sábado, 3 de outubro de 2009

III Congresso das Academias e das Associações de Escritores do Estado SC


(Texto de Rosilda Moroso – Sissa)

Nos dias 25 e 26 de setembro aconteceu o III Congresso das Academias e das Associações de Escritores do Estado de Santa Catarina, no Orleans Tênis Clube.

Os representantes que participaram do evento foram a presidente Maria Lurdete Bez Birolo, Secretária Rosilda Moroso, tesoureiro Nalzoir Neotti e Ronaldo David.

O congresso teve como objetivo geral: Promover o conhecimento pessoal entre os escritores de SC, propiciando sua mobilização e organização. O evento foi organizado pela Academia Orleanense de Letras (ACOL), Academia Criciumense de Letras (ACLe), Academia de Letras de Urussanga (ALU) e Academia Catarinense de Letras (ACL).


As atividades do congresso foram bem diversificadas e teve muitas atrações artísticas da cidade de Orleans. O Presidente da Academia Catarinense de Letras Prof. Dr. Lauro Junkes, fez a abertura do congresso falando sobre "O panorama da Literatura Catarinense nos anos 80". Durante a tarde houve a apresentação da CALLP, com o tema "Texto poético e uma experiência prática no ensino do fazer literário", com Íris Guimarães Borges.

No final da tarde as academias organizadoras do evento, falaram sobre suas experiências, seus anseios e de seus projetos. À noite estiveram presentes no evento, os vereadores e prefeito da cidade, para entregarem o título de "Cidadão Honorário" da cidade de Orleans, para o Presidente da ACL Lauro Junkes, que ficou muito emocionado e agradecido.

Teve apresentações de trabalhos, como: Literatura Infantil em Santa Catarina com apresentação das autoras, o Prof. Dr. Celestino Sacket, (irmão da Acadêmica Celita Sacket Cesa) falou sobre italianidade, mesa em que fez parte Nalzoi Neotti, Mulheres que escrevem na região sul, onde Lurdete participou da mesa, Artêmio Zanon da ACL, falou sobre Tendências da Temática da Literatura Catarinense.

No encerramento, foram entregue Kits, contendo diversos livros, para as bibliotecas das academias presentes no evento. Aconteceram durante todo evento trocas de livros entre os escritores além da troca de experiências e apreensão de novos conhecimentos.

Acreditamos que a ALASI saiu do Congresso mais fortalecida e com novas expectativas para trabalhar em prol da cultura da cidade de Siderópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário