quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Le popoto delle valigie


O povo italiano sempre foi conhecido como “povo de valises“, isto é, pela facilidade de se locomover, antigamente, como imigrantes definitivos, para outras terras, outros mares, e hoje, pela imigração temporária nas gelaterias da Alemanha ou da forma que viajam pelo mundo, nas férias, a passeio.

Há italianos, hoje, espalhados pelo mundo inteiro, como fruto de grandes êxodos, provocados pela superpopulação, guerras, pobreza, fome e que perduraram até o final da segunda guerra mundial (1945).
Foto: Venezia - Capital da região do Vêneto

Hoje a Itália se redime por ter exportado tantos filhos e busca se eximir, através de parcerias com os mais diferentes locais de imigrações, ou seja, através de “Gemellaggios” ou Pactos de Amizade, onde se estabelecem normas de intercâmbio e cooperação mútua, nos mais diferentes campos do desenvolvimento humano, mais especificamente na área de hotelaria e gastronomia.

Neste sentido, Siderópolis com os seus quase 90% de ítalo-brasileiros, conta com os benefícios de:

Forno di Zoldo

• Gemellaggio com Forno de Zoldo desde 1995, cujos resultados se fazem sentir através de um grande número de portadores de dupla cidadania, bem como o grande retorno para Siderópolis através de investimentos feitos anualmente pelos jovens que se deslocam temporariamente para a Alemanha, como gelateiros cujos patrões são sempre italianos.

• Divulgação e manutenção da língua e cultura italiana, através de ensaio da língua italiana nas escolas do novo município, desde 1997, com professores altamente qualificados.

• Incentivo e apoio de jovens descendentes de venetos e que se propõem a fazer cursos na Itália, nas mais variadas áreas.

• Assinatura do pacto de amizade com a cidade de Belluno, em 10/06/2010, com diversos projetos em andamentos.



Você sabia que?

* Em 01 e 02/12-2010 comemora-se 15 anos da assinatura do Gemellaggio di Forno de Zoldo com Siderópolis/Rio Jordão.

* Em 1893 partiram de Forno di Zoldo, 33 famílias que se estabeleceram em Rio Jordão, e que ao chegarem, alguém haveria dito: Atravessamos o mar, navegamos longos dias, e estamos novamente em Forno. Ao comparar a floresta, e a vizinhança com as montanhas.

* Mais e 100 anos se passaram ate a chegada do Zoldano Roberto Pra, para lançar as primeiras idéias do Gemellaggio, juntamente com o P. Herval Fontanella.

* A partir de 1895 a imigração para o Brasil foi oficializada encerrada pela Itália, sabedora do abandono por parte do governo brasileiro, as pessoas aqui estabelecidas.



Siderópolis 10/11/2010

Selita Sacheti Cesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário