sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto de responsabilidade ambiental em Siderópolis

No dia 21/03/2011, na seção da câmara de vereadores de Siderópolis, fez uso da palavra o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Giongo, e ao tornar público o grandioso projeto de responsabilidade ambiental, visando uma cidade limpa e ecologicamente correta, Sérgio clareou a mente dos vereadores, do público presente, e também dos espectadores que acompanham o trabalho do legislativo via internet e rádio, sobre esta temática tão fundamental nos dias atuais. O projeto trata-se de coletar materiais contaminantes e de difícil decomposição, como lixo eletrônico, que inclui pilhas (e estas ricas em metais danosos a saúde), aparelhagem de informática, onde poucas partes são possíveis de reciclar, além de eletrodomésticos em geral. O segundo quesito trata-se de óleo de cozinha, que também tem sua decomposição tardia e é agente poluidor de corpos hídricos. No mesmo momento, Sérgio aproveitou para falar da fabricação artesanal de sabão, proveniente de óleo usado, misturado a outros componentes, o qual gera economia, e recicla o que seria descartado. Ainda como tema do projeto, a coleta de pneus descartados virá para diminuir o entulho, dar um destino final apropriado para este material, além de prevenir consideravelmente a proliferação da Dengue.


O projeto será divulgado por meio de folders educativos, redes de comunicação e outdoors, que serão colocados nos acessos ao município.

Teremos a colaboração de empresas preocupadas com o bem estar dos sideropolitanos e do município em si, a qual disponibilizarão maquinário necessário para coletas.

No começo do mês de abril já será possível vê-lo engatinhar, se Deus quiser.

Rente a isso, Sérgio Giongo apresenta outros projetos em pauta, como a coleta seletiva, que é um sonho possível de se realizar, e com muito esforço tem-se certeza que virá.

A fundação do Meio Ambiente de Siderópolis é outro objetivo a ser alcançado, onde uma renda própria facilitaria a elaboração de outras atividades.

Sabemos que são poucas a prefeituras na região que atuam neste tipo de serviço, então, devemos dar as mãos e trabalhar de maneira firme, e eu diria também, contagiante, pois reciclagem e preservação do meio ambiente já virou rotina nossa.

Sérgio Giongo é técnico agrícola, aposentado, sendo vereador por dois mandatos, vice-prefeito, no primeiro governo de Guinga, trabalhou na ACARESC, atual EPAGRI, por longos anos, além de atuar na mesma secretaria que ministra hoje, no município de Criciúma, no governo Décio Góes.

Parabéns por todas estas conquistas.

Texto: Caio Feltrin

Nenhum comentário:

Postar um comentário