domingo, 28 de fevereiro de 2010

Siderópolis terá 100 vagas para cursos profissionalizantes


Da mesma forma como aconteceu no ano passado, o município de Siderópolis receberá em 2010 mais 100 vagas para cursos profissionalizantes. A confirmação aconteceu em reunião do prefeito em exercício de Siderópolis, Elvi Donadel, com o coordenador regional do Sine de Santa Catarina, Rodrigo Minotto.



Atualmente o Sine de Siderópolis está oferecendo 85 vagas de emprego em mais de 20 áreas. “Sabemos que muitas vezes falta qualificação profissional para preenchimento dessas vagas. Então vamos continuar esse ano com o aperfeiçoamento da mão de obra do nosso trabalhador”, afirma. Os cursos deverão estar a disposição da comunidade a partir das próximas semanas.



Participaram do encontro os secretários de finanças e governo, Valberto Berkenbrock e Vanio Nava, além do vereador Sérgio Giongo e do suplente, João Roberto Rizzatti.


Acesse: http://www.sideropolis.info/
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Siderópolis se despede do Praião 2010


O confronto final do Praião nos últimos dois anos não será mais repetido na edição 2009/2010. O Vila Nova carimbou o passaporte. Mas, o Carbonífera Criciúma não. E, o segundo time que ainda briga pela Taça Eldorado/JM/Criciúma Construções é da casa. O Praia desclassificou o Siderópolis, por 2 a 1. As partidas semifinais ocorreram na manhã deste domingo, dia 27, na orla do Balneário Rincão. Já a definição do título será na manhã do próximo dia 7.



Conteúdo relacionado:

» Acompanhe o especial sobre os Campeonatos de Verão 2009/2010

» Tabelas: Praião (Série A) - Praião (Série B) - Coroa Bom de Bola

» Conferir galeria de imagens dos campeonatos!



No primeiro jogo, o Vila Nova enfrentou o plantel do Carbonífera Criciúma. E, assim como em 2008 e 2009, mais uma vez terminou a partida com um empate. A diferença é que desta vez os içarenses tinham a vantagem pela melhor campanha. Para o Carbonífera, marcou Gelinho, aos oito minutos. Já o Vila contou com Figueroa, aos 17, para igualar o placar. Os dois gols ocorreram ainda no primeiro tempo.



Em seguida, o Praia entrou em campo também com vantagem do empate. O resultado igualado que favoreceria os rinconenses durou até o minuto final do primeiro tempo. Foi quando Boca, do Siderópolis, abriu a contagem. Mas no retorno ao campo, Rafael devolveu a vantagem para o Praia. Ele balançou a rede após cobrar o pênalti provocado por Biguá, aos 3min. E na seqüência, Bolinho ratificou a permanência na competição ao garantir a vitória: 2 a 1.





texto/Fonte: Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Drenagem é consertada no centro


As fortes chuvas das últimas semanas causaram danos na drenagem no cruzamento das ruas Treviso e Gastão Bica de Oliveira, no centro de Siderópolis. Depois dos drenos cederem, a prefeitura, através da Secretaria de Obras, terminou na manhã desta sexta-feira (26) o conserto da tubulação.



Foram trocados 12 drenos, além do restabelecimento do bueiro daquele local. Apesar do serviço concluído, os motoristas precisam de atenção naquele cruzamento já que a recolocação das lajotas será feita apenas na próxima semana, depois do material firmar.


Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Elvi prestigia posse do presidente da OAB


O prefeito em exercício de Siderópolis, Elvi Donadel, prestigiou na noite de quinta-feira (25) a posse do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma. Foram empossados para o mandato de três anos os advogados Robinson Kraemer e Luiz Michalack.



O evento aconteceu no auditório Diomício Vidal, na ACIC, e contou com a presença de várias lideranças, entre elas o presidente da seccional estadual da OAB de Santa Catarina, Paulo Roberto de Borba. O prefeito licenciado de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, também passou pelo evento, assim como o vereador Sérgio Giongo e o Deputado Estadual Valmir Comin.

Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Guinga transmite presidência da Amrec


O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, transmitiu na tarde desta quinta-feira (25) a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Em solenidade prestigiada, no plenário da associação, o prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo foi empossado para o mandato no ano de 2010.



Durante discurso, Guinga voltou a defender a bandeira municipalista, destacando a necessidade de ampliar a união dos prefeitos para a busca de melhores condições de trabalho. “As coisas acontecem nos municípios, mas os recursos não chegam. Temos que rever rapidamente a distribuição tributária sob pena de não termos mais condições de atendermos determinados serviços. Por isso quero convocar todos para a Marcha dos Prefeitos em maio”, disse.



Em cinco meses a frente da Amrec, Guinga conquistou importantes resultados. Desde a implantação do Suasa, para beneficiar 45 mil agricultores, até a discussão sobre o Portal da Transparência. No entanto, o maior êxito foi, talvez, ter encaminhado definitivamente a volta do município de Lauro Muller para a região carbonífera. “Foi um período muito curto, com uma situação a típica, devido ao corte dos profissionais técnicos da entidade, mas saio muito satisfeito pelo trabalho desenvolvido”, afirmou.



O prefeito em exercício de Siderópolis, Elvi Donadel, prestigiou o evento acompanhado dos secretários municipais. Também participaram da solenidade o deputado estadual Valmir Comin e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro.

Acesse: http://www.sideropolis.info/
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lideranças apóiam candidatura de Eduardo ao Governo



Cerca de mil correligionários de todo sul estiveram presente no evento de apoio e fortalecimento a candidatura de Eduardo Moreira a governo do Estado, que aconteceu ontem à noite no Caverá Country Park.


O pedido de apoio foi estendido a outros partidos da região sul, já que desta maneira o sul ganharia força na hora de reivindicar melhorias. Estiveram presentes prefeitos, deputados, vereadores de todo o sul do estado.


“É a oportunidade que estamos tendo de ter um governador que vai lutar pelas causas do sul, e fazer como os demais já fizeram prol das suas respectivas regiões. Não podemos perder esta oportunidade. Convoco até os colegas de outros partidos a fazer parte deste momento, da chance de termos um governador nosso”, declarou o presidente do PMDB de Siderópolis, Romildo Soares.

SDR Criciúma vai construir abrigos de passageiros nos municípios da região Sul


A Secretaria Regional em Criciúma vai juntar as solicitações dos municípios da região e providenciar a licitação e construção de abrigos de passageiros nas rodovias estaduais. A decisão foi tomada depois da visita dos vereadores Luiz Salvaro e Romildo Soares, de Siderópolis, que trouxeram o pedido de pelo menos mais dez abrigos ao longo da SC-445. “Temos diversas solicitações isoladas de prefeituras e entidades e a melhor maneira de zerar o déficit de abrigos de passageiros é fazer uma única licitação pela SDR e providenciar a construção imediata”, destacou o secretário Luiz Fernando Cardoso, acrescentando que na próxima semana vai estar no Deter para verificar um projeto padrão para os abrigos de passageiros.



Problema de enxurradas vai ser um problema a menos para o Sideropolitano.


Empresa de Criciúma contratada para fazer limpeza das ditas “bocas de lobo” que estão cheias de “lodo”, na verdade um problema a menos.

Só que para o trabalho ficar completo a prefeitura precisa solucionar a queda da drenagem em dois pontos do Rio Albina (Veja Matéria).

Segundo informações essa parte que e´a drenagem esta em fase orçamentária, podendo nos próximos dias este problema ser resolvido de vez.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Guinga deixa presidência da Amrec com importantes conquistas

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, deixa nesta quinta-feira (25) a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em solenidade marcada para as 17h. Em pouco mais de cinco meses a frente da entidade, Guinga buscou unir os prefeitos e conseguiu bons resultados.

Depois de assumir a associação num momento delicado, em setembro passado, com a diminuição dos repasses financeiros das prefeituras e com a exoneração de praticamente todos os técnicos, o prefeito de Siderópolis soube contornar a crise, e entrega a Amrec com uma nova visão. “Deixamos de ter o respaldo técnico, mas continuamos tendo a força política. A Amrec continua sendo, aqui e fora, uma das mais importantes instituições da sociedade”, afirma.


União para causas regionais

Entre as conquistas é importante destacar o aperfeiçoamento dos colegiados da administração pública, iniciado ainda na gestão do ex-presidente e prefeito de Urussanga, Luis Carlos Zen, a discussão das perdas do Fundeb, além da implantação do Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa). “A medida beneficia diretamente a agricultura familiar, já que a inspeção se torna integrada. Ao invés de cada serviço municipal, estadual e federal atuar isoladamente, passam agora a fazer parte de um único sistema”, explica.

Nos últimos meses a Amrec buscou apoiar a ação da Sala dos Municípios, da Unesc, e também a união de esforços em prol de causas regionais, através do envolvimento direto em parceria com a ACIC e SDR. “A universidade criou um importante instrumento para a busca de recursos para os municípios. Somos parceiros no projeto ao consolidarmos a forca política na liberação de verbas, principalmente, em Brasília”, destaca Guinga.



Duas outras importantes iniciativas foram a busca pela transparência da administração pública, e o pontapé inicial para a criação do Plano Diretor Regional de Mineração, em conjunto com a Unesc e com a Amesc. “Serão duas importantes ferramentas para a sociedade e que estão bem encaminhadas”, argumenta.

O futuro da entidade

Antes de ser presidente, Guinga viu os municípios de Lauro Muller e Orleans se distanciarem e partirem para a criação da Associação dos Municípios da Encosta da Serra Geral (Amesg). O segundo definitivamente, o primeiro, em período de licença. O retorno de Lauro Muller a Amrec poderá acontecer a qualquer momento. “Fiz em duas ocasiões o convite ao prefeito Hélio Bunn para que ele retorne à associação da região carbonífera. Acredito muito que isso se concretizará”, antecipa.

Projetando o futuro, Guinga acredita que o pior momento da Amrec passou. Daqui em diante, a associação precisa manter a união e buscar solução para problemas regionais. “Temos que continuar unidos entre si, e com as demais instituições, para buscarmos cada vez mais o desenvolvimento da nossa região”, finaliza.

Acesse: http://www.sideropolis.info/
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Construção do CRAS começa nesta quarta-feira


Começam nesta quarta-feira (24), em Siderópolis, as obras de construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Nesta terça-feira (23) o prefeito em exercício, Elvi Donadel, esteve no local que abrigará a nova estrutura. Acompanhado do coordenador estadual do Sine, Rodrigo Minotto, e da Secretária adjunta de Ação Social, Sirlene Rodrigues, Donadel conferiu os primeiros procedimentos da empresa que venceu a licitação.



O CRAS será construído anexo ao Centro Social Urbano, e o projeto sofreu uma pequena modificação para não atrapalhar a quadra esportiva do local. O convênio entre o município e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda é no valor de R$ 117.852,03 e a obra tem prazo de conclusão de seis meses. “O Cras reunirá num único lugar todos os programas sociais desenvolvidos pelo município, facilitando assim o acesso das pessoas”, afirma o prefeito.


Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Obras em ritmo acelerado no Ginásio 19 de Dezembro


Continuam em ritmo intenso as obras de ampliação do Ginásio de Esportes 19 de Dezembro, em Siderópolis. Os serviços não pararam no final de semana e com isso foi possível recuperar um pouco do tempo perdido com as chuvas das últimas semanas. O local onde estava a antiga quadra foi aterrado para atender as exigências do Corpo de Bombeiros.



Nesta terça-feira (23) pela manhã o prefeito em exercício, Elvi Donadel, esteve conferindo os trabalhos da secretaria de obras. O próximo passo é continuar a colocação das sapatas para que na seqüência sejam levantadas as paredes. “Está tudo fluindo normalmente. Tivemos um problema no cronograma por causa da chuva, mas a empresa garantiu que trabalhará nos finais de semana para compensar esses dias”, afirma o prefeito.



Enquanto o ginásio não fica pronto, a diretoria do Siderópolis/Unesc estuda a possibilidade de sediar o turno da Copa Santa Catarina. Expectativa para a realização dos jogos no ginásio Olívia Ronchi Salvaro, na Escola Jorge Bif, na Vila São Jorge. “Precisamos de mais um tempo para decidir, mas até esta quarta-feira comunicaremos a Federação de Futsal”, afirma o presidente da Associação dos Amigos do Esporte, Vanio Nava.


Acesse: http://www.sideropolis.info/
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Vereador quer que titulos de eleitor sejam feitos em Siderópolis


O vereador Leonor Rampinelli (PT) pediu, por meio de indicação que a prefeitura disponibilize um funcionário para confecção de títulos de eleitores. O vereador afirma que o eleitor de Siderópolis tem que se deslocar até Criciúma para fazer o título, e que a cartório eleitoral só funciona no período da tarde. “Estive no cartório, e temos como facilitar a vida do cidadão oferecendo esse serviço por 15 a 20 dias”, disse.

Oposição cobra segurança em Rodovia


Vereador Romildo Soares (PMDB) solicitou, por meio de indicação, a instalação de um redutor de velocidade na Rodovia Municipal Padre Herval Fontanela, rodovia recém asfaltada que liga o centro de Siderópolis a comunidade de Rio Jordão. Segundo Soares, os carros trafegam pela rodovia em alta velocidade, colocando em risco quem precisa entrar ou sair das estradas que levam a comunidade de Rio Albina e São Martinho. “Duas pessoas me cobrar isso e eu mesmo já quase sofri acidente neste local”, argumenta.

O vereador Julio Vitto (PP) argumentou contra a instalação do redutor. “Acho que deve ser instalados placas de alerta, indicando a velocidade máxima”, disse.

Já o vereador Leonor Rampinelli (PT) afirma que redutor e lombada não resolve o problema. “Devemos ter educação no transito. A solução seria a rodovia bem sinalizada com fiscalização da policia”.

Oposição pede informação sobre o consumo de combustivel dos veículos da prefeitura


Os vereadores de oposição (PMDB) querem saber do executivo quanto de combustível a prefeitura de Siderópolis consome por mês. No pedido de informação é solicitada a leitura individual de todos os veículos. “O cidadão tem direito de saber quantas vezes é cada veiculo é abastecido, quantas viagens são feitas por mês e o que é consumido”, disse o líder da bancada de oposição, Vereador Romildo Soares (PMDB).

O Vereador Leonor Rampinelli (PT), respondeu dizendo que o controle da secretaria de saúde está disponível, é só ir até a unidade de saúde verificar. “O controle é rígido”, declarou. O PT é quem administra a secretaria de saúde.

Historiador cobra homenagens

O historiador Nilsson Dassi esteve na sessão da Câmara de Vereadores de Siderópolis, onde utilizou a tribuna para cobrou dos vereadores homenagens ao primeiro prefeito da cidade, Manoel Menelvina Garcia, que governou o município nos primeiros anos de fundação (1959). Nilsso pede que a praça da matriz ou a avenida que liga o centro ao Bairro Rio Fiorita sejam recebam o nome do prefeito com placa comemorativa.

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Homenagem a Gerônimo Feltrin (Momi)


Nasceu em 23 de fevereiro de 1920, no rio Kuntz, na época distrito de Nova Belluno, hoje Siderópolis.

Filho de Antonio Feltrin que veio para o Brasil com oito anos e neto de Girolando Feltrin (Gerônimo – Momi) do qual recebeu o nome em homenagem ao avo

Antepassados que vieram colonizar “estas terras”.

Casado com Adelina Périco, completando no dia 27/07/2010 - 70 anos de casamento.

Mudou-se com toda família para o centro Siderópolis em 1945, apos negociarem as terras do Rio Kuntz com a CSN, para a exploração do carvão.

Trabalhou na CSN, Territorial Anchieta (Porto Alegre), retornando em 1961 para Siderópolis, passando a trabalhar na Carbonífera Treviso onde se aposentou em 1984 como agrimensor.

Têm na constituição de sua família, 6 filhos, 11 netos e 3 bisnetos.

Texto : Pedrinha
Foto : Sandrini

Mudanças nas fórmulas de disputa agradam Siderópolis/Unesc


Depois de conhecer o calendário e as fórmulas de disputa das competições deste ano, a diretoria do time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc avaliou positivamente as principais mudanças. Além de poder contar com os grandes desde o principio da Divisão Especial, o clube de Siderópolis ganhou a possibilidade de disputar a Copa Santa Catarina novamente em quadras menores.



A Federação havia exigido no ano passado as medidas oficiais, mas voltou atrás na sexta-feira. A Divisão Especial continuará sendo disputada em quadras maiores. “Para a Copa serão oito times, divididos em duas chaves que jogarão turno e returno. Serão chaves regionais na primeira fase e Siderópolis terá como adversários: Capivari de Baixo, Ibirama e Ituporanga”, afirma o supervisor Leandro Nascimento.



Para os dias 25, 26 e 27 de março estão marcados os jogos de ida, ainda sem local marcado. Nesta terça-feira (23) Siderópolis decidirá se tem condições de receber os jogos. O returno será em Ituporanga. “Capivari e Ibirama já abriram mão, então vamos estudar a possibilidade de fazer a fase em Criciúma, ou até mesmo em Siderópolis, no Ginásio da Escola Jorge Bif, já que o Ginásio 19 de Dezembro ainda está em reformas. Caso contrário, turno e returno serão disputados em Ituporanga”, afirma o presidente da Associação dos Amigos do Esporte, Vanio Nava.

Divisão Especial

Já a principal competição do calendário catarinense teve uma mudança radical na forma de disputa. Diferente dos anos anteriores, os quatro times da Liga Nacional (Malwee, Joinville, Unisul e Colegial) entram na competição desde o início, e não mais na segunda fase. “Isso porque equipes como Pinhalzinho, São Miguel d`Oeste e Xaxim desistiram das competições por falta de recursos”, comenta Nascimento.



Na primeira fase, que inicia no dia primeiro de maio, serão 10 times buscando oito vagas para as quartas de final. Na seqüência semifinal e final. O campeão garante vaga no quadrangular. No returno a formula será a mesma, até sair o segundo campeão. Os outros dois times serão escolhidos através do melhor índice técnico. “Ficou uma fórmula interessante, onde os times menores poderão enfrentar os grandes desde o começo”, explica o técnico Serginho Lopes.



Disputarão a Divisão Especial deste ano, além do Siderópolis/Unesc e dos quatro times da Liga Nacional, Capivari de Baixo, Ibirama, Blumenau, Chapecó e Concórdia.

Acesse: http://www.sideropolis.info/



Supervisor do Siderópolis/Unesc



Leandro Soares do Nascimento



9932-8351

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Donadel recebe visita de sideropolitano que reside nos EUA


O prefeito em exercício de Siderópolis, Elvi Donadel, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) a visita do empresário estadunidense, Pedro Sommariva. Ele é natural de Siderópolis, mas reside há 26 anos nos Estados Unidos, e de passagem por Santa Catarina, veio a cidade rever o amigo de infância.


Acesse: http://www.sideropolis.info/
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Alunos carentes recebem material escolar em Siderópolis


A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Educação, continua essa semana a entrega de kits escolares para os alunos carentes. Cerca de 60 crianças já receberam o kit, que contém cadernos, caneta, lápis, borracha, régua, lápis de cor, apontador e outros materiais.



Os alunos carentes estão cadastrados na Secretaria de Ação Social, e neste ano, além da rede municipal, crianças da rede estadual estão solicitando os materiais, já que o Governo do Estado faz a distribuição apenas na metade do ano. Mais de 100 kits deverão ser entregues ao todo. Para a secretária de educação, Cládis Meri Zanelatto Trento, “o objetivo é incentivar a educação para as famílias de baixa renda”, afirma.


Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Supergasbras/São Martinho E: C: vai à final da Serie B

O São Martinho pode se tornar o quarto time para representar Siderópolis no campeonato de areia, na Serie A.

Hoje temos Siderópolis, Ájax e Trilho.

O São Martinho mesmo com a vantagem do empate saiu ganhando de 2 a 0, gols marcados por Buiu, mas quem pensou que ia ser fácil se enganou, pois no segundo tempo o torneiro empatou e botou pressão, mas o São Martinho consegui se segurar, e passar pra final com o empate de 2 a 2.

A final da Serie B será dia 07/03/2010.

Depois da partida jogadores do torneiro e a comissão técnica tentaram agredir a arbritagem, o nosso santo são Martinho e muito forte.



Foto e Texto: Fabio Moro



Sinalizar saída comunidade São Martinho Baixo

Romildo Soares fará indicação na sessão da câmara deste dia 22 de fevereiro, para que seja colocado redutor de velocidade ou uma lombada nas proximidades da entrada para o São Martinho Baixo na localidade do Rio Albina, se possível de imediato.


Os carros que trafegam no sentido Rio Jordão ou para o centro de Siderópolis vem em alta velocidade e quem esta esperando para entrar para a comunidade ou sair da mesma para sentido Jordão ou centro estão com dificuldade de sair da mesma, alguns moradores e usuários da estrada me procuraram desde a inauguração.

Eu mesmo no mês de dezembro passei por maus momentos quando fui sair da comunidade do São Martinho Baixo e vinha um carro do Jordão sentido centro em alta velocidade, pois quando você avista o mesmo ele já esta em cima.



Vereador: Romildo Soares

Desrespeito com o cidadão Sideropolitano

Passando pelo centro da nossa cidade, no domingo de manhã, dia 21 de fevereiro, me deparei com este lixo espalhado, bem em frente o Siderópolis Clube. Vi-me na obrigação de fotografar para deixar registrado o descaso que esta acontecendo com a coleta de lixo. Não acredito que em 2010 ainda temos que ficar cobrando estes problemas. Estou de olho. Sou um vereador e não vou deixar de cobrar do município, afinal, cada cidadão paga em seu IPTU a sua taxa de lixo.

Vereador : Romildo Soares

Representante de Siderópolis é um dos semifinalistas do Praião

Foram conhecidos neste final de semana os semifinalistas do Praião 2010. No próximo domingo, Praia x Siderópolis e Vila Nova x Carbonífera Criciúma farão os confrontos que valerão vagas na decisão do título.




Ontem, o Vila Nova eliminou o Palmeiras vencendo por 3 a 1. O Praia passou pelo Ajax, 3 a 0.



Hoje, a Carbonífera Criciúma jogou com o regulamento na mão, e empatou em 0 a 0 com o CPAI. O Siderópolis despachou o São José ganhando por 2 a 1.



Na semifinal, Praia e Vila Nova jogarão pelo empate para ir à decisão.

Siderópolis/Unesc conhece calendário

O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc já conhece o calendário das competições deste ano. Na sexta-feira (19) aconteceu em Florianópolis o congresso arbitral com representantes de todas as equipes. A Copa Santa Catarina começa no dia 27 de março e a Divisão Especial do Campeonato Catarinense no dia primeiro de maio.



Durante o final de semana o técnico Serginho Lopes não poupou os atletas dos treinos intensos. No sábado pela manhã os jogadores treinaram pela primeira vez na quadra grande, no Ginásio da Unesc. A tarde foi realizado mais um trabalho tático no Ginásio João Cascaes, no Bairro Rio Fiorita, em Siderópolis. “Essa primeira semana de treinos táticos agradou bastante. Os jogadores corresponderam dentro da quadra e isso aumenta nossa expectativa daqui em diante”, afirma o técnico Serginho Lopes.


Acesse: http://www.sideropolis.info/
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fotos bloco só no caneco 2010



MAIS FOTOS DO EVENTO

Em Siderópolis temos mais uma opção para encontrar os amigos.

Foi lançado o primeiro rodízio de carnes ,promovido pelo bloco só no caneco que foi um sucesso.



A tradicional feijoada da montanha que todos os anos é muito prestigiada por Sideropolitanos e visitantes .

A feijoada da montanha realizou sua sexta edição.

FOTOS FEIJOADA 2010



Nova Belluno : Uma cidade centenária sem data de nascimento

A cidade de Siderópolis, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina, colonizada por imigrantes italianos, completará 120 anos de fundação em 2011. No entanto, ainda não possui oficialmente uma data de fundação.

Belluno, primeiro nome de Siderópolis, surgiu com a criação da Colônia Nova Veneza em 1891, resultado de uma política imigratória incrementada pelo governo brasileiro iniciada no império e concluída na república, objetivando a ocupação e o povoamento, principalmente, nos estados da região sul do país.

Segundo Bortolotto, “oficialmente comemora-se 28 de outubro de 1891 como a data de chegada dos primeiros imigrantes, e, portanto, a data da fundação da Colônia Nova Veneza. Sabe-se, porém, que os primeiros imigrantes chegaram, na verdade, bem antes desta data”. O atual município de Nova Veneza, que naquela época era sede central da Colônia, adotou de forma oficial esta data como sendo sua fundação. No entanto, nos arquivos da Carbonífera Metropolitana, também citados por Bortolotto, pode-se constatar que a primeira leva de imigrantes chegou à colônia em 28/06/1891. A partir de 04/01/1891, observa-se no livro Diário da Administração da colônia os primeiros registros contábeis, tendo por finalidade, preparar toda a colônia com o objetivo de abrigar os colonos italianos nos seus respectivos lotes.

Após minuciosa análise das documentações, que se encontram na sede atual da Companhia Metropolitana, empresa responsável pela implantação da Colônia Nova Veneza e na bibliografia regional, constata-se que foi em 15/07/1891 que os primeiros imigrantes chegaram à colônia com a incumbência de ocupar seus lotes previamente demarcados, na seção Estrada Urussanga, no Núcleo de Belluno. A família De Nez instalou-se na localidade de São Martinho, adquirindo o lote nº 14 com 31 ha de terra e a família Moro ocupou o lote nº 1 com 28 ha em São Martinho Baixo. Os lotes ocupados por estas famílias estavam localizados bem próximos à sede central da colônia, conforme dispõe a planta (mapa) da Colônia Nova Veneza de 1891.

No Monumento ao Imigrante Italiano, localizado em frente ao Colégio Dom Orione há uma placa em bronze, comemorativa ao 75º aniversário de fundação do município, produzida no ano de 1966 durante o mandato do prefeito Jorge Bif, em que consta a data de 19/12/1891 como o início da ocupação da cidade pelos europeus. Não há uma manifestação legal dos poderes constituídos no municipio que possa confirmar esta data. No entanto, é possível concluir que a escolha foi uma relação – dia e mês – com a data da emancipação político administrativa decretada em 19/12/1958. Ainda em relação à placa, devido à inclusão de um acróstico muitas famílias italianas que aqui chegaram não foram relacionadas. A data de 19/12/1891 pode ser facilmente contestada, observando-se o título de posse provisória de terras do imigrante Michele Crepaldi, adquirido junto a Companhia Metropolitana em 03/11/1891, no Núcleo de Belluno, seção Linha Ex-Patrimônio, lote 06 com 29,9 ha. (Bortolotto, p. 23).

A centenária Siderópolis – SC (Nova Belluno) no seu registro de nascimento, com o consentimento dos poderes executivo e legislativo, poderá finalmente escolher 15/07/1891 como sua data oficial de fundação.



Fontes:

1 - BORTOLOTTO, Zulmar Hélio. História de Nova Veneza. Nova Veneza, 1992. 339p.

2 - Diário da Administração da Colônia de Nova Veneza - Arquivo da Carbonífera Metropolitana S/A – Criciúma – SC.



Nilso Dassi

Licenciado e Bacharel em História pela UNESC

Fevereiro/2010

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quer trabalhar na Resicolor,vagas de trabalho

Numero de Vagas 7

Funções Nível operacional

Auxiliar de Produção

Auxiliar de Almoxarifado

Ajudante de Expedição

Escolaridade exigida: 1º Grau completo ou cursando

Carga Horária de Trabalho:

Comercial

08:00 ás 17:48

ou por

Turno:

05:00 ás 13:45 ou 13:45 ás 22:15
Atenciosamente;

Denise N Dias

Coordenadora de RH

3435.80.22


Alunos dos CEI`s participam de recreação em Siderópolis


Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI`s) de Siderópolis participaram na manhã desta sexta-feira (19) de uma recreação. Com músicas, dança, mágica e outras atividades, as crianças foram recebidas para darem inicio ao ano letivo. O evento teve a coordenação da Secretária de Educação, Cládis Meri Zanelatto Trento, e das pedagogas Laís Laurentino e Roseli Búrigo.



O objetivo é motivar as crianças visando a integração para o restante do ano. Prefeito em exercício, Elvi Donadel, passou pelo encontro que aconteceu no Siderópolis Clube. A tarde uma nova turma participa da recreação.

Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Acidente em Siderópolis - Álcool e direção não combinam mesmo


Por volta das 14:30 horas minutos desta quinta o Sr R.A.V. que estava tomando o famoso "traguinho" da tarde onde se empolgou nos goles de pinga.

Mesmo estando alcoolizado insistiu em conduzir sua moto, trafegando pela Rua Aladio Venturini acabou colidindo com o veiculo gol.

A policia veio ate o local e tomou as devidas providencias.

Felizmente nada de grave aconteceu ao motoqueiro R.A.V.

Fica o aviso aos motoristas que ao beber não dirijam, pois alem de sua vida estar em risco coloca também a vida de inocentes em risco.

siderópolis

Siderópolis/Unesc participa de Congresso Técnico


O time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc conhecerá nesta sexta-feira (19), o calendário das competições deste ano. O congresso arbitral com representantes de todas as equipes está marcado para as 14h, na sede da Federação Catarinense de Futebol de Salão, em Florianópolis.



A primeira competição do ano será a Copa Santa Catarina. A principal indefinição até o momento é quanto ao número de equipes para a disputa da temporada. Xaxim, Pinhalzinho e São Miguel d`Oeste podem ficar de fora das competições. “Pelo que temos de informação, a Divisão Especial, por exemplo, poderá ter apenas seis times na primeira fase, e não oito como de costume. Daí os clubes analisarão a possibilidade das quatro equipes grandes participarem desde o começo, e não mais entrarem na segunda fase. Tudo será definido amanhã”, explica o supervisor do Siderópolis/Unesc, Leandro Nascimento.











Treinos até sábado



Enquanto a diretoria ainda aguarda a confirmação do calendário das competições para 2010, o técnico Serginho Lopes continua o trabalho dentro das quadras. Nesta quinta-feira (18) pela manhã os jogadores realizaram trabalhos físicos e a tarde acontece o segundo treino tático. “Gostei bastante da movimentação ontem (quarta-feira) e daqui para frente é intensificar esse trabalho na preparação para a Copa Santa Catarina”, comenta.


Acesse: http://www.sideropolis.info/


Supervisor do Siderópolis/Unesc



Leandro Soares do Nascimento



9932-8351

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quaresma: Tempo de Conversão


Deixar-se transformar pelo amor é fonte de uma nova vidaA+A-A Quaresma é, como há muito sabemos, um tempo de conversão. Esse é um tema que jamais perde a sua atualidade na vida cristã, por isso queremos mais uma vez refletir sobre ele. A imposição das cinzas – com que a Igreja inicia a nossa preparação para a celebração solene do Tríduo Pascal –, não pode ser um gesto formal, folclórico, mera tradição. Ele deve ser expressão de um compromisso de deixar-se moldar pelo Espírito Santo para a conversão pessoal e comunitária.






O Antigo Testamento, ao tratar da conversão, acentuava muito o aspecto cultual, a rejeição do culto pagão, a passagem da idolatria para a adoração do verdadeiro Deus e a submissão à sua Lei, concedida ao povo por intermédio de Moisés. Em resumo, a conversão era abandonar a idolatria e cumprir o que determinava a Aliança Sinaítica. Mais tarde, os profetas aprofundam o tema, não só anunciando uma aliança interior, mais perfeita, mas também insistindo na compaixão para com os desvalidos: órfãos, viúvas e pobres. Na linha dos profetas do Antigo Testamento, podemos inserir o maior de todos: João Batista. Ele insiste na mudança de atitude, na prática da justiça, da solidariedade, compaixão e mansidão como necessárias para acolher o Messias.





A atividade pública de Jesus começa com forte anúncio: “Convertei-vos...”. Na Quarta-Feira de Cinzas sentimos ainda o eco da voz do Senhor, que mediante a Igreja, nos convida à conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. É em chave cristã que somos chamados a entender o forte convite de Jesus. Para isso, eu tomo a parábola do Filho Pródigo ou do Pai Misericordioso, pois nela vamos encontrar o mais significativo exemplo do que nós cristãos devemos entender por conversão: é abandonar os falsos deuses, que insistem em dominar o nosso coração, e ir ao encontro do Deus verdadeiro, o Pai. Ir ao encontro d’Ele e deixar-se transformar por Seu amor é fonte de uma nova vida. Por isso, Jesus, ao ser procurado por Nicodemos, explicou-lhe que seria necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus.





Podemos afirmar: aqui está o verdadeiro sentido da conversão: “nascer de novo”. É essa a grande maravilha que Deus quer operar na vida dos seus amados. A conversão é recriação do ser, um fato mais admirável que a criação do Universo. É obra em primeiro lugar do Espírito Santo em nós, para que com sabor novo possamos pronunciar: “Abba”.





Parece-me que o belíssimo quadro “A volta do filho pródigo”, de Rembrandt, quis expressar essa realidade da conversão como um novo nascimento, quando nos apresenta o filho estreitado entre as mãos do pai, com a silhueta um tanto informe de um embrião humano. Ele está sendo gestado na luz, no calor, no abraço amoroso do Pai Misericordioso. Assim, a conversão nos lança num relacionamento mais profundo e íntimo com Deus, a quem não vemos e, necessariamente, com os irmãos, aos quais vemos bater à nossa porta com fome, frio, cansaço, doença, solidão e desespero. Só homens e mulheres “novos” sentirão compaixão ao ver nos rostos – deformados pela miséria –, a face mesma de Jesus.





No período da Quaresma, a Igreja quer preparar seus fiéis, mediante a solene celebração do Tríduo Pascal, para a renovação de nossa existência em Cristo. Os exercícios quaresmais como jejuns, abstinência, esmola, paciência com o próximo, irão favorecer esse nascer de novo. Seremos gestados no seio da Igreja, na comunidade.





Na força da vida nova que nos impregnará, com ardor renovaremos nosso compromisso de servir o Reino de Deus, de dobrar, em atitude humilde e serviçal, os joelhos diante de nossos irmãos pequeninos. É essa a graça que mais devemos almejar ao participar da celebração do Tríduo Pascal.





Dom Paulo Francisco Machado

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG)

Taxista de Siderópolis é assaltado


No dia 09 de fevereiro um taxista de Siderópolis foi chamado para uma corrida na comunidade de Santa Luzia (em frente à igreja) chegando ao local foi abordado por um individuo ameaçando esfaquear o motorista do taxi, logo apos outro individuo encapuzado saiu da mata com uma faca, quando o taxista viu o segundo elemento tentou sair do local conduzindo seu veiculo no qual foi impedido, pois o meliante tirou a chave da ignição impedindo sua partida.

Quando o assaltante tentou pegar o celular do taxista foi impedido pelo mesmo, pois no momento em que o taxista deu 200,00 reais em dinheiro os ladrões se evadiram do local.

Logo apos os assaltantes jogaram a chave do taxi longe do alcance do motorista do taxi e entraram mata adentro, logo em seguida saíram com seu veiculo escondido na mata.

Segundo o taxista tudo foi calculado friamente pelos assaltantes que ate o momento não se sabe noticias desses indivíduos.

O taxi que foi assaltado é um amigo de todos em Siderópolis é o Sr Cezar Guiguer onde tem seu ponto de taxi no centro de Siderópolis.

Fim das férias para mil alunos de Siderópolis

Começou nesta quarta-feira (17) o ano letivo para cerca de mil alunos da rede municipal de ensino de Siderópolis. Entre estudantes, professores e funcionários, a volta às aulas mobiliza cerca de 1,5 mil pessoas que estarão divididas nas escolas Miguel Lazzarin, Aurora Péterle e Jorge Bif.



Na semana passada, professores e funcionários da rede municipal participaram de oficinas, nas quais foram discutidos temas pedagógicos, atividades lúdicas e recreativas que podem ser desenvolvidas em sala de aula. “Deixamos tudo pronto para o inicio do ano letivo. Também temos vários projetos para serem desenvolvidos ao longo do ano, principalmente para integrar cada vez mais a escola e as famílias”, afirma a secretária de Educação, Cládis Meri Zanelatto Trento.


Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Siderópolis a caminho se tornar uma cidade digital

Promessa de campanha começa a se tornar realidade.

No centro de Siderópolis, mais precisamente ao lado do parquinho para crianças a prefeitura municipal de Siderópolis disponibilizou um ponto de internet, você levando seu notebook com wirelles poderá num raio de 50 metros terem acesso a internet grátis.

O que podemos notar é que a falta de divulgação é o fato de poucos usarem este serviço gratuito.

Uma novidade para a população do Rio Jordão Baixo é que em breve também lá estará disponível um ponto de internet grátis.


Guinga transmite o cargo ao vice, Elvi Donadel

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, ficará afastado do Executivo nos próximos 20 dias, retornando no dia 9 de março. Nesta quarta-feira (17) pela manhã ele passou o cargo ao vice, Elvi Donadel. O ato aconteceu no hall de entrada do Paço Municipal Antônio Feltrin, e contou com a presença de secretários e funcionários da administração. “Já havia combinado com o Elvi em dezembro de me ausentar nesse período para descansar um pouco. Tenho certeza que a cidade estará em boas mãos”, afirmou Guinga.



Antes de passar o cargo, Guinga visitou algumas obras em andamento do município acompanhado do vice-prefeito. Essa é a quarta vez que Donadel assume o Executivo desde o início de 2009. “Vamos dar continuidade aos trabalhos, sempre primando por melhorar a qualidade de vida da população. Temos administrado a cidade juntos e não será diferente nesse período”, comentou Donadel.


Acesse: http://www.sideropolis.info/

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Esperando pelo natal 2010, ou tirar?


Quando vemos coisas simples de resolver e parece que ninguém se importa.

Lembramos que a ornamentação foi adquirida com dinheiro do Cdl, Ajuda do povo e Prefeitura municipal de Siderópolis.

Uma empresa foi responsável pela colocação da ornamentação e no contrato com esta empresa estaria também a retirada das luzes e fios?

Nesta matéria focamos o descaso com a iluminação de natal para que se tome alguma providência, por parte da prefeitura ou pela empresa que efetuou o serviço.