segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Perfil - Renoldo Rocha

VIROU MANIA! TODO MUNDO É LOUCO POR FOTOGRAFIA. A CÂMERA ESTÁ EM TODOS OS EVENTOS. TODO MUNDO, DE REPENTE, É UM FOTÓGRAFO.
BOM OU MAL, TIRAMOS FOTOS, REGISTRAMOS FATOS, MAS SÓ O PROFISSIONAL É QUEM SABE AS TÉCNICAS USADAS PARA UMA BOA FOTOGRAFIA.
PARA FALAR DESSA ARTE COM PROPRIEDADE, PERFIL ENTREVISTA O FOTÓGRAFO QUE NASCEU EM CRICIÚMA E ESCOLHEU SIDERÓPOLIS PARA VIVER. PAI DE RICHARD E CRISTINA, O ESPOSO DA PUCA, RENOLDO ROCHA- 40 ANOS FOTÓGRAFANDO.



FOTOS E FATOS



QUAL FOI O SEU PRIMEIRO CONTATO COM UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA? QUEM LHE ENSINOU A ARTE DE FOTOGRAFAR?

RR- Trabalhei no FOTO ZAPPELINI, em Criciúma. Foi o 1º com a máquina. Tinha 15 anos. Aprendi observando os fotógrafos Osmar e Altair Zappelini.

O QUE VOCÊ FAZIA ANTES?

RR- Retocava fotos com Armando um paulista, residente em Criciúma. Ele reproduzia fotos antigas e transformavam-nas em quadros pintados com tinta a óleo.

VOCÊ FEZ ALGUM CURSO DE FOTOGRAFIA? NA SUA FAMÍLIA HÁ OUTROS FOTÓGRAFOS?

RR- Nunca fiz curso. Aprendi praticando. Somos em 5 fotógrafos na família. Todos trabalharam no Zappelini, influenciados por mim.

POR QUE ESCOLHEU SIDERÓPOLIS PARA SE EFETIVAR?

RR- Conheci minha esposa num baile no Recreio do Trabalhador e depois de 4 anos de namoro, casei-me com ela. Continuei trabalhando em Criciúma até que decidi montar meu próprio estúdio e escolhi Siderópolis, por ela.

QUANDO VOCÊ AQUI CHEGOU HAVIA OUTROS FOTÓGRAFOS? QUEM FAZIA ESSE TRABALHO? COMO FOI A CONCORRÊNCIA SENDO A CIDADE TÃO PEQUENA?

RR- Sim. Seu Antônio Comin (in memoriam). Foi uma concorrência sadia. O relacionamento entre nós era bom, com respeito. Não faltava trabalho a nenhum dos dois.

FESTAS DE ANIVERSÁRIOS, CASAMENTOS, ALBÚNS PARTICULARES (BOOKS), FORMATURAS E EVENTOS EM GERAL... QUAL É A MAIOR SOLICITAÇÃO PARA FOTOGRAFAR?

RR- Eventos sociais da cidade.

QUAL FOI A PRIMEIRA PESSOA QUE VOCÊ FOTOGRAFOU EM SIDERÓPOLIS? A FOTO ERA EM PRETO E BRANCO OU COLORIDA?

RR- A primeira foto foi 3X4 para documentos. Não lembro quem era. Já o 1º casamento, foi o da Marilene Machado. Fotos em preto e branco. Acompanhavam o álbum, 3 fotos coloridas.

“ OLHA O PASSARINHO! ” FRASE USADA NO PASSADO PARA CHAMAR A ATENÇÃO NA HORA DE FOTOGRAFAR. VOCÊ USOU ESSA EXPRESSÃO? O QUE VOCÊ FALA AGORA?

RR- Nunca usei essa expressão. Falo sempre às crianças: ¬¬¬¬¬¬___ Digam X ! Aos adultos: Não pisque!

VOCÊ SABE A ORIGEM DA EXPRESSÃO: “ OLHA O PASSARINHO ?”. VOCÊ CONHECEU ALGUM FATO ENGRAÇADO REFERENTE À EXPRESSÃO?

RR- Mo século passado, a fotografia era rudimentar. O fotógrafo se postava atrás de uma capa preta. A máquina fixada num tripé e o flash era uma explosão. A pessoa a ser fotografada, não enxergava o fotógrafo. Para que ela ficasse atenta na hora do clic, ele falava “ Olha o passarinho ! “ Conta-se que um garoto com as mãos para trás segurava um estilingue(funda). Como houve demora da foto, ele gritou: ___ Esse passarinho sai ou não sai?

AS CÂMERAS DIGITAIS APOSENTARAM OS EQUIPAMENTOS ANTIGOS? FICOU MAIS FÁCIL FOTOGRAFAR? MAIS LEVE? E A QUALIDADE DA FOTO FICOU MELHOR OU PIOR?

RR- Ficou mais leve e mais fácil. Antes tinha que focar no olho, hoje é automático. A qualidade da foto ainda não é melhor, mas poderá se igualar com o avanço tecnológico.

FOTOS FORA DE FOCO ERAM COMUNS ANTES DAS DIGITAIS. HOJE, PODE-SE EXCLUIR QUALQUER FOTO QUE NÃO FIQUE BOA. MESMO, ASSIM, O QUE É SUFUCIENTE PARA UMA BOA FOTOGRAFIA: QUAL A MELHOR CÂMERA?

RR- Para uma boa foto são necessários: foco e iluminação. Sem a claridade não há foto. São diversas marcas boas. Eu uso a NIKON.

VOCÊ AINDA REVELA FOTOS DE CÃMERAS ANTIGAS? AINDA VENDE FILMES? O QUE VOCÊ FEZ COM AS CÂMERAS ANTIGAS?

RR- Muito pouco. A procura de filmes é rara. Minhas câmaras, eu as guardo como relíquias. Valor sentimental.

COMO ERA O PREOCESSO DE REVELAÇÃO DAS FOTOS ANTIGAS? QUE LABORATÓRIO FAZIA ESSE TRABALHO E QUANTO TEMPO LEVAVA PARA FICAREM PRONTAS?

RR- Usávamos um revelador dissolvido na água. Após, um líquido fixador. Todo o processo era feito no escuro. Tudo em poucos minutos. Em seguida, elas podiam receber a luz. Secava mais rápido com álcool. Estavam assim, prontas. Fotos coloridas iam para são Paulo ou Curitiba. Depois surgiram os minilabs (máquina de fazer foto). Uma espécie de copiadora. Em 3 dias, as fotos estavam prontas.

ATRÁS DE UMA FOTO SEMPRE TEM UM FATO. VOCÊ JÁ PASSOU POR UMA SITUAÇÃO INUSITADA, FOTOGRAFANDO?

RR- Fui cobrir um casamento em Cocal do Sul. Na hora da troca de alianças, para conseguir um bom ângulo da noiva, esbarrei no vasilhame com água benta, deixado no degrau do altar pelo padre, depois de abençoar as alianças. Foi um desastre: Molhei o padre, os convidados e os noivos. O padre xingou-me diante de todos os convidados.

EM TODA CASA, EM OUTROS TEMPOS, HAVIA UM QUADRO NA PAREDE COM FOTOS DA FAMÍLIA. VOCÊ CHEGOU A FAZER ESSE TIPO DE TRABALHO? QUE LEMBRANÇA VOCÊ GUARDA DESSA ÉPOCA?

RR- Fiz muito. São tantas as lembranças. Vou citar dois casos:

1º Certa vez fomos fazer um quadro de família (10 filhos) na colônia. O casal pretendia ter mais 2 filhos. O quadro foi montado com os 10 filhos e o espaço para mais duas fotos.

2º Eram entregues tantas fotos para a composição dos quadros que acabamos trocando as esposas de duas famílias. Entregamos os quadros à noite e eles não perceberam, após 10 dias, fomos procurá-los para consertar o erro. Sem brigas.

O PHOTOSHOP É UMA TÉCNICA USADA PARA CORRIGIR INPERFEIÇÕES, MELHORAR A IMAGEM DAS PESSOAS. EM OUTROS TEMPOS HAVIA UM TRABALHO PARECIDO? COMO ERA FEITO O PROCESSO?

RR- Não. Só o retoque que era artesanal (Lápis e gilete) para os acabamentos.

JÁ NÃO É PRIVILÉGIO DO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL A POSSE DE UMA CÂMERA. TODO MUNDO TEM UMA NA BOLSA. ISSO PREJUDICOU SEU TRABALHO? SEU RENDIMENTO?

RR- Sim. Com as câmeras digitais, há pouca revelação. As fotos são salvas no computador.

COMO VOCÊ VÊ A INVASÃO DE FOTÓGRAFOS AMADORES COBRINDO OS EVENTOS?

RR- Ruim para o fotógrafo, já estabelecido, que paga seus impostos. Por outro lado, não vejo problema. Eles gastam da mesma forma, na hora de revelar as fotos. Há espaço para todos.

O QUE VOCÊ FAZ COM FOTOS ESQUECIDAS NO ESTÚDIO? ISSO ACARRETA PREJUÍZO?

RR- A maioria das fotos esquecidas estão guardadas, algumas eliminadas. Sem dúvida, é prejuízo para a loja.

QUANTAS HORAS VOCÊ DEDICA AO SEU TRABALHO POR DIA? QUANDO SAI DE FÉRIAS COSTUMA LEVAR OS EQUIPAMENTOS OU CONSEGUE SE DESLIGAR DO SEU LADO FOTÓGRAFO?

RR- Oito a nove horas. Na verdade, nunca peguei férias, meu lazer é o trabalho. Porém, quando saio do estúdio, esqueço um lado fotógrafo.

VOCÊ FOTOGRAFOU ALGUMA CELEBRIDADE? SE FOSSE PAPARAZZI, QUEM GOSTARIA DE FOTOGRAFAR?

RR- Sim. Governadores, políticos do estado. Todos os prefeitos do município. Gostaria de fotografar o Papa, a Rainha da Inglaterra, Roberto Carlos e Mandela.

SE NÃO FOSSE FOTÓGRAFO, O QUE SERIA?

RR- Um comerciante de Secos & Molhados. Fazia isso aos 10 anos quando trabalhava no Angeloni. Não perdi a infância por isso.

A QUEM VOCÊ RECORRE NAS HORAS DIFÍCEIS?

RR- Jesus Cristo e Nossa Senhora da Saúde. Esses são meus anjos da guarda.

QUEM NA SUA OPINIÃO É O MELHOR NA ARTE DE FOTOGRAFAR?

RR- Jorginho Zappelini (Richard fala que é seu pai- risos).

PARA FINALIZAR, QUEM É VOCÊ, RENOLDO ROCHA?

RR- Uma pessoa caseira, brincalhona, bem-humorada e feliz.

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