segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Um bairro unido para conseguir melhorias - Siderópolis

Em meados de Março de 2009, duas moradoras do bairro Ivone Fabbri De Bona e Luciane Sangaletti Campos, com o apoio de outros moradores tiveram o primeiro encontro com o prefeito para ver como funcionava o sistema de pavimentação das ruas, onde souberam que precisariam de mais de 50% de aceitação dos moradores. Foi a partir deste encontro que todos os que estavam de acordo se mobilizaram e marcamos a primeira reunião com o prefeito, vice e outros membros da prefeitura. Um grande número de moradores participou da reunião, onde foi exposto como seria a pavimentação. Logo depois foram muitas indas e vindas até a prefeitura, muitas vezes com sucesso onde conseguíamos conversar com o prefeito e ter esperança, outras de tempo perdido onde marcávamos horário e chegando lá a secretária do prefeito dizia que não poderia nos atender ou não estava.


Ainda não tínhamos a maioria, entramos em discussão com o prefeito e a Dalvânia até chegar a um percentual de 20% para cada morador da direita, 20% para cada morador da esquerda e 60% para prefeitura. Com este percentual marcamos a segunda e última reunião em meados de Setembro de 2009 entre moradores e prefeitura e felizmente conseguimos quase 100% de aceitação. Uma vitória para os moradores que há mais de 43 anos esperam pela pavimentação. Mas, não tínhamos a lei totalmente pronta, tivemos que aguardar o término da mesma.

E ainda faltava mais uma etapa, a Câmara de Vereadores teria que aprovar o projeto com aceitação da maioria dos vereadores e não tínhamos essa maioria, mais uma vez os mesmos moradores dentre eles: Ivone Fabbri De Bona, Luciane Sangaletti Campos, João Alceu Pereira e esposa, Gilberto Zanelatto e esposa, Sebastião Vieira (Presidente Associação de Moradores do Bairro), João Américo e Agenor Sangaletti e outros, fomos há várias sessões da Câmara para conversar com os vereadores e expor a nossa reivindicação.

Quase terminando as sessões da Câmara já na penúltima tivemos nosso projeto votado, para nossa supressa votação unanime em favor da pavimentação.

Hoje, aguardamos a licitação que segundo informações da prefeitura está praticamente pronta e por volta do final de Março, início de Abril de 2010 finalmente teremos início das obras de pavimentação das ruas: Lino Pasquali, Nelsoli Moraes, José Bettiol, Modesto Frassetto e Marcos Bez Birollo.

Com essa vitória do bairro conseguimos mostrar para toda cidade que a união faz a forca, e assim foi com uma simples conversa, porém objetiva entre essas duas moradoras Ivone e Luciane conseguimos unir forças com outros moradores que tinham o mesmo objetivo, porém alguns já perdendo a esperança por estarem cansados de promessas políticas viram agora a concretização de um sonho e há poucos meses todos nós veremos a realização deste mesmo sonho.

Optamos pelo calçamento e não asfalto por alguns motivos: melhor escoamento das águas (em dias de muita chuva), mais barato (acessível a todos), mais rápido, entre outros.

Quero dar os parabéns a todos moradores que se uniram a nós nesta luta.

Obrigada!

Luciane Sangaletti Campos.

Um comentário:

  1. Parabenizar todos os moradores do bairro que mostram que unidos conseguem melhorias.

    ResponderExcluir