quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Maria Demboski Demétrio, 90 anos


Nasceu em 01 de agosto de 1921, na cidade de Criciúma. Filha de Tadeu Demboski e Cassemira Wasniewski. Neta de poloneses, Maria foi criada dentro da cultura e costume polonês. Quando pequena, frequentava a escola em um período, e as aulas de polonês em outro. 

Na época da Segunda Guerra Mudial, lia sempre os jornais poloneses para seu pai, que queria saber de notícias sobre a Polônia.
Casou-se aos 24 anos, em 1946, com Gabriel João Demétrio. Trabalharam alguns anos com comércio em Criciúma. No auge do carvão, a família se mudou para Siderópolis, onde seu esposo, Gabriel, trabalhou na Companhia Própera e Carbonífera Treviso. Tiveram nove filhos: Ademir, Dalmir, Zenir, Nadir, Voimer, Jorge, Rosemeri, Eraldo e Liliam. Ficou viúva em 1982, aos 61 anos.
Maria trabalhou muitos anos como costureira, chegando a fazer vestidos de noiva. Em Siderópolis, dedicou parte de sua vida à comunidade. Foi integrante da primeira diretoria do Clube das Mães. Por muitos anos foi tesoureira do Clube da Lady. Participou da Pastoral da Saúde, sendo uma das fundadoras.
Foi uma das primeiras moradoras da Vila Rica, que foi construída pela Carbonífera Treviso, onde mora atualmente.
Hoje, com 90 anos, possui muito orgulho de sua família, com 21 netos e 8 bisnetos. Com muito amor e dedicação, pela vida toda, desempenhou de maneira brilhante a ordem divina de bem criar, educar e encaminhar seus filhos pelo caminho do bem.

Por Lilian Demétrio Savaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário