Caro Sr. Editor do Jornal Sidera.
Em conversa com a minha mãe na véspera do natal de 2010 falávamos do nascimento de algumas escolas na década de 50 - época em que ela fora designada pelo governo do Estado de Santa Catarina para ser professora em uma escola em Nova Belluno. Esta conversa teve início por conta de uma reportagem sobre o Sr. Raulino Cesa (Jornal Sidera, Ano 1, Edição no 4 de dezembro de 2010). O que passo a relatar são lembranças muito vivas de minha mãe - Dona Sara Bom Moretti, mais conhecida por Dona Ignês.
Funcionava em Nova Belluno uma escola cujo primeiro mestre era um italiano. Depois desta escola começou a funcionar a Escola Pública Mista Estadual de Nova Belluno sendo a primeira professora a Dona Madalena Queluz Patel. Tendo sido, a Dona Madalena, designada para uma escola de uma cidade mais ao sul de Santa Catarina, em seu lugar veio a Professora Maria Duarte Vasconcelos. Esta professora falecera em 1940, ficando a escola fechada até 6 de março de 1941 quando chegara para assumir as atividades professorais nesta escola a Dona Ignês.
Com a chegada da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Socimbra em maio de 1941 muitas famílias vieram morar em Nova Belluno e por este motivo esta Escola Mista foi ampliada e passou a funcionar como Escola Pública Mista Desdobrada de Nova Belluno. Com a chegada de mais famílias ainda, a Escola Mista Desdobrada passou a funcionar como Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho. Todas essas escolas, até então, localizavam-se em uma construção de madeira onde se encontra atualmente a Capela do Colégio Dom Luiz Orione.
Em 1950 foi criado o Grupo Escolar José do Patrocínio cujas atividades escolares começaram em três locais diferentes: em salas de aula no local onde funcionara a Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho; em salas de aula na casa da Dona Maria Pasquali; em salas de aula na casa do Sr. Manfredi Fontanella (local hoje ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal de Siderópolis mais próximo ao Rio Albina que passa ali ao lado). O primeiro Diretor desta escola foi o Professor Valmor Rosa.
Com a doação do terreno pelo Sr. José Feltrin e a construção de parte do que hoje é o Grupo Escolar José do Patrocínio, todas as salas de aulas começaram a funcionar neste mesmo local (em 1951? ou 1952?).
Por esta época, em Rio Fiorita, a CSN adaptou duas casas geminadas para provisoriamente funcionar uma escola sendo designada a primeira professora a Dona Iracema Losso Bez Batti.
Essas são algumas lembranças de minha mãe aqui escritas com o objetivo de contribuir ainda mais para a bela história de nossa cidade. Procurei respeitar a grafia dos nomes próprios, mas não é tarefa fácil.
Atenciosamente,
Méricles Thadeu Moretti
Prof. da UFSC
domingo, 26 de dezembro de 2010
Mais 2km de asfalto até a Barragem do Rio São Bento
Quem trafega pela comunidade de São Pedro, em Siderópolis, já utiliza o asfalto colocado até a entrada da Barragem do Rio São Bento. A pavimentação nos últimos dias de mais dois quilômetros já deixa a via com 3,1 quilômetros de pavimentação. A expectativa é de que as obras sejam encerradas antes da virada do ano.
A pavimentação está praticamente concluída, faltando apenas solucionar um problema de infiltração em 80 metros antes do limite de Siderópolis com Nova Veneza. Na seqüência, serão colocadas canaletas em alguns pontos para melhorar o escoamento da água, e por fim o asfalto receberá pintura das faixas. O investimento na obra é de R$ 1,3 milhão oriundos da Casan, além de contrapartida das prefeituras de Siderópolis e Nova Veneza.
A pavimentação deste trecho conclui a terceira etapa de asfaltamento até a Barragem do Rio São Bento. Ao todo terão sido pavimentados até o momento 8,7 quilômetros, restando nove para fechar a ligação do centro de Siderópolis até Nova Veneza. “O turismo naquela região vem se desenvolvendo sensivelmente, e já percebemos a concretização de novos investimentos. Temos informações, também, de que empresários tem intenção de construir novos restaurantes e pousadas nas proximidades da barragem”, explica o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, que esteve acompanhando os trabalhos com o vice-prefeito, Elvi Donadel e o Secretário de Obras, Vanio Nava.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Treinador da UNESC/SIDERÓPOLIS, realiza pelo segundo ano jogo Beneficiente.
