segunda-feira, 30 de novembro de 2009
José do Patrocínio e a Educação
Educação do Negro no Brasil e em nossa cidade é o tema abordado pela e a EEB. José do Patrocínio, dando enfase a José do Patrocínio, como símbolo de educação e conquista, assim como muitos Afro-descendentes sideropolitanos.
José Carlos do Patrocínio nasceu em Campos no dia 09 de outubro de 1853, filho de uma ex- escrava africana, Justina Maria do Espírito Santo, e seu senhor, o padre João Carlos Monteiro. Foi um dos grandes vultos da História do Brasil, pela arrasadora campanha em favor da libertação dos escravos , tendo presente no espírito o sofrimento atrozes de sua própria mãe. Foi também um próceres da Proclamação da República. Enfrentou dificuldades mas alcançou a formação em Farmácia, após ter sido servente de pedreiro para custear os estudos, mas percebendo sua vocação como jornalista, tornou-se um profissional destacado nos jornais defendendo a causa abolicionista .
Pelo fulgor do seu verbo , pela violência de seus discursos, que arrastavam multidões na praça pública, é justamente chamado o “ Tigre da abolição”. Trilhou seu caminho acreditando que a educação é a bagagem que temos que levar para a conquista de novos ideais.
Pessoas como José do Patrocínio, construíram as possibilidades que abriram portas para o negro ocupar os mais variados espaços.
Em Siderópolis não foi e não é diferente, pois 500 anos de opressão fizeram surgir as chagas do preconceito . Mas, resistindo a diferença que leva erroneamente a desigualdade, o negro em nossa cidade lutou e se faz presente na segurança, cargos públicos, saúde, política, entre outros. Porém, toda essa conquista se deu através dos bancos escolares.
O melhor meio para chegarmos a consciência plena de que todos somos iguais perante a lei e aos homens, é a educação, através dela compreendemos o passado, corrigimos o presente e venceremos no futuro.
“ Enquanto estivermos acorrentados na ignorância do preconceito, a liberdade será apenas um sonho” .
“A verdadeira liberdade revela-se através da educação.”
Este trabalho foi apresentado no primeiro afro sim em Siderópolis pela Escola JP.
Colaboração : Jadna JP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário