quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Direitos dos Cidadãos x Corrupção
Todos os indivíduos têm direitos e deveres, sendo assim, devemos lutar para que estes sejam respeitados e, do mesmo modo, ter consciência dos nossos deveres e cumpri-los. Cada um de nós tem o direito dê ser livre, de viver, de ter o seu lar, de ser respeitado como pessoa, de não temer, de não ser humilhado por causa de cor, religião, sexo, condição financeira ou por qualquer outro motivo.
A corrupção significa a deteriorização. Pode ser definida como a utilização do poder ou autoridade para obter vantagens, ela é crime, pois quando se oferece a alguém se prejudica outros injustamente. Atualmente a Organização Internacional responsável por medir o nível de corrupção nos países através de pesquisas, classificando-os de acordo com notas que variam de 0 a 10 e quanto mais elevada à nota, menor é a corrupção. Em primeiro lugar com nota 9,7 está Finlândia, enquanto o Brasil ocupa o 54°, com nota 3,9. Porém não existe país com corrupção zero, embora os países ricos e mais democráticos tenham um menor índice de corrupção, devido a sua população ser mais esclarecida acerca de seus direitos. Comprovadamente, a corrupção tem maior evidência em países de terceiro mundo, aonde grande parte de sua população desconhece ou dá pouca importância de seus direitos. Toda sociedade corrupta sacrifica a camada mais pobre que depende puramente dos serviços públicos, pois fica visivelmente difícil suprir as necessidades sociais (infra-estrutura, educação, saneamento, saúde, etc) se os recursos são desviados e divididos por uma pequena minoria. A corrupção corrói a dignidade do cidadão, arruína os serviços públicos e compromete as gerações atuais e futuras. Ao mesmo tempo atrai a ganância e estimula a formação de quadrilha que evoluem para o crime organizado, o tráfico de drogas e armas, acarretando a violência em todos os setores da sociedade, pois um delito atrai outro e quase sempre estão associados. Prejudica a educação, pois desvia a verba da merenda e do material escolar, subtrai verbas do saneamento básico e da saúde comprometendo diretamente o bem-estar dos cidadãos com esgoto a céu aberto, água não tratada e impedindo o acesso a tratamento de doenças, atendimento nos hospitais, falta de remédios encurtando assim suas vidas. Também impede o desenvolvimento econômico, afastando investidores potencial que não arriscam seu capital em regiões que exista um nível elevado de corrupção.
A sociedade precisa fortalecer a democracia por meio do exercício do controle sobre o uso de recursos e poder, é necessário criar mecanismos para garantir a transparência e cobrar prestações de contas publicas e dos atos de todos inclusive dos nossos próprios. Porém, é pouco realista imaginar que cidadãos irão dedicar-se ao monitoramento dos governantes ou mesmo, que estes se importarão em tornar clara a sua atividade, já que há muito tempo deixaram de se importar com a opinião pública. É muito mais importante educar as futuras gerações que não devem abrir mão do direito de acesso a informação, e deixá-los cientes que devem fazer a diferença sem permitir que o sistema tenha brechas para que a corrupção possa se desenvolver. As soluções para combatê-la são simples, porém complicado é o cumprimento destas soluções pelas pessoas que sobrevivem da corrupção, pois infelizmente se torna um meio de vida, meio este que trás benefícios de forma pouco custosa. A corrupção é uma questão de princípios e valores, desta forma, dar bons exemplos, levar os problemas para os principais meios de comunicação alertando o quão é prejudicial, se torna uma alternativa que pode trazer bons resultados. A honestidade está cada vez mais extinta, mas não podemos desistir, devemos acreditar em nossos valores humanos, nossa ética sobre o próximo, pois o maior prejuízo que ela atinge ainda é moral e mesmo já inserida na cultura brasileira, necessitamos da canalização de esforços e recursos de todos para construirmos uma sociedade justa e equilibrada, não somente para nós, mas também e principalmente, devemos isso aos nossos filhos.
Rafaela Salvador
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário