Caro Sr. Editor do Jornal Sidera.
Em conversa com a minha mãe na véspera do natal de 2010 falávamos do nascimento de algumas escolas na década de 50 - época em que ela fora designada pelo governo do Estado de Santa Catarina para ser professora em uma escola em Nova Belluno. Esta conversa teve início por conta de uma reportagem sobre o Sr. Raulino Cesa (Jornal Sidera, Ano 1, Edição no 4 de dezembro de 2010). O que passo a relatar são lembranças muito vivas de minha mãe - Dona Sara Bom Moretti, mais conhecida por Dona Ignês.
Funcionava em Nova Belluno uma escola cujo primeiro mestre era um italiano. Depois desta escola começou a funcionar a Escola Pública Mista Estadual de Nova Belluno sendo a primeira professora a Dona Madalena Queluz Patel. Tendo sido, a Dona Madalena, designada para uma escola de uma cidade mais ao sul de Santa Catarina, em seu lugar veio a Professora Maria Duarte Vasconcelos. Esta professora falecera em 1940, ficando a escola fechada até 6 de março de 1941 quando chegara para assumir as atividades professorais nesta escola a Dona Ignês.
Com a chegada da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Socimbra em maio de 1941 muitas famílias vieram morar em Nova Belluno e por este motivo esta Escola Mista foi ampliada e passou a funcionar como Escola Pública Mista Desdobrada de Nova Belluno. Com a chegada de mais famílias ainda, a Escola Mista Desdobrada passou a funcionar como Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho. Todas essas escolas, até então, localizavam-se em uma construção de madeira onde se encontra atualmente a Capela do Colégio Dom Luiz Orione.
Em 1950 foi criado o Grupo Escolar José do Patrocínio cujas atividades escolares começaram em três locais diferentes: em salas de aula no local onde funcionara a Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho; em salas de aula na casa da Dona Maria Pasquali; em salas de aula na casa do Sr. Manfredi Fontanella (local hoje ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal de Siderópolis mais próximo ao Rio Albina que passa ali ao lado). O primeiro Diretor desta escola foi o Professor Valmor Rosa.
Com a doação do terreno pelo Sr. José Feltrin e a construção de parte do que hoje é o Grupo Escolar José do Patrocínio, todas as salas de aulas começaram a funcionar neste mesmo local (em 1951? ou 1952?).
Por esta época, em Rio Fiorita, a CSN adaptou duas casas geminadas para provisoriamente funcionar uma escola sendo designada a primeira professora a Dona Iracema Losso Bez Batti.
Essas são algumas lembranças de minha mãe aqui escritas com o objetivo de contribuir ainda mais para a bela história de nossa cidade. Procurei respeitar a grafia dos nomes próprios, mas não é tarefa fácil.
Atenciosamente,
Méricles Thadeu Moretti
Prof. da UFSC
Lendo este artigo, me chamou atenção o nome da Professora Maria Duarte Vasconcelos, já que sou diretora da EEB Maria Duarte Vasconcelos, de Morro Grande - Sangão – SC. Não temos nada sobre quem ela foi. Fui em busca de dados e acabei descobrindo no ano passado que ela foi uma professora de Siderópolis que morreu jovem de tuberculose. Gostaria muito de resgatar o histórico de nossa escola. Se tiveres dados sobre ela, me envie por favor.
ResponderExcluirAguardo...