Foi realizado no último dia 22 de Dezembro, jogo beneficente no ginásio Municipal de Palmitos. Jogo este que contou com a presença de ex-atletas que começaram suas carreiras nas categorias de base das escolinhas da CME de Palmitos. Dentre vários jogadores destacam-se DIEGO e Bateria que defendem as cores da Seleção Brasileira Principal e Sub 20 respectivamente. Durante o jogo também houve distribuição de camisetas dos times por onde jogam os palmitenses. O ingresso para o jogo era 1 kg de alimento, onde foi arrecadado um total de 35 cestas básicas, que serão doadas as famílias carentes do Município de Palmitos. Segundo o idealizador do evento e técnico da UNESC/SIDERÓPOLIS, Serginho Lopes, o evento visa um encontro e o momento de rever velhos amigos e confraternizar com os mesmos e a disposição de ajudar as famílias carentes de Palmitos.
Siderópolis - Crianças recebem presente de natal
Siderópolis - Crianças de diversas localidades do município de Siderópolis receberam essa semana uma surpresa natalina. Numa atitude inédita, a prefeitura de Siderópolis confeccionou no Paço Municipal Antônio Feltrin a Árvore Solidária. Integrante da programação natalina, a árvore continha o nome de 98 crianças carentes que receberam um presente de natal oferecido por colaboradores da administração.
O coral do projeto social Florindo Siderópolis, desenvolvido pela Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) cantou as músicas natalinas, e o Papai Noel fez a alegria da criançada distribuindo balas.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
O coral do projeto social Florindo Siderópolis, desenvolvido pela Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) cantou as músicas natalinas, e o Papai Noel fez a alegria da criançada distribuindo balas.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Siderópolis forma primeira turma do IF-SC
A Prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Educação, formou essa semana a primeira turma dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). O pólo instalado em Siderópolis formou 24 alunos dos cursos de Modelagem Têxtil, Informática Básica e Elétrica com NR-10, todos com duração de 200 horas.
A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Sindicato dos Mineiros e contou com a presença do prefeito Douglas Warmling, o Guinga, do vice, Elvi Donadel, da secretária de educação, Cládis Meri Zanelatto Trento e do diretor do Campus do IF-SC de Criciúma, professor Manoel Irineu José.
No curso de Modelagem Têxtil foram três formandos, em elétrica foram 13 alunos e oito participaram do projeto de informática itinerante, que aconteceu na comunidade de Montanhão. Para o prefeito Guinga, a oportunidade que os cursos proporcionam “transforma a vida profissional com base numa instituição de ensino com credibilidade e solidez que é o Instituto Federal”, disse.
O professor Manoel adiantou a continuidade da parceria do Governo Federal com o Governo Municipal para o próximo ano. Já a Secretária de Educação afirmou que a primeira experiência superou as expectativas. “Os cursos serviram de grande fonte de conhecimento para os alunos, e que, a partir de agora, poderão ingressar com mais qualidade técnica no mercado de trabalho”.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Guinga recebe dirigentes da CDL
Prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, recebeu nesta terça-feira (21) a visita da presidente da CDL, Albany Sorato, e do diretor financeiro da entidade, Carlos Coral. Além de agradecer a parceria entre a entidade e o Executivo durante o ano, a CDL repassou um cheque no valor de R$ 2 mil para contribuir com o pagamento das despesas da programação natalina.
De acordo com o prefeito, o bom entendimento com as entidades tem trazido benefícios para a comunidade. Prefeitura de Siderópolis e CDL devem intensificar em 2011 o trabalho de conscientização e fiscalização do comércio ambulante na cidade.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
Pontes são reconstruídas em Siderópolis
A Prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Obras, concluiu nesta terça-feira (21) a reconstrução de três pontes no interior do município. Uma delas, localizada na comunidade de Rio Jordão Médio, serve de escoamento da produção aviária e dá acesso a propriedade das famílias Perigo, Mazzorana e Martinelli. As outras duas pontes foram reconstruídas na localidade de Rio Jordão Alto.
De acordo com o Secretário de Obras, Vanio Nava, outras nove pontes deverão receber manutenção nas próximas semanas. “Estamos iniciando um trabalho de recuperação das pontes em diversas comunidades do município e acreditamos que até o início de janeiro o trabalho esteja concluído, dependendo das condições climáticas”, afirma. Prefeito Douglas Warmling, o Guinga, esteve conferindo os trabalhos juntamente com o Secretário de Governo, Júlio Vitto.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
Confraternização de final de ano entre alunos, professores, funcionários e madrinhas da APAE de Siderópolis
14/12/010, no Restaurante Romagna. Na oportunidade, o Lions Clube , através de uma representante, entregou a diretora da entidade, Tatiane de Souza, o valor de 600,00 ( proveniente de campanhas realizadas pelo clube ), para saldar as despezas
proveniente do almoço , oferecido aos alunos da APAE. Foi um dia de muita alegria e descontração, com mensagens natalinas,distribuição de balas ,presentes e a presença do Papai Noel, tudo organizado pelas abnegadas professoras e funcionários.segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Confraternização de Final de Ano MFC
"No dia 03 de dezembro de 2010 na Praia do Rincão o Movimento
Familiar Cristão esteve reunido na casa da Élida e do Ariovaldo, filha
de Caetano e Ingrácia Feltrin, para a Confraternização de Final de
Ano.
Foi um momernto de muita Oração, Reflexão, Avaliação e descontração.
Agradecemos a Deus e aos amigos e parceiros que caminharam
conosco neste ano.
Um Santo e Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo.
Equipe de Coordneação de Cidade / Siderópolis
Familiar Cristão esteve reunido na casa da Élida e do Ariovaldo, filha
de Caetano e Ingrácia Feltrin, para a Confraternização de Final de
Ano.
Foi um momernto de muita Oração, Reflexão, Avaliação e descontração.
Agradecemos a Deus e aos amigos e parceiros que caminharam
conosco neste ano.
Um Santo e Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo.
Equipe de Coordneação de Cidade / Siderópolis
Terno de reis - Lions Clube de Siderópolis
Aqui está o santo rei
Na sua porta chegou
Seguindo a estrela da guia
Que do alto do céu brilhou
Trazendo um feliz natal
Jesus Cristo redentor
Que abençoe sua família
Com esses versos, os membros do Lions Clube de Siderópolis sairam pelas lojas da cidade, nos dias 20 e 22/12 cantando o Terno de Reis, desejando a todos um feliz Natal e pedindo à Deus que lhes dê muita saúde para voltar ano que vem.
O Terno de Reis, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguêsa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Origens
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de um tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantem-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo,Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás,Rio de Janeiro, Santa Catarina, dentre outros.
Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950 o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Município e tem data móvel.
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Grupos incrementados
Uma das formas de sobrevivência da manifestação folclórica, especialmente nas grandes cidades, foi a incorporação nos Ternos de elementos figurativos, com a finalidade de promover apresentações para turistas.
Canções
Em algumas regiões as canções de Reis são por vezes ininteligíveis, dado o caos sonoro produzido. Isto ocorre quase sempre porque o ritmo ganhou, ao longo do tempo, contornos de origens africanas com fortes batidas e com um clímax de entonação vocal. Contudo, um componente permanece imutável: a canção de chegada, onde o líder (ou Capitão) pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida, e se despede.
domingo, 19 de dezembro de 2010
Siderópolis comemora 52 anos de emancipação
Para o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, o município completa 52 anos focado no crescimento e desenvolvimento econômico e social. “Siderópolis hoje está reconquistando a pujança de décadas passadas quando a exploração do carvão era forte no município. Temos atualmente uma estrutura sólida na área da saúde, na educação, no esporte, no turismo, no social, enfim, estamos construindo conjuntamente uma página importante da história da cidade”, comenta. Ao lado do vice-prefeito, Elvi Donadel, Guinga apresentou o projeto de revitalização da Praça da Matriz.
História
No começo do século XX foram descobertas grandes reservas de carvão mineral no solo da região. As primeiras mineradoras começaram a se instalar, dentre elas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que explorou a região entre 1940 e 1980. Em homenagem à CSN o distrito passou a chamar-se Siderópolis, a partir da década de 1940, sendo um distrito de Urussanga.
A partir de então teve início um movimento pela emancipação de Siderópolis, que culminou no dia 19 de dezembro de 1958, quando o então governador do Estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, assinou a lei n.º380, desmembrando Siderópolis do município de Urussanga, ficando assim a cidade politicamente emancipada e jurisdicionada à comarca de Urussanga. Anos mais tarde Siderópolis passou a pertencer a comarca de Criciúma.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
O Lions Clube de Siderópolis, fez sua festa de confraternização de final de ano
Dia 15/12, em meio a muita alegria e descontração, com distribuição de presentes, premiações e sorteio de brinde. Na oportunidade Rafaela, (que trabalha na Alemanha), filha do casal leonino Lúcio e Sandra Lázzaris ,presenteou o Lions Clube de Siderópolis com uma flâmula enviada pelo Governador de Füssen (Alemanha) CL Albert Graf.
Empresa com uma história de sucesso
Depois de transformar um sonho em realidade e trabalhando com qualidade e seriedade para mantê-lo, a Metal Soares vem atravessando vários desafios, a fim de colocar em pratica novos projetos e iniciativas, sempre com o objetivo de responder nossos compromissos com nossos clientes e fornecedores.
Metal Soares
Assinar:
Postagens (Atom)