Abele Da Soler, filho dos lavradores Luigi Da Soler e Marcolina Búrigo Da Soler, nasceu em Rio Fiorita, Núcleo de Belluno, município de Urussanga, no dia 12 de março de 1911. Em 18 de março de 1934, também no Rio Fiorita, casou-se com Regina Maria Pizzetti. Da união nasceram as filhas Ana e Dilma e os filhos Dilton e Lili. Dilma, esposa de João Rossa e Lili Da Soler residem hoje no centro de Siderópolis. Dilton mora em Criciúma - SC e Ana em São Paulo - SP. Casado, mas ainda moço, necessitando criar sua família, trabalhou na construção de estradas de ferro no Rio Grande do Sul, tornando-se um especialista em obras de arte nesse segmento, já utilizando o concreto na década de 1930.
Um decreto assinado em 22/10/1946 por Zeferino Búrigo, então prefeito municipal de Urussanga, nomeou Abele Da Soler para exercer o cargo de Intendente Distrital de Siderópolis, ficando no cargo até 02/05/1950, quando lhe foi concedida exoneração pelo prefeito municipal Torquato Tasso e no seu posto assumiu Pedro Carminatti como novo intendente.
Conforme relato do seu neto, Rosemar Romualdo Rossa (Kika), Da Soler era integrante ferrenho do Partido Social Democrático (PSD). Depois de trabalhar por muito tempo, necessitou do apoio de um líder local da União Democrática Nacional (UDN), para “agilizar” toda papelada na intenção de obter sua aposentadoria. O líder udenista condicionou o auxílio a Abele mediante troca de partido político, o que foi prontamente repelido pelo social democrata, passando o resto de sua vida trabalhando como lenhador na padaria Cruzeiro do Sul, de propriedade do Sr. Eduardo Fabre.
Homenageado pelo legislativo sideropolitano, Abele empresta seu nome a uma rua central da cidade de Siderópolis. No entanto, a placa indicativa da rua apresenta dois graves erros de escrita e nada melhor do que uma boa correção na aludida placa para homenagear o centenário de seu nascimento, em 2011.
Um filiado político, corretamente filiado, num tempo em que um partido político tinha sua ideologia que era seguida pelo filiado. Abele Da Soler faleceu no dia 14 de maio de 1972, com 61 anos e foi sepultado no Cemitério Municipal de Siderópolis.
Fontes:
- Entrevista com Dilma Da Soler Rossa em 04/03/2010.
- Arquivo da Família João Rossa.
- Registro, Leis, Decretos e Portarias – Livro nº 4 – Folha 101 verso - Arquivo da Prefeitura Municipal de Urussanga.
Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC.
Março/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário