eles estariam correndo lá, mais para uma situação dessa não deram importância, somente a RBS veio e tirou algumas fotos. 
A vigilância sanitária de Siderópolis esteve no local recolhendo amostras de água para fazer analise e saber o porque que os peixes estavam morrendo. 
Aqui fica minha indignação e a de todos da comunidade pelas autoridades, que são pagas para fazer o seu papel e não o estão cumprindo. 
O Rio Jordão é um ponto turístico onde passa milhares de pessoas no verão, e espero que com essa denúncia autoridades competentes descubram o motivo disso que aconteceu, pois cada vez o nosso rio vai ficar mais poluído se ninguém tomar alguma iniciativa.