21/03: Noemia Rossa Dassi:
(5°ano do Ensino Fundamental I).
´´ Com muito amor e carinho, nós viemos te visitar, esperamos que você melhore , queremos te ajudar. Este é um trecho de uma das paródias que fez parte da visita especial ao idoso.
No dia 21 de março no período vespertino, os alunos do 5°ano , foram abençoados ao visita a senhora Noemia Rossa Dassi, pois tiveram a oportunidade de conhecer um encanto de mulher. Com seus 82 anos, completando 83 em dois de julho, ainda independente, teve seus doze filhos, viúva há aproximadamente 30 anos, uma mulher batalhadora, gosta muito de trabalhar (no quintal, em casa), muito simpática, transmitindo seu carisma a todo momento, sensível ao ouvir, apaixonante ao contar sua história. Este dia será inesquecível para os alunos, pois a presença de Deus e as homenagens transmitidas por eles segundo o carisma de São Luiz Orione, estava manifestada no aconchego daquele lar, na presença de dona Noemia e na harmonia da luz do sol que nos acompanhava.
Desde o momento da sala de aula nas preparações das atividades para esse encontro, até a apresentação das mesmas, os educandos as realizavam com muito amor, alegria e fé e ansiedade por este dia . Criaram orações como´ Que Deus te abençoe em toda sua vida. Espero que você seja feliz e tenha boas melhoras. Te desejamos paz, amor, alegria, esperança, fé, carinho, amizade, serenidade e que Jesus e São Luis Orione esteja sempre com você. Amém ``. Frases, dentre elas: _´´ Você é muito especial, não desista , não existe outra igual a você, Deus criou você assim diferente de mim.`` E, souberam valorizar dona Noemia cantando, trocando afetos, ouvindo e perguntando sobre sua vida.
Sua história prendeu a atenção de todos. Nunca teve preguiça de trabalhar, como antigamente não havia roupas prontas, ela trabalhava de costureira para confeccionar as roupas para sua família. Contou lhes com muito orgulho dos estudos e educação que transmitiu a seus filhos. Sendo que os dois mais velhos foram alunos da primeira turma que se formou no Colégio ; e com a graça de Deus todos seus filhos foram bem encaminhados na vida, pois estudaram, e seu esposo nunca deixou que saíssem a noite .Seu falecido marido ajudou na construção do seminário e do colégio das freiras. Dentre estes e tantos outros relatos aprendidos e marcados na memória dos alunos nesta tarde, um deles sendo muito especial foi sua caminhada escolar. Sempre gostou muito de estudar, porém, freqüentou a escola somente até o 2° ano, pois sua mãe faleceu cedo e teve que ficar em casa para ajudar a cuidar de seus 9 irmãos. Mas sempre pensou em voltar a estudar, reforçava seu sonho quando participava das novenas de sua rua, pois não conseguia ler rápido igual aos outros. Até que com 55 anos conquistou novamente esta alegria de voltar a escola e aprender mais.
Finalizamos nossa visita com as palavras de dona Noemia dizendo: vocês devem sempre estudar! Nunca desistam! Estudem muito para conseguir tudo o que quiserem! Adorei esta visita, gosto que venham me visitar, pois fico em casa sozinha, ou com meus netos. Adoro ganhar lembranças, muito obrigado por tudo! Sua alegria foi tamanha que não nos deixou sair de sua casa sem que adoçássemos nosso paladar!
Agradecidos também nós ficamos, em contar com a presença do Osvaldo Rossa a nos transportar e conhecer mais uma pessoa idosa de nossa comunidade.