sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quando é que temos a necessidade de fazer um Marketing Pessoal?

Será preciso fazer o Marketing Pessoal só quando vamos em busca de um novo emprego?
Será realmente necessário que façamos o tal Marketing Pessoal só em ocasiões que temos em mãos um projeto a ser apresentado, ou temos uma idéia a ser vendida?
Ou esse tal de Marketing Pessoal é obrigatório apenas em ocasiões especiais?
Para que possamos falar desse assunto, temos a necessidade de ao menos buscar um pré-entendimento do que é Marketing Pessoal, e qual é o motivo que ele exerce um alto nível de importância no que tange o mercado de trabalho.
Dentre os muitos profissionais que são ouvidos, que em seus ideais e posicionamentos são considerados pessoas que fazem Marketing Pessoal, de qualquer formas estão praticando essa arte, podendo ele fazê-lo consciente ou inconscientemente. De modo que podemos concordar que é uma disciplina a ser seguida e praticada, pois a mesma vale a pena, desde que a sua pratica seja feita de maneira adequada, sendo que isso varia muito de caso a caso, de situação para situação, em cada ambiente, em cada situação social bem como profissional, de maneira que ao estarmos em um meio profissional mais conservadores, ele exige que ajamos com atitudes distintas, ou realizemos ações mais discretas, sóbrias. E em meios agressivos concomitantemente devemos realizar atividades mais agressivas, e assim sucessivamente. Sendo você leitor, um consultor, um profissional liberal, por exemplo, o seu marketing pessoal tem por necessidade que estar atrelado e incluso publicações de trabalhos em mídias especializadas, como por exemplo, sites, revistas e/ou revistas cientificas, participações em congressos, exposição em reuniões, em encontros empresariais, e é inexoravelmente necessário que haja casos de intervenções bem sucedidas, clientes que inadvertidamente fale de você com naturalidade, fale bem é claro! E que recomendem o seu trabalho dando ao interlocutor entendimento de que você é mesmo conhecedor do que ele fala, e que ele realmente conhece quem ele esta apresentando, você. É publico e notório que a grande maioria das pessoas acredita que o Marketing Pessoal é feito para os seres que ocupam o topo da pirâmide hierárquica em uma corporação, ou seja, é destinado apenas aos que estão diretamente ligados a diretoria, etc. E isso é um engano incomensurável. Pois Marketing Pessoal tem a necessidade de quem o pratique seja simplesmente uma pessoa simpática bem atenciosa com todos à sua volta, isso se dá por duas razões a conferir:
A primeira: porque é o correto de se fazer, e;
A segunda, porque ao praticar você em concomitância estará consolidando um estilo comportamental adequado, tornando-o parte de você. E isso ainda vem a calhar com o adágio popular que diz: trate bem as pessoas quando estiver subindo porque você vai encontrá-las de novo quando estiver descendo. Quando se fala de Marketing Pessoal, o mesmo pode ser definido como o “conjunto de ações e comportamentos que irão providenciar a sua visibilidade profissional”. No entanto, muitas vezes só apresentar boas intenções bem como demonstrar bons comportamentos podem não ser suficientes para garantir o nível de visibilidade necessário. Como já é do conhecimento de todo que existem consultorias especializadas em Comunicação Verbal, que tem por objetivo principal auxiliar o profissional a desenvolver suas aptidões de oratória, de apresentação. É possível observar ainda, um trabalho de Auto Conhecimento e Auto Desenvolvimento, que auxiliam muito o profissional a situar-se quanto às competências comportamentais que ele tem por necessidade de sobrevivência no mercado desenvolver para melhorar suas aptidões profissionais. E tenha certeza que esse é sem sombra de duvidas, um super  investimento a que cada um deve fazer presenteando a si próprio, no momento em que trilhando ou buscando encontrar o árduo porem merecido caminho do sucesso bem como o tão almejado crescimento profissional, que concomitantemente implicará no reconhecimento, daqueles que torcem pelo seu sucesso e certamente será espelho para quem busca ser, ter e fazer sucesso.


Escrito por Alexandra Ariatti Piati
Acadêmica da 5ª fase de Administração Marketing e Publicidade - ESUCRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário