sábado, 25 de julho de 2009

Aos 88 anos, dona de casa, mãe de 12 filhos, lança segundo livro em Siderópolis




Difícil notar alguém que não foi às lágrimas. Assim, recheado de emoções, as escritores sideropolitanas Apolônia Patrício de Bittencourt e Janice de Bittencourt Pavan lançaram na noite desta sexta-feira (24) os livros Realização e Paixão Mulher, respectivamente.
` A noite de autógrafos, promovida pela Prefeitura de Siderópolis, através da Fundação Cultural e Afabess, em prol do projeto Florindo Siderópolis, trouxe a cidade novamente uma família que marcou a história do município. “É um momento mágico receber novamente essas duas tão queridas escritoras da nossa terra. A emoção que elas nos passam traz uma felicidade enorme”, disse o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.
Para o representante da Academia Criciumense de Letras, Ronaldo David, “Apolônia é o exemplo de que perseverança e compromisso cultural não têm idade”. Segundo a presidente da Afabess, Aretusa Warmling, o sucesso do evento se deve ao carinho que as pessoas possuem pela família Patrício de Bittencourt. “A forma com que as pessoas recebiam o convite dava certeza de uma noite de sucesso”, afirmou.
Também participaram do evento o vice-prefeito Elvi Donadel, o Deputado Estadual Valmir Comin, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Giane Machado e demais autoridades.

Apolônia Patrício de Bittencourt morou por 40 anos em Siderópolis. Veio de Imbituba com o marido, Chico, e os seis filhos. Em Siderópolis, tiveram mais seis, completando, como ela mesma diz, “uma mesa de Apóstolos”. Religiosa, fez apenas um pedido após a morte do marido. Queria suprir a ausência do companheiro escrevendo um livro. E o sonho foi realizado em 1997, quando lançou Sonhos de uma Anciã, também em Siderópolis. Hoje, aos 88 anos, esbanjando saúde e simpatia, ela lança o segundo livro, Realização. “O livro fala das coisas bonitas da vida, das pessoas e tudo mais”, diz singelamente.

Janice de Bittencourt Pavan veio com os pais de Imbituba aos seis anos. Morou em Siderópolis até os 28 anos, e deixou saudades. Nos colégios onde lecionou a disciplina de Língua Portuguesa, alunos ainda hoje lembram o carinho, a beleza e a inteligência da querida professora. Paixão Mulher é o quarto livro da escritora. “São poesias que venho escrevendo desde os 18 anos. É um livro recheado de amor e paixão, esses sentimentos que são primordiais para a vida. Mas acima de tudo o livro é uma homenagem à mulher”, comenta.


Inspiração
Janice de Bittencourt Pavan

Gosto de ver teus lábios num sorriso.
E o paraíso de sonho nos teus olhos.
Em manhãs de promessa acordo e cismo este teimoso anseio de rever-te.
Se anoitece, nos teus largos ombros me debruço.
Se amanhece, no teu suave olhar eu me espreguiço.
Ah! Só o tempo há de falar quanto em ti penso!



Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário