Rodrigo Medeieros / A Tribuna
Karina FariasDa Redação
O comando da Associação dos Municípios da Região Carbonífera muda a partir desta semana. O prefeito de Urussanga Luiz Carlos Zen, em acordo interno do Partido Progressista, dá a vez para Douglas Warmling assumir a Amrec. Guinga assume a entidade em um momento delicado. Na semana passada foram anunciados cortes e mudanças administrativas. Segundo o prefeito de Siderópolis, além de dar continuidade ao trabalho do colega de partido, o saneamento das cidades da região será meta do novo presidente.
"Que vai ser difícil nós já sabemos, mas estamos acostumados a enfrentar momentos delicados. Importante frisar que a Amrec segue atuando ativamente. Vamos ter a parceria técnica da Unesc com a Sala dos Municípios, mas a parte política que é de extrema importância segue sendo realizada pela associação. Vamos aproveitar este novo projeto da universidade para melhorar ainda mais", explicou o prefeito.
Em relação ao pleito de 2010, Guinga afirmou que não participará como candidato. O prefeito de Siderópolis defende candidatura própria do PP ao Governo do Estado. "O PP quer estar no Governo. Isso é fato. Dos dois candidatos que estão colocados, a Ângela e o Hugo, quem estiver em melhor condições deve ser o nome a disputar a eleição. Em relação a deputados, os prefeitos da Amrec vão apoiar o deputado Valmir Comim, pelo menos falo por mim", comentou.
Alfinetando
o Governo
O novo presidente da Amrec ressaltou que os municípios com lideranças que fazem oposição ao Governo foram prejudicados nos que diz respeito a recursos. "Não sou eu quem diz, foram dados mostrados pela própria Secretaria de Desenvolvimento Regional. De dinheiro que não é obrigatório, Siderópolis recebeu do estado somente R$ 243 mil em quatro anos e meio. Não podemos dizer que o tratamento é igual porque não é mesmo", alfinetou Douglas Warmling.
Administração é contra anexação
A tentativa de encaminhamento mais uma vez do projeto de anexação das comunidades de Cristo Crucificado, Linha Alexandre da Boit e Santo Antônio, em Siderópolis, para o município de Nova Veneza teve um ponto final essa semana. Em reunião com os vereadores, o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, encerrou definitivamente o assunto após consultar o Legislativo. "Sempre tratamos esse assunto com muito cuidado, e afirmei há duas semanas que só me manifestaria depois da Câmara. Como os vereadores, unanimemente, são contrários, o assunto anexação morre por aqui. É assunto encerrado", afirma Guinga.
O prefeito recebeu recentemente uma comissão de vereadores de Nova Veneza que solicitou a retomada das discussões do assunto. Toda a questão voltou à tona porque cerca de 70 famílias daquelas comunidades vivem um dilema. Eles são moradores de Siderópolis, mas na prática acabam recorrendo a Nova Veneza para a realização de qualquer atividade. No entanto, o projeto está abortado mais uma vez. O prefeito garante que irá dar mais atenção a estas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário