Para o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, o município completa 52 anos focado no crescimento e desenvolvimento econômico e social. “Siderópolis hoje está reconquistando a pujança de décadas passadas quando a exploração do carvão era forte no município. Temos atualmente uma estrutura sólida na área da saúde, na educação, no esporte, no turismo, no social, enfim, estamos construindo conjuntamente uma página importante da história da cidade”, comenta. Ao lado do vice-prefeito, Elvi Donadel, Guinga apresentou o projeto de revitalização da Praça da Matriz.
História
No começo do século XX foram descobertas grandes reservas de carvão mineral no solo da região. As primeiras mineradoras começaram a se instalar, dentre elas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que explorou a região entre 1940 e 1980. Em homenagem à CSN o distrito passou a chamar-se Siderópolis, a partir da década de 1940, sendo um distrito de Urussanga.
A partir de então teve início um movimento pela emancipação de Siderópolis, que culminou no dia 19 de dezembro de 1958, quando o então governador do Estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, assinou a lei n.º380, desmembrando Siderópolis do município de Urussanga, ficando assim a cidade politicamente emancipada e jurisdicionada à comarca de Urussanga. Anos mais tarde Siderópolis passou a pertencer a comarca de Criciúma.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário