segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Comunicado: inicio das aulas EEBJP
A diretoria da EEBJP de Siderópolis comunica que o inicio das aulas será dia 17 de fevereiro no período matutino e vespertino.
Nos demais horários as aulas começarão no dia 18 de fevereiro.
História da Instituição
A escola iniciou seu funcionamento em 1918 , como Escola Isolada de Nova Belluno, município de Urussanga (hoje Siderópolis), com a nomeação da primeira Professora "Magdalena Martins Queluz Patel".
Em 1946, passou a ser denominada Escola Desdobrada, sendo confiada a Direção a professora Sara Bom Moretti.
Em 1949, a Escola Desdobrada, passa então a se chamar: Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho.
Começou a funcionar como Grupo Escolar José do Patrocínio no ano de 1950, tendo na Direção o Senhor Valmor Rosa.
Em 10 de julho de 1955, foi inaugurado o atual prédio escolar cujo terreno foi doado por José Feltrin e Maria Gambá Feltrin, com quatro salas de aula, sob a Direção da professora Irma Tomazi Lazzarin. Neste dia, a escola teve visita do então Governador do Estado: Irineu Bornhausen.
A partir de 1958, foi criado o Curso Normal Regional Fernando Ferreira de Mello, anexo ao Grupo Escolar José do Patrocínio. Em 1968, a escola foi ampliada passando a ter nove salas de aula.
No ano de 1971, atendendo aos imperativos da Lei Federal 5692/71 (Lei de Diretrizes e Bases na Educação), que reformulou o ensino no país, o antigo curso primário e ginasial, juntaram-se formando a Escola Básica José do Patrocínio, com a Direção Geral da professora Selita Sachet Cesa.
De 1978 a 1983, a direção foi confiada a professora Carolina Feltrin Vendrame.
Em 1984 assume a direção Ione Dias. No ano seguinte a mesma foi eleita por mais dois anos (1985 a 1987).
De 1988 a 1990, o Diretor foi o professor Jair Coan Turazzi.
Para o período de 1991 a 1992 foi eleita a professora Anelise Arns. Com a criação do Curso de 2º Grau, no ano de 1992, a escola passa a ser denominada Colégio Estadual. A Direção continuou com a professora Anelise Arns até 1994 . Assume a Direção Adjunta (1992 a 1994) a professora Elza Regina Botelho. Os cursos criados foram: Magistério de 1º Grau (formando professores de 1ª a 4ª séries) e Curso de 2º Grau: Educação Geral.
Em 1994, iniciou-se os estudos para a elaboração do Projeto Político Pedagógico.
No ano de 1995, a Direção foi confiada a professora Miriam da Conceição Martins, tendo como Diretor Adjunto, o professor Jair Coan Turazzi.
Em 1999, a escola passa a ser dirigida pela Supervisora Escolar Adriana Feltrin Zanellatto e pela professora Magda Beatriz Mastella dos Santos, como Diretora Adjunta.
No dia 11 de setembro de 1999 a escola recebe a visita da Secretária Estadual de Educação: Mirian Schilikman.
No ano de 2000, o colégio muda de nome em razão da LDB 9394/96 e passa a se chamar Escola de Educação Básica José do Patrocínio.
No dia 15 de março de 2002 a Escola é inaugurada depois de uma Reforma Geral. No ano de 2003, a direção foi confiada à professora Ieda Tomasi Ribeiro. Neste mesmo ano, a escola recebe aprovação para a construção de um Ginásio de Esportes, da área administrativa e de duas salas de aula.
Em 2005 assume como Assessora de Direção a professora Liliam Demétrio Savaris. Em abril de 2005 é inaugurada a ala administrativa da escola com as duas salas de aula. E Em 30 de novembro de 2005 é inaugurado o Ginásio de Esportes com o nome de “Carolina Feltrin Vendrame” que trabalhou por quase 30 anos na escola como professora, secretária e diretora e também filha dos doadores do terreno José Feltrin e Maria Gambá Feltrin onde hoje funciona a escola.
Em 2007 é indicado o professor Mericles Rossa para a Direção da Escola e a professora Jadna Rodrigues Martins como Assessora de Direção.
Objetivo
Missão
Possibilitar ao aluno a apropriação, elaboração e reelaboração do conhecimento científico historicamente acumulado pela humanidade, bem como a elaboração de novos conhecimentos, que sejam significativos, dando ênfase a formação humana integral.
Visão
Ser uma escola de referência, reconhecida pela qualidade de suas ações e resultados, onde a comunidade escolar seja protagonista de sua própria história.
Valores
Desenvolver uma Cultura de Paz, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária.
Inovação, pluralismo de idéias, ética, compromisso com o desenvolvimento sustentável, respeito ao indivíduo e ao meio, respeito as diferenças (inclusão), solidariedade, justiça, responsabilidade e honestidade, são palavras que norteiam nossa prática pedagógica.
Nosso Patrono: José do Patrocínio
José Carlos do Patrocínio, nasceu na cidade de Campos, na Província do Rio de Janeiro, no dia 08 de outubro de 1853. Era filho de um padre fazendeiro e dono de escravos (Padre João Carlos) e uma escrava (Justina Maria do Espírito Santo). Em 1868, foi para a cidade do Rio de Janeiro para prosseguir seus estudos que foram realizados com enormes dificuldades e conseguiu diplomar-se em Farmácia em 1874.
José do Patrocínio possuía enorme facilidade de falar e escrever, por isso, logo se tornou poeta e autor de artigos sobre o Movimento Abolicionista.
Depois de conseguir algum dinheiro, comprou a liberdade de sua mãe, que ainda era escrava.
Em 1877, juntou-se a equipe de jornalismo da Gazeta de Notícias e devido sua habilidade política, tornou-se símbolo do movimento abolicionista no Brasil.
Em 1881, adquiriu o Jornal “Gazeta da Tarde” que foi presente do seu sogro, o Capitão Sena.
José do Patrocínio era um orador poderoso nas reuniões abolicionistas. Foi autor de centenas de escritos sobre a questão da escravidão e possuía a reputação de reformista rigoroso. Adotou o grito de guerra “Escravidão é Roubo” de Pierre Proudhon e continuou a agir até 1888, acreditando em sua verdadeira luta.
No dia 13 de maio de 1888, colheu o fruto de sua dedicação e abnegação ao ver sancionado a Lei Áurea.
Com a República, José do Patrocínio, prosseguiu nas suas atividades sociais. Nas colunas do Jornal “Cidade do Rio” que havia fundado, lutou pela aplicação de um programa liberal.
Em 1892, foi acusado de haver participado do movimento contra o Marechal Floriano Peixoto, tendo sido preso e deportado para a Amazônia.
José do Patrocínio era emotivo, teatral e romântico. Conquistava platéia tanto em público como através da imprensa com sua lucidez e com seus apelos emocionalmente poderosos. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Foi jornalista até o último instante da sua vida e morreu pobre, no Rio de Janeiro em 29 de janeiro de 1905.
Deixou inúmeros manifestos, artigos, conferências, um volume inédito de poesias intitulado: “Ritmos Selvagens” , além das seguintes obras: Mota Coqueiro (1877); Os Retirantes (1879); Pedro Espanhol (1884). Publicou com Demerval da Fonseca os panfletos: Os Ferrões (1875) e traduziu a comedia em três atos: “As Meninas de Godin”de Maurice Ordonneaux.
Em 1999, em uma Feira Cultural realizada em nossa Unidade Escolar, esta história foi resgatada pelos alunos do 1º Grau, onde toda a comunidade pode conhecer um pouco sobre o patrono do colégio.
Contexto / Cenário
A Escola de Educação Básica José do Patrocínio está situada na Rua Professor Renato Melillo, n.º 81 no centro de Siderópolis, Estado de Santa Catarina.
A escola destaca-se por estar localizada no centro da cidade, ter uma boa estrutura física e uma prática pedagógica articulada, por isso a demanda por matrícula é um fator relevante por todo o ano letivo.
A escola conta com um quadro profissional de boa qualidade e os professores têm formação compatível com sua área de atuação. Dos professores efetivos: 02 professores com Mestrado, 21 com Pós Graduação e 02 com Graduação . Dos professores ACT: 12 professores com Graduação e 02 cursando . A escola conta ainda com 01 Diretor, 01 Assessora de Direção, 01 Assistente de Educação , 01 Supervisora Escolar, 02 Assistentes Técnica-Pedagógica, 03 Professoras Readaptada , 06 Serventes contratados pela APP e 01 Servente Estatuário.
Esta unidade escolar funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno. Possui 787 alunos assim distribuídos: 339 alunos do Ensino Médio e 448 do Ensino Fundamental.
A clientela da escola é de nível sócio-econômico de média e baixa renda. Poucos alunos são considerados carentes e os mesmos têm todo o apoio da escola quanto ao material escolar, uniforme e merenda.
A escola oferece Reforço Escolar que é feito de 1ª a 4ª série e atende os alunos com dificuldade de aprendizagem.
98% dos alunos são da religião católica e 2% de outras religiões.
Para diminuir ainda mais a evasão escolar foi criado o projeto APOIA (Aviso por Infrequência do Aluno) onde a escola deve comunicar e visitar a família quando o aluno faltar 5 vezes consecutivas ou 7 dias alternados, para solicitar o retorno do aluno. Não resolvendo o problema a escola deve encaminhar para o Conselho Tutelar.
O prédio está em bom estado de conservação, porém necessita de alguns reparos como pintura, troca de ventiladores , colocação de piso no Ginásio de Esportes, construção de uma rampa de acesso entre a ala administrativa, salas de aula e biblioteca, a instalação de um sistema de som em todas as dependências da escola e a construção de um refeitório. É necessária também a reforma dos quadros de giz, existindo a proposta de substituição dos quadros de giz para quadros brancos.
Com a mudança do Ensino Fundamental para 9 anos é necessário também rever os mobiliários para os alunos do 1º ano, bem como materiais didáticos adequados para que continue sendo garantida a qualidade de ensino.
Os alunos são sempre participativos em todos os projetos e eventos desenvolvidos na Unidade Escolar e na comunidade. Os pais sempre colaboram em todos os sentidos, porém falta maior esclarecimento quanto a limites.
Regime Disciplinar
O regime disciplinar para os componentes da Organização Escolar será decorrente das disposições legais aplicáveis a cada caso, das normas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis, Estatuto do Magistério Público do Estado, na Consolidação das Leis do Trabalho e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Pela inobservância dos deveres previstos neste ,manual e, conforme a gravidade ou reiterações das faltas e infrações, serão aplicadas, aos alunos, as seguintes medidas disciplinares:
- advertência verbal;
- advertência escrita e comunicada aos pais ou responsáveis;
- exigência de comparecimento do pai ou responsável na escola;
- comunicação ao Conselho Tutelar;
Dependendo das infrações, e da idade do aluno poderá ser feito um Boletim de Ocorrência.
A aplicação da medida de advertência verbal será executada pelo Professor ou pela Equipe Gestora
A medida de advertência escrita e ou comparecimento dos pais ou responsáveis serão aplicáveis pela Direção nos casos de reincidência em falta prevista no artigo anterior e de acordo com a gravidade da infração.
Esgotadas as medidas anteriores, a Direção fará os devidos encaminhamentos ao Conselho Tutelar para acionar o APOMT
As medidas disciplinares aplicadas ao corpo discente não serão registradas em seu Histórico Escolar, devendo constar apenas nos assentos escolares.
Organização do Cotidiano
Todos os anos é na Assembléia de Pais e Professores, no início do ano letivo, o estudo das normas de organização e convivência. Neste ano, novamente, os pais aprovaram as normas abaixo: (Cada pai ou responsável recebe a cópia das normas)
1. Biblioteca Escolar: Todo o aluno terá direito de freqüentar a biblioteca. Para o empréstimo de livros aos alunos de 5ª a 8ª e Ensino Médio, será necessário fazer a carteira da biblioteca no valor de R$ 0,50. O aluno terá o dever de devolver os livros na data pré-estabelecida e ressarcir os mesmos quando do seu extravio. (Nas aulas de Língua Portuguesa)
2. Ginásio de Esportes: Para as aulas de Educação Física e uso do ginásio para a prática de esporte é necessário que o aluno venha com bermuda ou calça de abrigo da escola e tênis com solado claro.
3. Avaliação: a) O aluno terá direito a: - realizar até duas avaliações ( provas) , previamente marcadas pelo professor , no mesmo dia; - recuperação paralela (através de monitoria, trabalho diversificado, correção coletiva de provas ou atividades...)
b) Para aprovação o aluno deverá obter média 7,0 e 75% de freqüência durante os quatro bimestres. Ao aluno com média inferior será oferecido uma oportunidade de avaliação (prova final), cuja média final deverá ser igual ou superior a 5,0.
c) O aluno que não comparecer as avaliações (provas ou atividades individuais) deverá apresentar justificativa dos pais ou responsáveis ou atestado médico, no máximo, em 48 horas. Neste caso será dada a oportunidade de fazer a avaliação oralmente ou escrita com data a ser marcada no final do bimestre, fora do horário normal de aula.
d) O aluno que não apresentar as tarefas e trabalhos nos dias marcado pelo professor receberá uma nota inferior ao entregá-lo posteriormente.
e) Será atribuída uma nota de 0 a 10 (zero a dez) quanto a assiduidade, pontualidade, relacionamento, responsabilidade, participação em sala, organização, (interesse em cada disciplina).
4. Horário das Aulas: O aluno permanecerá na Unidade Escolar nos seguintes horários:
Matutino: 7h45 min. às 11h45 min.
Vespertino: 13h05 min. às 17h05 min.
Noturno: 18h50 às 22h20 min.
Obs.: Caso o aluno precise chegar atrasado haverá a tolerância de no máximo 15 minutos (por três vezes) e após este tempo, somente com a presença ou justificativa dos pais ou responsáveis. E para sair antes do término das aulas, o aluno deverá apresentar uma justificativa dos pais ou responsáveis.
5. Uniforme: O uniforme é de uso obrigatório em todas as atividades da escola (conforme decisão em Assembléia de Pais realizada no dia 09/03/2006). O aluno que precisar vir sem uniforme deverá trazer uma justificativa dos pais ou responsáveis.
6. O aluno deverá vir para a escola com o material necessário e organizado.
7. O aluno poderá ausentar-se da sala de aula para solicitar material em outras turmas ou na secretaria somente com a autorização do professor.
8. Toda a falta deverá ser justificada pelos pais ou responsáveis junto ao Professor ou a Direção da escola. Caso o aluno faltar por 5 dias consecutivos ou 7 dias alternados, sem prévia comunicação , a escola acionará o Projeto APOIA (Aviso por Infrequência do aluno). Em caso de Maus Tratos (violência, negligência...) a criança, será acionado o APOMT (Programa de Aviso por Maus Tratos).
9. Não será permitido o uso de corretivo e estilete na Unidade Escolar, bem como goma de mascar, bala e pirulito dentro da sala de aula.
10. a) Não será permitido o uso do celular dentro da escola, “Walk man”, MP3 e outros aparelhos sonoros dentro da sala de aula. Caso isso ocorra o mesmo será levado à Direção e devolvido somente para os pais ou responsáveis.
Obs.:Lembramos que a escola não se responsabilizará por danos ou extravio destes aparelhos, que ocorram dentro da Unidade Escolar.
11. De acordo com a legislação vigente é proibido, o uso e o porte e o porte de cigarro, bebido alcoólica, produto tóxicos ou similares dentro da Unidade Escolar.
12. Não será permitido fazer promoções (festas, bailes, passeios, etc.) usando o nome da escola sem autorização da Direção e APP.
13. Não será permitido namorar na escola com atitudes que constranjam os demais alunos. Caso isso ocorra será comunicado aos pais ou responsáveis.
14. Não será permitido empenhar-se em luta corporal, praticar agressões físicas e morais nas dependências da Unidade Escolar e nas suas proximidades.
15. PENALIDADES: As infrações contra as normas da escola, serão proporcionais à gravidade da transgressão e será analisada pela Direção, APP e CDE ; e a reincidência acarretará em advertência oral, advertência por escrito, comparecimento dos pais na escola, encaminhamento ao Conselho Tutelar e Ministério Público. Os atos infracionais serão encaminhados as autoridades competentes.
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