sábado, 12 de novembro de 2011

Nova Belluno e Rolândia no PR

Neste momento em que historiadores escrevem sobre a saga - Nova Belluno, esta matéria deve ser incluida na nossa história:
 
Vejam o que aconteceu em diversas cidades pelo mundo:
 

"Rolândia- PR  X  Nova Belluno-SC" 

Esta história deve ser contada!
Rolândia é um município  brasileiro do norte do estado do  Paraná, localizado na Região Norte Central.

A cidade de Rolândia  foi fundada pela “Companhia de Terras Norte do Paraná”, subsidiária  da “Paraná Plantation Ltda.”, cujos   donos eram ingleses. No dia 29 de junho de 1934, iniciou-se a construção da primeira casa no perímetro urbano, o Hotel Rolândia.

Dos imigrantes estrangeiros que colaboraram no desenvolvimento de Rolândia, destacam-se  alemães, japoneses, italianos, poloneses e portugueses.

O nome Rolândia  é de origem germânica, nome dado em homenagem a Roland, legendário herói alemão, que na Idade Média guerreava ao lado do seu tio, Carlos Magno, e  seu lema era lutar pela “Liberdade e Justiça”.

No início, os imigrantes que se dirigiram ao Brasil eram  basicamente constituídos de filhos de agricultores ou pessoas que queriam tentar a sorte em outro pais.

Contudo, a partir das perseguições políticas e raciais, desencadeadas pelo Nazismo, o tipo de  imigrante mudou. Todo aquele que, de uma maneira ou e outra, temia a política repressiva do Nazismo procurou sair da Alemanha. Políticos, religiosos e alemães-judeus vão engrossar o número daqueles que procuraram vir para Rolândia. Em 1934, inicia-se na Alemanha uma restrição à imigração. Até então, o valor que cada imigrante poderia levar consigo era de  dez mil marcos. Com as restrições, este valor caiu para dez marcos. A Companhia de Terras logo encontrou uma solução: a Permuta.
Alemães compravam trilhos na Alemanha, que eram enviados para o Brasil (Rolândia). O Dinheiro ficava lá e Rolândia se desenvolvia. Em 1935  aqui chegava pela primeira vez a famosa Maria Fumaça. 

Os primeiros anos foram de muitas dificuldades, mas a vontade de vencer e de sobreviver fez do pioneiro um forte, verdadeiro herói anônimo, que além de tudo teve que suportar as agruras decorrentes da Segunda Guerra Mundial.

Rolandia, a exemplo de outras cidades e localidades brasileiras, de origem germânica e italianas, tiveram que mudar seus nomes: Ex. Rolândia, Cambé,  Nova Belluno, etc.....

Em 30 de dezembro de 1943, ao mesmo tempo em que era criado o município de Rolância, o nome foi trocado para  “Caviúna ”. Somente em 1947 é que retornou (“resgate”) o antigo nome: Rolândia.
Através da  coragem e da tenacidade de um povo conseguiram resgatar o verdadeiro nome de batismo.

Hoje, aos 68 anos de sua fundação, podemos dizer que Rolândia é uma cidade  humana e  justa, cuja riqueza ainda é a agricultura.

Stalingrado e Leningrado, cidades russas, também, em 1991, resgatram seus nomes, mudados à força, pelos tiranos comandantes comunistas durante o domínio  nazista para homenagear Stalin e Lenin.

Hoje, Stalingrado se chama  Volgogrado, em homenagem ao Rio Volga  e Leningrado se chama São Petersburgo, nome original que era Petrogrado, e nem  por isto, alguém apagou a história destas cidades para criar outra.

A história é o registro dos acontecimentos constantes que ocorrem na humanidade.

Nova Belluno  também sofreu os mesmos reveses; conheça a sua história e faça justiça !

O nome Siderópolis é : Fruto da Guerra!
                                   é: Fruto da injustiça!
                                   é: Fruto da intolerância!

Vamos fazer justiça?.


João Lazzaris Neto
Contador e pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário