sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mi son da Bellun

Grupo de Canto da Associação Bellunesi nel Mondo – Família de Nova Belluno – Siderópolis – SC.

A exuberância da qualidade musical dos descendentes de italianos de Nova Belluno (Siderópolis) é exaltada pelo escritor Victório Ledra no seu livro, Cancioneiro do imigrante italiano, de 1989. “Ainda que todos tenham prestado espontânea e dedicada colaboração, permito-me destacar o Grupo de Siderópolis, pela qualidade e quantidade de material que me oportunizou coletar. E mais ainda, dentro deste grupo desejo pôr em evidência a figura do Sr. Fernando Ambrósio, o qual, dentre todos os com quem privei, tem demonstrado um mais vasto e perfeito domínio da canção italiana da época da imigração, sendo ele próprio uma pequena enciclopédia viva da matéria”. Ledra lembra, em sua visita a Siderópolis na década de 1970, dos cantores: Fernando Ambrósio, Arlindo Cesa, João Bettiol, Adelino Carminatti, Hilário Cesa e Reditário Venturini.
Assistimos, no dia 1º de maio de 2011, a uma apresentação emocionante do grupo de canto bellunese MI SON DA BELUN, na capela de Nossa Senhora da Saúde, numa amostra riquíssima da preservação das canções que vieram com os nossos imigrantes italianos. A apresentação aconteceu na recepção de um grupo de belleneses de Belluno (IT) e do Canadá, numa visita cultural a Belluno - Siderópolis.
Durante a apresentação do grupo MI SON DA BELUN, regido pelo competente maestro Dino Ambrósio, pôde-se observar nos semblantes dos visitantes uma enorme satisfação em poder ouvir músicas relacionadas com a nossa origem italiana e a qualidade dos cantores.
Momentos importantes pudemos sentir ouvindo músicas cantadas pelo grupo MI SON DA BELUN, dentre esses momentos mágicos podemos afirmar que a apresentação da música “Amigos para sempre”, numa versão própria do grupo, emocionou a todos e que ao final da apresentação, os cantores foram aplaudidos de pé pelos presentes.  Outro momento belíssimo foi na apresentação final com a música “Merica Merica”, quando todos os presentes se colocaram novamente de pé, como forma de respeito e gratidão, para ouvir o que é considerado o hino ao imigrante italiano.
Ouvir e sentir a beleza da música e a importância cultural desse grupo de canto nos leva a uma óbvia constatação: O grupo de canto bellunese MI SON DA BELUN é orgulho para a cidade de Belluno – Siderópolis, e que deve ser preservado com muito carinho por todos os seguimentos da sociedade sideropolitana.

Autores: Nilso Dassi, João Lazzaris Neto e José Crepaldi.
Maio/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário